Tese para uma Síntese a partir da Antítese Propostas reflexivas para uma perspectiva integradora.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
JESUS O HOMEM.
Advertisements

ACORDAR !!!.
Interpretação “Não há sentido sem interpretação. Ela é sempre passível de equívoco. Os sentidos não se fecham, não são evidentes, embora pareçam ser.
Contextualizar Apreciar Práticar Clique nas palavras ou siga adiante.
filho, segundo Dom Bosco.
"Quem olha para fora, sonha, quem olha para dentro, acorda."
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
ACORDAR! By Carminha.
Visita De Jesus
Ah! O amor... Mario Quintana.
ACREDITE SE QUISER.
O Segredo do Sucesso.
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
O Poder da Palavra.
ACREDITE SE QUISER Silvia Schmidt.
É complicado Dividir Uma Vida
O nó de afeto.
A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR HISTÓRIA (apresentação power point)
Que a força do medo que tenho não me impeça de ver o que anseio que a morte de tudo que acredito não me tape os ouvidos e a boca porque metade de mim.
Professsora: Aíla Rodrigues
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
APRENDIZ DA VIDA!.
Recebi esta apresentação por mas resolvi criar um novo texto
A mochila e as pedras.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
O Segredo do Sucesso.
Verbo Língua Portuguesa.
A ENTREVISTA INICIAL COM OS PAIS.
Onde Deus Quer que Eu Esteja
Autoria do Texto: Desconhecida
Ah! O amor... Mario Quintana.
ACREDITE SE QUISER.
Texto: Desconheço a autoria Imagens: Google Edição: Lene Fernandes
Um encontro em Samaria. O Renascer da Esperança. João 4: 4-24
IDÉIAS SOBRE BELEZA Marcial Salaverry. IDÉIAS SOBRE BELEZA Marcial Salaverry.
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Palavra de Vida Março de 2008.
Um Presente Diferente Letícia Thompson.
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Chiara Lubich Março de 2009 Palavra de Vida “Se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará.” (Jo 16,23)
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
Aprendi Clique.
A GRAVIDEZ DA AMIZADE -Slides Automático -.
MINHA MENSAGEM PRA VOCÊ!!!
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
Em certa esquina por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e ao lado colocava uma placa com os dizeres:
Ah! O amor... Mario Quintana.
Onde Deus Quer que Eu Esteja. Eu ouvi a história de um trabalhador que nunca conhecerei, mas sei que Deus queria que eu soubesse dessa história!
INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES
Acredite Se Quiser (Autor desconhecido)     Sempre num lugar por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e ao lado colocava uma.
As marcas ideológicas dos textos
Défilement automatique ou manuel A felicidade é, sem dúvida, uma qualidade inerente a todo ser humano., Central Park.
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
O Ex-mendigo Sempre num lugar por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e colocava ao lado uma placa com os dizeres: "Vejam como.
Receita de um Sonhador.
APRENDIZ DA VIDA!.
Só para as poderosas como você Você já notou como está bonita hoje? Seu sorriso, seu cabelo, seus olhos brilhantes... Tudo isso mostra sua beleza....
Com Som Você sabe o que significa a palavra “acordar”? Vamos fazer uma brincadeira e separar em sílabas da palavra acordar: a-cor-dar.
Qual de nós conhece o amor? Qual de nós não tem sonhos? Qual de nós não conhece o medo? E, qual de nós consegue viver nossos sonhos de forma plena?
Ás vezes é tão difícil...mas não é... Amizade é saber entender que ninguém é igual a ninguém e que são nossas diferenças que nos tornam muito mais interessante.
REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS
Transcrição da apresentação:

Tese para uma Síntese a partir da Antítese Propostas reflexivas para uma perspectiva integradora

Dados das aulas  Duração : 4:30, dividido em 3 aulas  Objetivo : através de diferentes discursos, refletir sobre o texto, sua função, incentivar reflexões sociais e vitais.  Avaliação simbólica : interação, respeito, reflexão, práticas sociais.  Avaliação real : produção de textos.

A Novidade A novidade veio dar à praia Na qualidade rara de sereia Metade, o busto de uma deusa maia Metade, um grande rabo de baleia A novidade era o máximo Do paradoxo estendido na areia Alguns a desejar seus beijos de deusa Outros a desejar seu rabo pra ceia Ó, mundo tão desigual Tudo é tão desigual Ó, de um lado este carnaval Do outro a fome total E a novidade que seria um sonho O milagre risonho da sereia Virava um pesadelo tão medonho Ali naquela praia, ali na areia A novidade era a guerra Entre o feliz poeta e o esfomeado Estraçalhando uma sereia bonita Despedaçando o sonho pra cada lado Ó, mundo tão desigual Tudo é tão desigual Ó, de um lado este carnaval De outro a fome total

A Reflexão 1) Reflexão e discussão sobre a figura da sereia que é apresentada na canção (sua forma, sua simbiose, sua função, os efeitos que ela traz); 2) A partir disso, questionar os alunos as causas para que a sereia tenha se transformado no motivo da guerra.

O Social 1) Meditar sobre o refrão e sugerir que os alunos pensem em lugares onde as pessoas vivem num “carnaval” (alegria, otimismo, afirmação) e lugares onde a fome já faz parte da vida dos moradores. 2) Convidar aos alunos que se produza um texto sugerindo formas simples de mudar esse paradigma onde uns passam fome outros vivem num “carnaval”.

A Linguagem 1) A partir da figura mítica da sereia (“metade o busto de uma deusa maia/ metade um grande rabo de baleia”) decorrer sobre o porquê o autor a chama de “ paradoxo ”, introduzindo o termo aos alunos. 2) Em seguida, mostrar que há um jogo de palavras que parecem se confrontar, como por exemplo: “sonho” e “pesadelo”. ( Antítese )

A Função da Linguagem 1) Como a figura “paradoxal” da sereia e as antíteses de “sonho” e “pesadelo” ajudam na compreensão do texto? Que efeito nos causa? (Contradições, reversões, polarização de mundo, dicotomia, etc.)

A Reflexão  Que significado se compreende da imagem? Como o coração é compreendido para cada uma das “personagens”?

O Social  Convidar a reflexão existencial: como você compreende o amor? (divino/humano – espiritual/carnal – transcendente/material)  Convidar à reflexão social: seria coincidência justamente o homem ver o coração de forma mais biológica e a mulher de forma mais idealizada? Como você enxerga isso na sociedade que vivemos?

A Linguagem  Embora não apareça a linguagem escrita (palavras), está acontecendo a comunicação?  Embora ambos estejam falando do mesmo objeto (“coração”), você conseguiria identificar significados opostos (“antíteses”)?

Reflexão Geral É necessário compararmos e atribuirmos sentidos opostos a todas as coisas? Por que queremos colocar tudo em extremos contrários, como “homem e mulher”, “bem e mal”, “certo e errado”?

A Reflexão  Você já tinha visto este símbolo? Sabe qual é o significado?  Baseado na canção de Gilberto Gil e na imagem analisada junto com o conceito de antítese, reflita sobre o possível significado deste símbolo.

A Linguagem  Você compreende o símbolo como “linguagem” ou “texto”? Por quê?  Você acredita que as pessoas usem correntes, tatuagens ou adereços com esse símbolo mais pela questão estética ou ideológica?

O Social  Introduzir ao símbolo de Yin Yang, contextualizando o explicando possíveis significados.  Como essa perspectiva de integração poderia trazer-nos consequências benéficas para uma visão de sociedade? (relação de homem-mulher, professor- aluno, rico-pobre)

Avaliação Final A partir dos textos e das reflexões vistas em aula, disserte sobre um objeto que possa gerar conflitos entre duas visões por ter uma dimensão paradoxal, assim como a sereia na canção de Gil. Sugira formas de encontrar a integração entre tais perspectivas antitéticas.