PARE DE TOMAR A PÍLULA ODAIR JOSÉ.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
Advertisements

Mãe, gostas de mim? Gosto de ti até ao céu, meu filho.
O SÁBIO Um homem, procurando um velho sábio no alto de uma montanha, encontrou um envelope escrito : “FUI AO CINEMA, VOLTO LOGO”
O maior sofrimento na vida não é morrer , mas ser ignorado …
Uma declaração de amor à você...
Frases....
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
ROSAS VERMELHAS Por:
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Click para mudar de slide
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
O NATAL DO VALENTE ASSIS
ÀS VEZES, NO SILÊNCIO DA NOITE...
TUDO O QUE EU QUERO ESTÁ EM TI TODA A MINHA VIDA EU TE ENTREGO, POIS NÃO HÁ OUTRO ALÉM DE TI TUDO O QUE EU POSSA CONQUISTAR NÃO SE COMPARA A TUA PRESENÇA.
Como é grande o meu amor por Você
Um Natal Muito Especial
“Como é grande o meu Amor por Você “....
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
A gravidez da amizade.
Leandro e Leonardo Um Sonhador
AMIZADE OU AMOR DE VERDADE
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
AO MEU PAI.
Uma declaração de amor à você...
Ele – Oi, estive o dia todo pensando em você!
UM NATAL DIFERENTE Letícia Thompson Clique para avançar.
H – Oi, estive o dia todo pensando em você !!!
As coisas que aprendi....
Mariana ficou toda feliz porque ganhou de presente um
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
BY BÚZIOS SLIDES UM SONHADOR.
QUERIDO PAI Hoje é o Seu Dia !!
Frases Porretas Colaboração: Marcelo Fiolo P. de C. Ferreira.
Você é importante para mim
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
SERGIO, BOA LEITURA..
Não criei um perfil em redes sociais pra expor minha vida, pra expor o meu eu, pra expor o que tenho, nem o que faço. Não criei um perfil em redes sociais.
Maria Rita.
Cão sem dono Por Patrícia Perrud.
Música: Que amor é esse / Autoria: Min. Koynonia de Louvor
By Búzios Slides A DOR DA PERDA Avanço automático.
Ligue o som... Deixe a raiva secar... Mariana ficou toda feliz porque ganhou de presente um joguinho de chá, todo azulzinho, com bolinhas amarelas.
UM NATAL DIFERENTE Letícia Thompson.
Toques Serenos Beijando as Praias Secretas do Coração
Teste do pézinho: o primeiro passo para a vida. Não dói nada, e você garante a longa caminhada do seu filho.
O que me Importa Marisa Monte.
ÀS VEZES EU NÃO ENTENDO AS COISAS QUE ME ACONTECEM SEM EXPLICAÇÃO ME VEJO SOFRENDO FERIDO EU NÃO ENXERGO AS FACES DO SOFRIMENTO TANTA CONFUSÃO, MEUS PENSAMENTOS...
Eu não existo sem você Eu não existo sem você Eu sei e você sabe,
Música: Dustin the wind Você já percebeu o quanto a existência tem dado a você?
Deixe a raiva secar... Mariana ficou toda feliz porque ganhou de presente um joguinho de chá, todo azulzinho, com bolinhas amarelas. No dia seguinte,
Venha conhecer a felicidade
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
O Homem e suas tentações: Soluções. 7 Algum tempo depois, a mulher do seu dono começou a cobiçar José. Um dia ela disse: — Venha, vamos para a cama.
ROLAGEM AUTOMÁTICA FAIXA 17 DO CD “CALEIDOSCÓPIO DO CORAÇÃO 2”
ALGUÉM CHAMA ELE ME AMA E ME CONDUZ E ME QUER FELIZ
“SOZINHO” ÀS VEZES, NO SILÊNCIO DA NOITE... EU FICO IMAGINANDO NÓS DOIS...
Você muito importante para mim!
Ligue o som Simplesmente somos... Acho que desde sempre, Talvez eu seja sua mesmo antes de nascer, Porque em mim Bate um coração compassado com o.
O amor da minha vida é alguém especial, você.
Cantata “JESUS, NOSSO TESOURO”. Cantata “JESUS, NOSSO TESOURO”
INTERAÇÃO NA SALA DE AULA LUIZ ANTONIO DA SILVA (USP)
Uma declaração de amor à você... Que faz parte dos melhores momentos da minha vida. Você é muito especial para mim!
Não importa de onde você é, nem de onde você veio Não importa de onde você é, nem de onde você veio Não importa de onde vem. Nem pra onde vai... Não.
SE CONSELHO FOSSE BOM....
Não sei o que está acontecendo comigo, diz a paciente para o psiquiatra... ela sabe. Não sei se gosto mesmo da minha namorada, diz um amigo para outro...
EU QUERIA SÓ TE DIZER QUE ME FIZESSE ENTENDER O QUE É A VIDA
Lu_guerreira Se hoje estou assim A culpa é somente sua Ainda escuto você chamar meu nome... Fico a sua procura Sem nada encontrar...
Transcrição da apresentação:

PARE DE TOMAR A PÍLULA ODAIR JOSÉ

ODAIR JOSÉ Nascido no interior de Goiás em agosto de 1948, o cantor Odair José alcançou o sucesso na década de 70. Compositor de letras diretas e melodias simples, despertou o interesse popular que resultou na venda de milhões de discos neste período. Apesar de suas músicas não terem cunho político, Odair José foi um dos artistas mais perseguidos pela censura federal, por tratar de temas que iam contra a moral e os bons costumes da época.

Sua consagração em todo o país veio em 1973 com o lançamento da música “Uma vida só – Pare de tomar a pílula”, seu maior sucesso e que também lhe rendeu visitas ao Departamento de Censura para dar explicações, o que fez com que a mesma fosse proibida. Em geral, o trabalho de Odair José tocava em temas como exclusão social, homossexualismo, prostituição, consumo de drogas, racismo e outros assuntos polêmicos. Estes temas causavam grande desconforto para os censores, como é possível de ser observado na letra “Uma Vida Só” e “O Motel”.

PARE DE TOMAR A PÍLULA Já nem sei há quanto tempo Nossa vida é uma vida só E nada mais Você diz que me adora Que tudo nessa vida sou eu Então eu quero ver você Esperando um filho meu Então eu quero ver você Esperando um filho meu (refrão) Pare de tomar a pílula Pare de tomar a pílula Pare de tomar a pílula Porque ela não deixa o nosso filho nascer (3x) Nossos dias vão passando E você sempre deixando Tudo pra depois Todo dia a gente ama Mais você não quer deixar nascer O fruto desse amor Não entende que é preciso Ter alguém em nossa vida Seja como for Pare de tomar a pílula Pare de tomar a pílula Pare de tomar a pílula Porque ela não deixa o nosso filho nascer (3x)

Em 1973, o governo militar vetou a música “Uma Vida Só (Pare de Tomar a Pílula)”, do ídolo brega Odair José. A letra não pregava a resistência contra a ditadura nem falava de qualquer herói vermelho. Foi tudo culpa do refrão: “Pare de tomar a pílula, porque ela não deixa o nosso filho nascer. Pare de tomar a pílula, pois ela não deixa sua barriga crescer”. O governo militar patrocinava campanha nacional de controle da natalidade e não tolerou o sucesso popular desses versos, numa demonstração do alcance da censura na época. A música foi proibida por ter sido lançada quando o governo fazia programas de incentivo ao controle de natalidade entre as populações pobres, apesar da posição católica contrária ao uso de anticoncepcionais. Para os censores, a canção de Odair José representava uma conclamação à desobediência civil e uma referência explícita à sexualidade.

REFERÊNCIAS http://letras.mus.br/odair-jose/283387/ http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/censura-brega-434196.shtml http://www.censuramusical.com.br/includes/entrevistas/docs/2OdairJose.pdf http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT380723-1661,00.html