Verbos irregulares e cultura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“... EIS O CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRA O PECADO DO MUNDO”
Advertisements

De quem é a bola?.
GÊNERO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Celebração da Restauração!
MÃE MÁ.
SOCIEDADES TRIBAIS..
O que os estudantes não aprendem na escola
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
EU! Eu me chamo Gabriel e tenho 14 anos.
Capítulo 14 Vocabulário.
Capítulo 14 Encontros.
Capítulo 15 O Infinitivo Pessoal.
VERBO IR NO PRESENTE E AÇÕES NO FUTURO
Capítulo 14 O Passado Perfeito.
Capítulo 14 Voz Passiva.
Capítulo 4 O Pretérito Perfeito.
Capítulo 1 Conteúdo: a vida dos estudantes – cursos, biblioteca, fins de semana, livraria, universidade.
Para escutar e revisão (parte 1)
Capítulo 14 O Presente Perfeito.
Capítulo 13 O Futuro do Subjuntivo.
Capítulo 4 Cultura: a família.
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
Bem vindo ao museu da família!.
Quero que vocês falem português ! Falem comigo!
Para as mulheres "Cuidem de suas amigas".
Leiam .... O casamento se deu em São Paulo, com um funcionário da
ANO 2020: A EXTINÇÃO DOS PROFESSORES
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
E Você? Eu quero ter muito dinheiro Eu quero viajar
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
MÃE MÁ.
Trabalho de Moral A Família.
“Viver sozinho estimula a interação social.”
O que levou você a ligar para o Disque Denúncia? O que levou você a ligar para o Disque Denúncia?
Mais verbos irrelulares
“Viver sozinho estimula a interação social.”
Lenda chinesa Lili e a sogra.
Capítulo 14 Particípio passado.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
PROJETOS PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Mobilizando seus colegas de trabalho
Ela freqüentava a escola local. Ela ficou linda no vestido azul.
Tapetinho Vermelho.
"O Homem é do tamanho do seu sonho."
MEIA IDADE. MEIA IDADE Meia-idade é um estado de espírito Meia-idade é um estado de espírito. Mas, não importa que idade você tenha, saiba que você.
Lição 6.
VERBOS IR E VIR IR PRESENTE eu vou você/ela/ela vai nós vamos
CARTA DA TERRA Para crianças.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
REVISÃO PARTE 01: ENTENDENDO O BEM E O MAL. NO ENCONTRO ANTERIOR APRENDERMOS... que Deus permitiu ao homem, desfrutar de praticamente todas as coisas.
Algumas vezes, romperam inclusive as regras e caminharam ao teu lado ou vieram e te levaram amparada.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Capítulo 4 Verbos irregulares. Verbos Regulares - IR discutemabrempartemVocês/ eles/ elas discutimos abrimos partimos NósNós discute abreparteVocê/ Ele/
AMO PESSOAS... AMO VOCÊS! Amo pessoas que acordam no meio da noite para estudar (o Mestrado é só agora) ou escutar o barulhinho da chuva no telhado,
Aula 5.
LIÇÃO 2.
Adolescência: Conflito entre gerações
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
Capítulo 4 Verbos fazer/haver com expressões de tempo Cultura: a família e a sociedade.
Capítulo 13 Revisão.
Capítulo 4 Encontros.
Missões – 7/novembro África do Sul Valerie. Valerie caminhava lentamente em direção à sala de aula e lágrimas escorriam pela sua face. Sua melhor amiga.
INTERAÇÃO NA SALA DE AULA LUIZ ANTONIO DA SILVA (USP)
Sentei em uma varanda, em um dia de verão, bebendo chá gelado enquanto visitava minha mãe. "Nunca esqueça de suas amigas" ela falou, mexendo nos cubos.
Transcrição da apresentação:

Verbos irregulares e cultura Capítulo 4 Verbos irregulares e cultura

Revisão – CER → – GIR → – GUIR → – ÇO – JO – GO Pessoa x Verbo merecer reagir seguir Eu mereço reajo sigo Você/ Ele/ Ela merece reage segue Nós merecemos reagimos seguimos Vocês/ eles/ elas merecem reagem seguem

Prática Oral A: Você __________ (conhecer) uma pessoa que fala japonês? B: Sim, eu __________ (conhecer)/ Não, eu não __________ (conhecer). A: Você __________ (seguir) uma religião? B: Sim, eu __________ (seguir) uma religião. A: Você __________ (conseguir) plantar bananeira? B: Sim, eu __________ (conseguir) / Não, eu não __________ (conseguir).

Verbos irregulares Os verbos ouvir, pedir, perder, poder, têm formas próprias para a forma “eu”. Pessoa x Verbo Perder Poder Ouvir Pedir Eu Perco Posso Ouço Peço Você/ Ele/ Ela Perde Pode Ouve Pede Nós Perdemos Podemos Ouvimos Pedimos Vocês/ eles/ elas Perdem Podem Ouvem Pedem

Prática Oral A: O que você __________ (pedir) num restaurante mexicano? B: Eu __________ (pedir) __________. A: Que tipo de música você __________ (ouvir) no rádio? B: Eu __________ (ouvir) __________. A: O que você não __________ (poder) fazer na aula de português? B: Eu não __________ (poder) __________.

Mais prática Página 154, atividade 4-11 A: O que você pede num restaurante português elegante? B: Peço vinho branco e bacalhau, e você? A: Peço vinho tinto e massa. Página 154, atividade 4-12

A família Esposa Esposo Mãe Pai Irmã Irmão Tia Tio Sobrinha Sobrinho Neta Neto Cunhada Cunhado

Como era a família em países lusófonos? No passado, as famílias eram muito grandes. No passado, os avós, tios e sobrinhos moravam na mesma casa. No passado, os homens trabalhavam fora de casa e as mulheres cuidavam da casa e dos filhos.

Como é a família nos países lusófonos? Hoje, as famílias são menores. Hoje, as mulheres trabalham fora de casa e muitas ainda são responsáveis pelas tarefas domésticas. Hoje em dia, casais jovens dividem as tarefas. É comum em famílias brasileiras e portuguesas de classe média ter uma empregada para limpar, cozinhar e cuidar das crianças.

Prática!!! Página 156, atividade 4-15 Passado Presente Passado e Presente

Como é a sua família? Sua família é grande ou pequena? Você tem irmãos/tios/primos/avós? Quantos? Você tem irmãs/tias? Quantas? Critérios/ alunos Tamanho Irmãos Irmãs Tios Tias Primos Avós

Como é a família americana? Compare a família americana e a família brasileira/portuguesa típica. Discuta: tamanho, papéis da mulheres e do homem, divisão do trabalho, etc.

Jogo do Tapa A que horas você dorme no fim de semana? Eu durmo às _________. Você mente para seus pais? Sim, eu minto. / Não, eu não minto. Você ouve música clássica? Sim, eu ouço./ Não, eu não ouço. Quem geralmente vence os jogos de futebol em West Lafayette? Geralmente _________ vence. Como você age quando está apaixonado/a? Eu ajo _________. O que você prefere assistir na televisão? Eu prefiro assistir _________. Você compete em algum esporte? Sim, eu compito. / Não, eu não compito. O que você sugere para a aula de português? Eu sugiro _________. O que você veste para uma festa de formatura? Eu visto _________. O que você não pode fazer em Purdue? Eu não posso _________.

Tarefa de Casa WB 4-6, 4-7