Capítulo 11: Minerais e Rochas: panorama mundial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Minerais e Rochas: Definições e Conceitos
Advertisements

CIÊNCIAS NATURAIS PROF. FERNANDO MARTINS
A ESTRUTURA DA TERRA Se observássemos a Terra vista do espaço veríamos que a maior parte de sua superfície é coberta por água. Isso porque só conseguimos.
Quais os tipos de rochas? Como elas se formam? Professora Gina
A EVOLUÇÃO TERRESTRE E SUAS ERAS GEOLOGICAS
O que são Rochas? São massas de notáveis dimensões compostas por agregados minerais. Geralmente apresentam-se consolidadas, mas podem ter um aspecto desagregado.
Rochas sedimentares.
As Rochas Ígneas.
Dinâmica externa da terra
MINERAIS & ROCHAS.
Professora Aleide Cristina
CORTE ESQUEMÁTICO DAS CÂMARAS MAGMÁTICAS
RELEVO.
MINERAIS E ROCHAS.
1ª SÉRIE ANO– ENSINO MÉDIO
Estrutura Geológica e Relevo
ROCHAS E MINERAIS.
Recursos Minerais.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
AS ROCHAS NO NOSSO COTIDIANO
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Uso do subsolo- recursos minerais orgânicos e inorgânicos
Estrutura Interna da Terra
A ESTRUTURA INTERNA DA TERRA E AS PLACAS TECTÔNICAS
Minerais e Rochas Os minerais são normalmente definidos como sendo substâncias naturais, sólidas e cristalinas, geralmente inorgânicas e com uma composição.
Rochas.
Professora: Emanuelle Grace
Professora Fernanda Landim
ROCHAS E MINERAIS Na crosta terrestre podemos encontrar minerais isolados ou reunidos. As rochas são combinações de minerais. E são classificadas quanto.
Rochas: Arquivos da História da Terra
Bem vindo à Terra No chão que pisas existem várias camadas de rochas, de variadíssimas cores, feitios, constituições e origens… Para as conheceres melhor.
Interacções entre os grandes grupos de rochas
Prof. Márcia. CAMADAS DA TERRA  1. Núcleo: Camada mais interna – formada por Níquel e Ferro (Nife) – camada sólida.  2. Crosta terrestre: camada mais.
Rochas Quaisquer agregados naturais sólidos, compostos de um ou mais minerais, que constituem parte essencial da crosta terrestre.
Materiais de Construção
Rochas.
Trabalho realizado por: Catarina Silvestre Nº2 Inês Santos Nº7 Inês Nunes Nº9 Catarina Silvestre Nº2.
Forças endógenas na formação da superfície da Terra: Movimentos orogenéticos (dobramentos), falhamentos e Epirogenéticos Forças.
AVALIAÇÃO MENSAL (6º Ano) 4° BIMESTRE
Capítulo 7 – Estrutura geológica
Atenção!!! Você deverá fazer estas atividades e entregar dia 21/10, quarta-feira. Esta atividade será avaliada.
NOME: Milene L.Gagliardo.
Aulas Digitais – Prof. Gildézio Santana
Relembrando a litosfera
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
Nossos Recursos Naturais (Cap. 9) Os Estados Físicos da Água (Cap.10)
Geografia.
ESTRUTURA GEOLÓGICA: Escudos Cristalinos ou maciços antigos
Escola: COOPEN Aluna: Carolina Série: 5°ano - matutino
Ciências Naturais – 7.º ano
Revisão Teste I Geografia - 1º ano.
AVALIAÇÃO MENSAL CIÊNCIAS – 4° BIMESTRE – 6º Ano
Geopolitica dos Recursos Naturais..
AVALIAÇÃO MENSAL (6º Ano) 4° BIMESTRE
Rochas Sedimentares Síntese de Capítulo.
TIPOS DE ROCHAS.
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
Revisão – 1ª série do E.M. Geografia.
GEOLOGIA A Terra: um planeta em transformação
Solos e Rochas.
Professor Tiones E. Franzen Aspectos da questão ambiental Chapecó, 2014.
ROCHAS SEDIMENTARES Fonte:
Características Gerais
1 Exploração Sustentada De Recursos Geológicos Continuação …
Deriva Continental Prof.: Alexandre Lima. A Formação da Terra resulta do resfriamento do magma.
Estrutura geológica no Brasil
TIPOS DE ROCHAS.
ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA. As rochas da crosta terrestre estão em constante processo de transformação, sendo modificadas pela ação erosiva de agentes.
CLASSIFICAÇÃO As rochas são classificadas em: Magmáticas ou ígneas: se originam do magma.  Sedimentares: originadas pela deposição de sedimentos originados.
Ciências Naturais – 8.º ano
Transcrição da apresentação:

Capítulo 11: Minerais e Rochas: panorama mundial Geografia Geral e do Brasil Espaço natural e socioeconômico Capítulo 11: Minerais e Rochas: panorama mundial Lygia Terra Marcos de Amorim Coelho

A utilização de minerais e rochas pela humanidade vem ocorrendo desde as mais antigas civilizações Diferenças entre mineral e rocha Mineral: inorgânico, quase sempre sólido, formado na crosta, composição química definida (peça de malaquita em museu na Rússia – ao lado). Podem ser metálicos e não metálicos Rocha: agregado natural composto por um ou mais minerais. Podem ser de três tipos: a) sedimentares / b) magmáticas ou ígneas / c) metamórficas Esfinge: calcário (sedimentar)

Rochas: transformações contínuas Metamórficas Ígneas Sedimentares Sedimentares Ígneas Metamórficas

Rochas: transformações contínuas Rochas magmáticas ou ígneas: formadas pelo resfriamento do magma. Apresentam resfriamento lento ou rápido (intrusivas - lento – granito / extrusivas – rápido - basalto). Rochas sedimentares: formam-se pela ação da erosão da água e do vento sobre outras rochas. Estruturas estratificadas (camadas). Os sedimentos originam bacias sedimentares, com ocorrência de gás e petróleo. Rochas metamórficas: ação do calor e pressão no interior da crosta sobre rochas sedimentares ou ígneas.

Rochas: transformações contínuas

Minerais e rochas como recursos econômicos Minério Mineral Utilização Magnetita Ferro Siderurgia Bauxita Alumínio Aeronáutica- Automóveis Cuprita Cobre Cabos e fios Cassiterita Estanho Ligas, latas Pirolusita Manganês Siderurgia, pilhas, vidros Minerais e rochas como recursos econômicos Rocha Utilização Granito Construção civil Arenito Pisos e superfícies ásperas Mármore Pias, mesas, pisos Calcário Indústria química, construção civil

Extração mineral e desenvolvimento econômico Jazidas: locais onde se pode encontrar minerais de valor econômico. Minerais metálicos e pedras preciosas e ornamentais são encontrados em terrenos cristalinos. Áreas sedimentares podemos encontrar rochas de valor comercial e jazidas de petróleo, gás e carvão. Recursos tecnológicos avançados e muito capital são utilizados na localização e exploração de jazidas. Nem sempre os recursos minerais acabam revertendo em riquezas para os países que os possuem. Isso ocorre porque não dispõem de capital, de tecnologias e indústrias que possam aproveitar esses recursos.

Extração mineral e desenvolvimento econômico Filme Diamante de Sangue “...assassinatos brutais de crianças e mulheres e uma seqüência de horror de trabalho escravo, um personagem do filme Diamante de Sangue observa: “Tomara que nunca encontrem petróleo aqui. Aí, sim, teríamos problemas.” http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u67344.shtml

Extrativismo mineral e sustentabilidade O extrativismo mineral cada vez mais intenso é responsável pela degradação do meio ambiente. A extração de inúmeros recursos minerais não tem levado em consideração ã sua possibilidade de esgotamento futuro. Com exceção da água, que retorna à natureza pelo ciclo hidrológico, os minerais de valor econômico são Recursos Naturais não renováveis.

Extrativismo mineral e sustentabilidade Esses recursos não renováveis se caracterizam por ter quantidade finita. Uma vez esgotados não são repostos pela natureza. Grandes empresas, governos e a sociedade terão que se preocupar em recuperar áreas degradadas e utilizar de forma mais racional os recursos minerais.

Um pouco mais sobre sustentabilidade Desenvolvimento econômico sustentável: Respeito à capacidade da natureza em repor os recursos naturais Utilização racional. Compromisso com as gerações futuras. Mudança na concepção de consumo. Redução de desperdício. Produção de mercadorias mais duráveis. Redução do consumo de mercadorias descartáveis. Reutilização e reciclagem de mercadorias e matérias primas.

Um pouco mais sobre sustentabilidade