Daniel Paulo Backup Para evitar perdas de informações importantes, será necessário criar estratégias para a implementação de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Checkpoint SGBD com alta demanda de transações Checkpoint
Advertisements

Módulo 1: Criando bancos de dados e arquivos de banco de dados
Banco de Dados I Aula 20.
BANCO DE DADOS EM APLICATIVOS WEB Aula 14
Banco de Dados SQL TRIGGERS (Gatilhos)
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Bancos de Dados 2º Semestre – 2010 Pedro Antonio Galvão Junior Fone:
Maurício Edgar Stivanello
Motor de Armazenamento
Sumário 1 SQL Embutida 2 Processamento de Consultas
Componentes Arquitetônicos de um Banco de Dados Oracle
Banco de Dados Oracle AESO.
Daniel Paulo Introdução O tempo de resposta de um sistema é determinado pelo tempo que ele leva para retornar aos usuários às.
Daniel Paulo Introdução A disponibilidade de um sistema é a probabilidade de que ele esteja funcionando num determinado momento.
Daniel Paulo SQL Server 2008 Módulo III Daniel Paulo
Daniel Paulo SQL Server 2012 Módulo III Daniel Paulo
Daniel Paulo Conceitos de Banco de Dados - Processamento de Transações de Dados - Gerenciamento de dados OLAP/OLTP - Alto desempenho.
Fundamentos de Banco de Dados Prof. Alexander Roberto Valdameri
Módulo 4: Gerenciando o acesso aos recursos
Deixe seu ambiente de TI ainda mais completo
& B ackup S Egurança Interna ackup egurança Interna
RECUPERAÇÃO APÓS FALHA
Bancos de Dados SQL Server 2012 Databases.
Proteção de Memória O sistema operacional deve impedir que um processo tenha acesso ou modifique uma página do sistema sem autorização. Proteção para páginas.
SACADO Cobrança Caixa Instalação Cadastramento inicial Parâmetros Inicio Fim Acesso ao sistema Responsáveis Grupos de sacados Sacados Títulos Relatórios.
Primeira aula de PL/SQL Parte II
SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS Hélder Lima e Silva - hmls
FaculdadePitágoras Curso Superior de Tecnologia: Banco de Dados Disciplina: Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Prof.: Fernando Hadad Zaidan.
SACADO CobCaixa Instalação Cadastramento inicial Parâmetros Inicio Fim Acesso ao sistema Usuários Sacados Grupos de Sacados Títulos Relatórios Relatório.
Microsoft SQL Server 2008 SPARSE. Para que serve? –Otimiza o espaço de armazenamento de colunas com valores NULL.
Bancos de Dados Estrutura e Funcionamento de um SGBD
Backup Ação de copiar arquivos, como medida de segurança, permitindo sua recuperação em caso de perda.
Falhas.
Curso de Pós Graduação em Banco de Dados Procedimentos de Contigência e Alta Disponibilidade Prof.: MSc Flávio Gonçalves da Rocha.
Incremental X Diferencial
FaculdadePitágoras Curso Superior de Tecnologia: Banco de Dados Sistemas para Internet Disciplina: Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Prof.: Fernando.
Definição um sistema de BD distribuído consistem em uma rede de várias ocorrências de bases de dados interligadas. característica principal para o usuário,
Subsistema de Entrada e Saída do Kernel
Infra-Estrutura de Software
Rede Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues. Backup  Um dos pontos importantes nos sistemas baseados em redes de computadores é a possibilidade de recuperação.
SACADO Instalação Cadastramento inicial Parâmetros Início Fim Acesso ao sistema Responsáveis Grupos de sacados Sacados Títulos Relatórios Relatório de.
A Universidade Federal de Várzea Grande foi criada no ano de 2010, com o intuito de proporcionar um ensino de qualidade para aqueles que almejam cursar.
Backup & Recover. Revisando Falhas Podem ocorrer falhas em um ambiente computacional: a) Erros lógicos: ex. overflow b) Erros do sistema: ex. deadlock.
Sistemas de Arquivos- Cap4
Sistemas de Arquivos Sistemas Operacionais Profa. Priscila Facciolli
Daniel Paulo Introdução Um ambiente de distribuição de dados é aquele que pode conter cópias dos mesmos dados em diversos servidores.
Daniel Paulo Introdução O Gerenciamento de um banco de dados envolve um amplo conjunto de aspectos que devemos observar. Neste.
Daniel Paulo Banco de dados: é uma coleção/conjunto de registros relacionados.  Exemplo: O banco de dados de uma Universidade.
Daniel Paulo Login e Usuário Login – é um objeto que tem a finalidade de acessar a instância do SQL Usuário – Associado ao login.
Daniel Paulo Introdução O tempo de resposta de um sistema é determinado pelo tempo que ele leva para retornar aos usuários às.
Daniel Paulo Introdução Neste capítulo trataremos a relação entre tabelas e FILEGROUPS, bem como a alocação interna de dados.
Daniel Paulo Introdução Informações de uma tabela ou view podem ser encontradas de maneira mais rápida através da utilização.
Daniel Paulo SQL Server 2014 Módulo II Daniel Paulo
Daniel Paulo Introdução A disponibilidade de um sistema é a probabilidade de que ele esteja funcionando num determinado momento.
Daniel Paulo Introdução Importação e exportação de dados são procedimentos comuns para Sistemas. Além disso, é normal ter que.
Daniel Paulo SQL Server 2014 Módulo II Daniel Paulo
Microsoft SQL Server Instruções para instalação/ recuperação de bancos de dados no SQL Server.
INTRODUÇÃO AO MIRRORING Artur Santos
UCSal – Bacharelado em Informática
Sistemas Operacionais IV – Gerenciamento de E/S
Sistemas de Arquivos. Alocação em memória – Problemas Quantidade Limitada de Informações Perda de informações quando o processo é terminado Vários processos.

fornecem cópias de arquivos localizados em recursos compartilhados instante. existiram no passado  As cópias de sombra de pastas.
Bancos de Dados Sistema de Banco de dados – sistema de manutenção de registros por computador. É considerado como uma sala.
BACKUP.
Banco de Dados -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para:
Sulamita Dantas Estratégias e Melhores Práticas de Backup no SQL Server Skype: Sulamita.dantas
Administração de Banco de Dados José Antônio da Cunha CEFET-RN.
Capturando Dados Históricos com Change Data Capture Arthur Luz | MCSA & MCT em SQL Server
Backup José Antônio da Cunha CEFET-RN. Backup Introdução Introdução Sendo as informações o bem mais valioso da empresa e estando estas informações armazenadas.
SQL Saturday #469 - Brasília
Transcrição da apresentação:

Daniel Paulo

Backup Para evitar perdas de informações importantes, será necessário criar estratégias para a implementação de backup.

Planejando o Backup/Restore - O backup deve ser executado no momento de menor utilização - Sistemas OLAP não exige uma periodicidade muito frequente para backup - Nos backups podemos encontrar a localização dos arquivos originais - O backup do SQL dinâmico (online) os usuários continuam trabalhando. - As alterações ocorridas no momento em que é criado é armazenado no Transaction LOG - Sistemas OLTP deve ser realizado com frequência

Para implementar uma estratégia de backup é necessário: Tempo de retenção do backup; Tempo máximo para restauração do ambiente; Local de armazenamento das cópias de backup; Usuários que realizam o backup

Quem pode executar o backup O backup pode ser realizado pelos membros: - Fixed database role db_backupoperator - Fixed database role db_owner - Fized server role sysadmin

Tipos de mídia para armazenar backups TAPE Backup Devices - É necessário a conexão do servidor com a TAPE - Durante o processo o SQL poderá solicitar mais Fitas

Disk Backup Devices - Backups realizados em disco - Pode ser um disco local ou remoto - Baseado na conveção UNC (Universal Naming Conventional) \\Servername\Sharename\Path\file para conexões remotas - É necessário possuir permissão de leitura e gravação

DEVICES de Backup Local de armazenamento dos backups - Nome físico do device de backup BACKUP DATABASE Impacta TO DISK ='C:\backup\backup_Impacta.bak’

Nome Lógico do device de backup - É a identificação de um arquivo de backup - O nome lógico só pode ser criado junto com o DEVICE de backup - A procedure sp_addumodevice pode ser utilizada para a definição dos devices de backup - Os devices são registrados na sys.backup_devices

1. Para criar um device Exec = = 'c:\Backup\Backup_Impacta.bak' 2. Para executar BACKUP DATABASE Impacta TO Backup_Impacta

Backup Set, media set, media family, initial media, continuation media Backup set: É o conteúdo de uma só operação de Backup Media family: Todas as mídias destinadas ao armazenamento de um só backup set através de um único device Media set: É o conjunto de mídias, independente do conjunto de devices e de mídias utilizadas Initial media: É a mídia inicial Continuation Media: Mídias restantes (somente Tape)

Usando múltiplos backup devices - Uma operação individual de backup permite o uso de até 64 devices de backup. Devem ser do mesmo tipo tapes ou discos - Deve ser reservada a mídia para a operação de backup - Todas as operações devem utilizar um mesmo media set

Atividades que não podem ser executadas durante o processo de backup - Criação de índices - Alteração ou criação de banco de dados - Execução de operações não registradas no Transaction LOG - Autocrescimento

Modelos de RECOVERY Simple Recovery - Restaura o último Backup diferencial ou completo - Não realiza backup do Transaction LOG - Reduz o tamanho do Transaction LOG - Maior risco de perda de dados - Não indicado em sistemas importantes

FULL Recovery - Recuperação em um ponto específico ou do momento em que ocorreu a falha - Todas as operações são armazenadas no arquivo de LOG (Inclusive Create Index, Select into e Bulk Loading) - Permite a execução de qualquer tipo de backup: Completo, diferencial, LOG, arquivo e FILEGROUP - Na versão 2008 é possível realizar um backup diferencial enquanto ocorre um restore de LOG

BULK LOGGED Recovery - Indicado em operações de maior escala - Maior performance - Ocupa um menor espaço no arquivo de LOG - As operações são registradas no arquivo de LOG: Create Index, Select Into, Writetext / updatetext, bcp e BULK INSERT - É possível realizar o restore somente do Banco de Dados já que as operações não são registradas no arquivo de Log

Modalidades de Backup O SQL suporta 2 modalidades de backup: Lógico – Exportação de tabelas para arquivos físicos Físico – Cópia física dos arquivos de dados e de log Processos de backup Físico Backup quente (Hot Backup) – Efetuado junto com a utilização de outros usuários Backup Frio (Cold Backup) – Realizado com o banco em modo OFFLINE, não permite alterações enquanto o backup esta sendo executado

Backup físico frio É necessário alterar o modo de acesso do banco, encerrando assim, todas as conexões. ALTER DATABASE {nome do banco} SET OFFLINE * Caso seja realizado da INSTANCE é necessário parar o serviço do SQL

Tipos de HOT Backup Completo: Realiza o backup de todo o banco Incremental: Alterações realizadas desde o último backup LOG: Do arquivo de LOG FILEGROUP: De um FILEGROUP específico TAIL LOG: Da parte final do arquivo de LOG

Exemplo

Restore Caso seja necessário retornar os dados a uma determinada posição

Verificações para restaurar um Backup RESTORE HEADERONLY - Informações relacionadas ao cabeçalho de um arquivo de backup podem ser obtidas por meio deste comando - Informações de: -Nome e a descrição do arquivo de backup ou do backup set -Tipo de Mídia -Tipo de Backup escolhido -Data e hora do backup -Tamanho do backup - O número sequencial de backup dentro de uma cadeia de vários arquivos

RESTORE FILELISTONLY - Para que não ocorra um restore desnecessário é recomendado utiizar este comando - Informações de: -Nome lógico e físico dos arquivos que fazem parte do transaction LOG e do banco de dados -Tamanho do Backup set (MB) -FILEGROUP

RESTORE LABELONLY - Informações relacionadas à mídia na qual encontramos o arquivo de backup RESTORE VERIFYONLY - Verifica se é possível restaurar o backup e se todos os arquivos estãocompletos

Exemplo

Restaurando e reconstruindo os bancos de dados do Sistema Caso o SQL não possa ser inicializado devemos considerar: - Para inicializar o SQL, os bancos do sistema devem ser reconstruídos - Os bancos do sistema devem ser restaurados - Os bancos dos usuários devem ser anexados

Reconstruindo os bancos de dados do Sistema - Para restaurar o estado original de um banco de dados devemos utilizar o parâmetro REBUILDDATABASE - Este parâmetro deve possuir valor 1 - Também podemos utilizar REBUILDDATABASE para que o Collation do sistema possa ser reinicializada - Quando um banco de dados MASTER é reconstruído, todos os atributos e conteúdos originais são retornados - Após a reconstrução é necessário a restauração do último Backup e/ou execução de scripts de atualização

Anexando Banco de Dados - Sp_attach_db é utilizado para anexar os arquivos de um banco de dados desconectado

Laboratório: Pág 300 à 327