NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

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Transcrição da apresentação:

NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Kleber Lima Bibliotecário – Sistemas de Bibliotecas da UFC Fortaleza 2012

POR QUE NORMALIZAR? Garantir a veracidade e segurança das informações. Proteger os direitos autorais de cada autor. Facilitar a circulação de informações (dados) em diversas fontes de informação (primárias, secundárias ou terciárias). Evitar a duplicidade de fontes, permitindo uma padronização.

NORMAS – INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO • NBR 14724/2011 – Trabalhos Acadêmicos – Apresentação. • NBR 6023/2002 – Referências – Elaboração. • NBR 6024/2003 – Numeração progressiva das seções. • NBR 6027/2003 – Sumário – Apresentação. • NBR 6028/2003 – Resumos – Apresentação. • NBR 6034/2004 – Índice – Apresentação. • NBR 10520/2002 – Citações – Apresentação. • NBR 12225/2004 – Lombada – Apresentação. • Código de Catalogação Anglo-Americano − AACR2. • Normas de apresentação tabular do IBGE.

NBR 14724 – Informação e documentação - Elaboração de Trabalhos Acadêmicos Especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, TCCs e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, Biblioteca e/ou outros). Esta Norma aplica-se, no que couber, aos trabalhos acadêmicos desenvolvidos na graduação e pós-graduação!

Estrutura do Trabalho Acadêmico Quadro 1 – Estrutura do Trabalho Acadêmico Estrutura do Trabalho Acadêmico Parte Externa Capa (obrigatória) Lombada (opcional) Interna Elementos Pré-textuais Folha de rosto (obrigatória) Errata (opcional) Folha de aprovação (obrigatória) Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo (obrigatório) Resumo em língua estrangeira (obrigatório) Lista de ilustrações (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional) Sumário (obrigatório) Elementos Textuais Introdução (obrigatória) Desenvolvimento (obrigatório) Conclusão (obrigatória) Elementos Pós-textuais Referências (obrigatório) Glossário (opcional) Apêndice (opcional) Anexo (opcional) Índice (opcional) Parte externa e interna. Elementos (obrigatórios e opcionais): - Pré-textuais - Textuais - Pós-textuais Fonte: Adaptado da ABNT (2011).

CAPA Nome da instituição (opcional); Nome do Autor; Título; Subtítulo, se houver; Número de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada capa a especificação do respectivo volume); Local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; Ano de depósito (da entrega).

Lombada (NBR12225/2004) Figura 2 – Lombada Autor e Título (impressos longitudinalmente e legível de cima para baixo). Número de volume, se houver (horizontal). Fonte: Sales (2003).

FOLHA DE ROSTO nome do autor; título principal do trabalho subtítulo (precedido de dois- pontos) natureza (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituição a que é submetido; área de concentração; nome do orientador e, se houver, do co-orientador; local (cidade) da instituição; ano de depósito (da entrega)

CATALOGAÇÃO DA PUBLICAÇÃO •Dados de catalogação- na-publicação (ficha catalográfica). • Obedece aos códigos de catalogação (AACR2), de classificação (CDD) e à tabela de autores (PHA). • Deve ser elaborada por um bibliotecário. • Preencher formulário e enviar monografia completa para o endereço eletrônico correspondente a biblioteca que atende ao curso.

Errata ERRATA SILVESTRE, Maria Elisabeth Duarte; Água doce no Brasil: razões de uma nova política. 2003. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Fortaleza, 2003. Lista das folhas e linhas em que ocorrem erros, seguidas das devidas correções inserida no trabalho depois de impresso. Constituída pela referência do trabalho e a lista da errata. Aparecem inseridas como encarte, logo após a folha de rosto. Folha Linha Onde lê-se Leia-se 41 8 ocaso o caso 55 20 braga praga Fonte: Silvestre (2003).

Folha de aprovação Autor. Título. Subtítulo. LAURA ALVES DE SOUZA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA COMUNIDADE INTERNA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ACERCA DA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas, da Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre. Área de concentração: Políticas Públicas da Educação Superior. Aprovada em: _____/______/______. BANCA EXAMINADORA ___________________________________________ Prof. Dr. Wagner Bandeira Andriola (Orientador) Universidade Federa do Ceará (UFC) ____________________________________________ Prof.a Dra.Maria Elias Soares (Examinadora) Universidade Federal do Ceará (UFC) Prof. Dr. Francisco Ari de Andrade (Examinador) Autor. Título. Subtítulo. Natureza: tipo de trabalho (tese, dissertação...), objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido...), instituição a que é submetido, área de concentração. Data de aprovação.* Membros da banca examinadora com respectivas titulações, instituições e assinaturas.* Fonte: Souza (2009). * Devem ser inseridos após a aprovação do trabalho.

DEDICATÓRIA Homenagem prestada pelo autor, colocada em folha distinta logo após a folha de aprovação. OBS. 1: Deve iniciar abaixo do meio da folha com recuo de 8 cm da margem esquerda. OBS. 2: Dispensa o uso da palavra Dedicatória.

AGRADECIMENTOS Folha onde o autor faz agradecimentos dirigidos àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho. A palavra AGRADECIMENTOS deve ser centralizada na parte superior da folha, em letras maiúsculas, negrito e sem pontuação

Epígrafe Citação de um pensamento, seguida de indicação de autoria relacionado com o assunto do trabalho. Pode-se colocar também nas seções primárias (capítulos). Não é necessário colocar a palavra epígrafe. Fonte: Góis (2008) e Costa (2005).

RESUMO Elemento obrigatório, constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas, e logo abaixo, das palavras que representam o conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores. Expõe os objetivos, métodos, resultados e conclusão. OBS.: Palavras-chave são separadas por ponto.

RESUMO A palavra RESUMO deve aparecer em letras maiúsculas, negrito e centralizada na margem superior do trabalho sem pontuação. Usar o verbo na voz ativa e na 3ª pessoa do singular; O resumo apresentado em trabalhos acadêmicos deve conter de 150 a 500 palavras; A primeira frase do resumo deve ser significativa e expressar o tema principal do trabalho; Evitar o uso de frases negativas, símbolos e fórmulas que não sejam de uso corrente, comentário pessoal, críticas ou julgamento de valor;

RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA Elemento obrigatório Com as mesmas características do resumo em língua vernácula, digitado em folha separada Deve ser seguido das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, na língua. em inglês Abstract; em espanhol Resumen; em francês Résumé.

LISTA DE ILUSTRAÇÕES Elemento opcional; Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome e número específico, travessão, título e número da folha/página em que se encontram. Quando necessário, recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo de ilustração (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros).

Listas de Tabelas Organizada de acordo com a ordem apresentada no texto. Designada por seu nome específico, número, travessão, título e o número da página ou folha em que se encontra. Fonte: Moura (2009).

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS Elemento opcional, que consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso.

LISTA DE SÍMBOLOS Elemento opcional, que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com o devido significado.

Sumário (NBR6027/2003) Lista do conteúdo do trabalho, com suas divisões ou seções na ordem e grafia do texto e a página em que se encontram. Os elementos pré-textuais não devem constar. os indicativos numéricos das seções e subseções são alinhados à esquerda. Os títulos são alinhados pela margem do indicativo de seção mais extenso. caso o trabalho seja apresentado em mais de um volume, em cada um deve constar o sumário completo. Fonte: Moura (2002).

ELEMENTOS TEXTUAIS Introdução “Parte inicial do texto, onde são apresentados os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração.” (ABNT, 2011, p.6). “Deve fornecer uma visão global da pesquisa realizada incluindo a formulação da hipótese [se houver], delimitação do assunto tratado e os objetivos da pesquisa.” (FRANÇA; VASCONCELLOS, 2007, p.80).

Desenvolvimento Parte principal do texto, que detalha a pesquisa ou estudo realizado. (ABNT, 2011). Divide-se em seções e subseções, em função da abordagem do tema e do método. França e Vasconcellos (2007), dividem em: - Revisão de literatura - Material e métodos ou metodologia - Resultados - Discussão dos resultados

Conclusão Parte conclusiva do trabalho (ABNT, 2011). “Parte do texto na qual se apresentam considerações finais apoiadas no desenvolvimento do assunto. É a recapitulação sintética dos resultados obtidos e pode apresentar propostas e sugestões em razão dos dados coletados e discutidos.” (UFPR, 2007, p.83).

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS Referências (NBR6023/2002) Lista ordenada das publicações citadas em um documento. As referências são ordenadas alfabeticamente ou pelo sistema numérico. Devem ser elaboradas conforme a NBR6023/2002 da ABNT.

Glossário Figura 17 – Glossário Relação, em ordem alfabética, de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições. Fonte: Wolf (2006).

Apêndice(s) Texto ou documento complementar elaborado pelo autor a fim de complementar sua argumentação. Deve ser precedido da palavra APÊNDICE, identificado por letras maiúsculas consecutivas, travessão e o respectivo título. Ex: APÊNDICE A – Questionário APÊNDICE B – Roteiro para entrevista quando esgotadas as letras do alfabeto, utilizam-se as letras dobradas. APÊNDICE AA – Questionário

Anexo(s) Texto ou documento não elaborado pelo autor que serve de fundamentação, comprovação ou ilustração. Deve ser precedido da palavra ANEXO, identificado por letras maiúsculas consecutivas, travessão e o respectivo título. exemplo: ANEXO A – Mapa de Fortaleza ANEXO B – Ficha de Internamento do HUWC Quando esgotadas as letras do alfabeto, utilizam-se letras dobradas. Ex: ANEXO AA – Mapa de Fortaleza

Índice (NBR6034/2004) Figura 18 – Índice ÍNDICE DE ASSUNTO Relação de palavras ou frases significativas, ordenadas segundo determinado critério, que remete para informações contidas no texto. Ordem: alfabética, sistemática, cronológica, numérica e alfanumérica. Enfoque: especial (autores, assuntos, título...) ou geral. Ex: MONOGRAFIA definição, 3.7 em meio eletrônico, 7.2 CD-ROM, 7.2.1 Fonte: Ramos e Borba (2009)

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO FORMATO Papel branco ou reciclado, formato A4 (210 mm x 297 mm). Fonte tamanho 12 para o todo o texto, inclusive a capa (Arial ou Times News Roman), com exceção das citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, dados internacionais de catalogação-na- publicação (Ficha catalográfica), legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em tamanho 10. Usa-se fonte na cor preta; usar outras cores somente para ilustrações. Pode ser digitado no anverso e verso da folha, ou somente no anverso, com exceção dos dados internacionais de catalogação-na-publicação (ficha catalográfica), que é impresso obrigatoriamente no verso da folha de rosto.  Quando digitado no anverso e verso da folha, os elementos pré-textuais, pós-textuais e seções primárias dos elementos textuais devem iniciar no anverso da folha, com exceção dos dados internacionais de catalogação- na-publicação (ficha catalográfica).  

Margens Para o anverso Para o verso - Direita e superior: 3 cm - Esquerda e superior: 3 cm - Direita e inferior: 2 cm Para o verso - Direita e superior: 3 cm - Esquerda e inferior: 2 cm (Word: espelho) Na folha de rosto e de aprovação, a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituição e área de concentração devem ser alinhado a partir do meio da página. As citações longas (mais de 3 linhas) observam recuo de 4 cm da margem esquerda. As notas de rodapé devem ser digitadas dentro das margens e separadas por uma linha de 5 cm a partir da margem esquerda. 32

Margens do anverso Figura 19 – Margens Numeração da página 2 cm Margem superior e esquerda 3 cm 20 2 cm Entre títulos e texto , um espaço1,5 3 cm Espaço entrelinhas do texto 1,5 Margem de parágrafo 2 cm Espaço entrelinhas de citação longa, 1,0 Margem de citação longa 4 cm 2 cm 2 cm Margem direita e inferior Fonte: Moura (2009).

Margens do verso Figura 20 – Margens Margem superior e direita 2 cm 3 cm 20 2 cm 3 cm Numeração da página 2 cm Margem esquerda e inferior 2 cm 4 cm 2 cm Fonte: Santos (2009).

Margens da natureza do trabalho Figura 21 – Margens na Folha de rosto LAURA ALVES DE SOUZA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA COMUNIDADE INTERNA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ACERCA DA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, da Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre. Aprovada em: _____/______/______ BANCA EXAMINADORA ___________________________________________ Prof. Dr. Wagner Bandeira Andriola (Orientador) Universidade Federa do Ceará (UFC) ____________________________________________ Prof.a Dra.Maria Elias Soares (Examinadora) Universidade Federal do Ceará (UFC) Prof. Dr. Francisco Ari de Andrade (Examinador) Fortaleza 2009 Margem a partir do meio da folha Folhas de rosto Folha de aprovação Fonte: Souza (2009).

ESPAÇAMENTO Texto em espaço 1,5 (inclusive resumo). Citações longas, notas de rodapé, sumário, referências, legendas e fontes das ilustrações e tabelas, dados de catalogação-na- publicação (ficha catalográfica), natureza do trabalho (na folha de rosto e de aprovação) devem ser digitados em espaço simples. As referências devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco. O título das seções principais ou capítulos devem iniciar em página ímpar (anverso), na primeira linha e separados do texto por um espaços 1,5 (Exemplo). O título das subseções devem ser separados do texto e da seção anterior por um espaços 1,5.

NOTAS DE RODAPÉ As notas devem ser digitadas ou datilografadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espaço simples de entrelinhas e por filete de 5 cm, a partir da margem esquerda. Veja abaixo:

Indicativos das seções São numerados apenas os elementos textuais. O indicativo numérico das seções precede seu título, alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere, sem ponto entre o número e o título. Ex: 1 INTRODUÇÃO 2 O SISTEMA DE SAÚDE NO BRASIL E AS POLÍTICAS NACIONAIS As seções primárias, devem começar em página ímpar (anverso), na parte superior (primeira linha). Os título que ocupem mais de uma linha devem, a partir da segunda linha, ser alinhados abaixo da primeira letra do título.

Indicativo das seções Elementos sem indicativos numéricos: - pré-textuais (errata, agradecimentos, listas, resumo, abstract, sumário). - pós-textuais (referências, glossário, apêndices, anexos e índices). Seus títulos são digitados em letras maiúsculas e centralizados. Ex: SUMÁRIO Os elementos sem título e sem indicativo são: - folha de rosto e de aprovação, dedicatória e epígrafe.

Paginação Deve ser contínua, em algarismos arábicos, a 2 cm da borda superior e da borda direita, quando digitado apenas no anverso. Se digitado nos dois lados, no anverso deve ser colocada a 2 cm da borda superior e da borda direita, e no verso a 2 cm da borda esquerda e superior (Word: externa). As folhas ou páginas pré-textuais devem ser contadas mas não numeradas. A numeração deve figurar a partir da primeira folha da parte textual (introdução). Obras contendo mais de um volume seguem a numeração do primeiro ao último volume. Apêndices e anexos têm páginas numeradas seguindo as do texto. Não há determinação de número de páginas pelas normas da ABNT.

Paginação no anverso Figura 19 – Paginação no anverso Numeração da página 2 cm 20 Fonte: Moura (2009)

Paginação no verso Figura 19 – Paginação no verso Numeração da página 2 cm 20 Numeração da página 2 cm 4 cm Fonte: Santos (2009)

Numeração progressiva (NBR6024/2003) Deve-se adotar a numeração progressiva para as seções do texto. Destacam-se os títulos das seções utilizando os recursos negrito ou itálico e redondo, caixa alta ou versal e outro (no sumário e no texto). Ex: 1 INTRODUÇÃO (Seções primárias – maiúsculas negrito) 2 NORMALIZAÇÃO 2.1 Referências (Seções secundárias – maiúscula/minúsculas, negrito) 2.1.1 Livros (Seções terciárias – maiúscula/minúsculas, negrito, itálico) Recomenda-se o uso de no máximo 5 divisões. Para mais divisões, usam-se alíneas, ex: a) Todas as seções devem ter um texto relacionados com elas.

Ilustrações São: desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros. Sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa, ordem de ocorrência no texto em algarismo arábico, travessão e respectivo título (ABNT, 2011). Ex: Figura 1 - Evolução da publicação de teses na BDTD Numeram-se as ilustrações em uma sequência independente e consecutiva. Ex: Figura 1, Figura 2, Gráfico 1, Gráfico 2...

Ilustrações Cada ilustração é identificada por seu nome específico, número, travessão e o título, na parte superior. Na parte inferior deve constar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias a sua compreensão. As ilustrações devem ser citadas no texto e inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem.

Ilustrações Figura 20 – Processo de elaboração de uma norma brasileira Fonte: Fundação CERTI (2004).

Tabelas Forma não discursiva de apresentar informações das quais o dado numérico se destaca como informação central. (IBGE, 1993, p.9). Apresenta numeração independente e consecutiva. Ex: Tabela 1, Tabela 2... A identificação aparece na parte superior (palavra tabela, indicativo numérico, travessão e respectivo título). Ex: Tabela 1 – Cursos de mestrado e doutorado no Brasil (2011) O título deve ser completo, de forma clara e concisa. Deve indicar local e datas. Em tabelas de grandes dimensões, utiliza-se a redução.

Tabelas Utilizam-se linhas de grade horizontais e verticais para as divisões dos cabeçalhos. Linhas verticais na parte inferior e superior, não devendo fechar as laterais. As fontes indicando o responsável pelo fornecimento ou elaboração dos dados, notas e legendas aparecem no rodapé da tabela (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor). As tabelas devem ser citadas no texto e inseridas o mais próximo possível do texto a que se referem.

Tabelas Tabela 1 - População brasileira em 2003. Situação do domicílio Mulheres Homens Total Urbana 41.115.439 79.972.492 79.972.931 Rural 18.479.893 19.507.477 37.983.370 59.595.332 58.364.969 117.960.301 Fonte: IBGE (2003).

ABREVIATURAS E SIGLAS Deve-se colocar o nome por extenso quando aparecem pela primeira vez no texto, seguido da abreviatura ou sigla entre parênteses. Exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

NOMES EM OUTRA LÍNGUA E/OU LATIM devem ser destacados em itálico. Exemplo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito cicatrizante da planta Myracroduon urundeuva Fr. All no tratamento das lesões cervicais-ecto cervicites, nas mulheres do município de Capistrano, Ceará no ano de 1999.

CITAÇÕES NBR 10520 Informação colocada no texto, mas que foi extraída de outra fonte. Servem para dar a fundamentação teórica para os trabalhos acadêmicos comprovando a fonte das quais foram extraídas.

CITAÇÕES

CITAÇÃO DIRETA Transcrição literal de parte da obra do autor consultado. Exemplo: Citação curta até 3 linhas: Devem ser transcritas entre aspas, com indicação das fontes de onde foram retiradas, data e página. Exemplo:

Citação direta com mais de três linhas Devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor (tamanho 10) que a do texto utilizado e sem as aspas e em espaço simples de entrelinhas.

CITAÇÃO INDIRETA Texto baseado na obra do autor consultado, escrito com as palavras do autor do trabalho. - nas citações indiretas, a indicação da(s) páginas(s) consultada(s) é opcional.

CITAÇÃO DE CITAÇÃO a transcrição direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original. - Utiliza-se o termo em latim: apud (citado por) - Aparece na lista de referência o trabalho dos autores citantes. NAS REFERÊNCIAS:

CITAÇÃO DE INFORMAÇÃO VERBAL em caso de dados obtidos por informação verbal (palestras, debates, comunicações etc.), indicar entre parênteses a expressão informação verbal e os dados disponíveis devem ser mencionados somente em notas de rodapé:

CITAÇÃO DE OBRAS EM FASE DE ELABORAÇÃO menciona-se o fato entre parênteses, indicando os dados disponíveis em notas de rodapé:

Citações em trechos enfatizados Para enfatizar trechos da citação, deve-se destacá-los indicando esta alteração com a expressão ‘grifo nosso’ entre parênteses, após a citação. Caso o destaque seja do autor consultado, usa-se a expressão ‘grifo do autor’. Exemplo:

Citações em trechos suprimidos supressões em uma citação são indicadas usando- se [...]: no caso de a supressão atingir um ou mais parágrafos, deverá ser indicada por uma linha pontilhada:

Citações em trechos comentados ou interpolados as interpolações, acréscimos ou comentários em uma citação são indicadas usando-se [ ]:

SISTEMA DE CHAMADA DE CITAÇÕES SISTEMA AUTOR DATA A indicação da fonte é feita pelo autor (sobrenome do autor, autor entidade ou título de entrada) seguido do ano de publicação do documento e da(s) página(s), no caso de citação direta, separados por vírgula e entre parênteses.

EXEMPLO SISTEMA AUTOR-DATA

se ainda persistir a coincidência colocam-se os prenomes por extenso: quando houver coincidência de autores com o mesmo sobrenome e data, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes; se ainda persistir a coincidência colocam-se os prenomes por extenso: Exemplos: (FERREIRA, C., 2007, p. 20). (FERREIRA, L., 2007, p. 40). (FERREIRA, Luís, 2007, p. 23). (FERREIRA, Leandro, 2007, p. 40).

havendo citações de diversos documentos de um mesmo autor, num mesmo ano, acrescentam-se junto ao ano letras minúsculas e sem espacejamento: Exemplos: (SILVA, 2007a, p. 37). (SILVA, 2007b, p. 39). Segundo Silva (2007a, p. 37) Segundo Silva (2007b, p. 39)

havendo citações indiretas de diversos documentos de mesma autoria, publicados em anos distintos, mencionados simultaneamente, as datas devem figurar separadas por vírgula: Exemplo: (RUDIO, 2002, 2003)

havendo citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente e que expressam a mesma idéia, separam-se os autores por ponto e vírgula, em ordem alfabética, independente do ano de publicação: Exemplos: (FERREIRA, 2006; SILVA, 2007). (FONSECA, 2007; PAIVA, 2005; SILVA, 2006).

havendo até três autores, citam-se os três: Exemplos: Segundo Cruz, Perota e Mendes (2000, p. 26) (CRUZ; PEROTA; MENDES, 2000, p. 26)

havendo mais de três autores, indica-se o primeiro seguido da expressão et al. (do latim et alii, que significa e outros), do ano e da página: Exemplos: Alandi et al. (2001, p. 198) (ALANDI et al., 2001, p. 198)

SISTEMA DE CHAMADA DE CITAÇÕES SISTEMA NUMÉRICO - As citações têm numeração única e consecutiva, em algarismos arábicos, remetendo à lista de referências ao final do trabalho, na mesma ordem em que aparecem no texto. - Não se inicia a numeração das citações a cada página. - A indicação da numeração pode ser feita entre parênteses alinhada ao texto ou acima da linha do texto, em expoente e após a pontuação que fecha a citação. - O sistema numérico não deve ser utilizado quando há nota de rodapé (explicativa).

EXEMPLO DO SISTEMA NUMÉRICO

as citações seguintes da mesma obra podem ser referenciadas, usando as expressões latinas: Idem ou Id. (mesmo autor): Exemplo: No rodapé da página ² ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 1989, p. 4. ³ Id., 2002, p. 6.

Ibidem ou Ibid. (na mesma obra): Exemplo: No rodapé da página ¹ ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002, p. 4. ² Ibid., p. 7.

Opus citatum, opere citato ou op. cit. (obra citada): Exemplo: No rodapé da página ¹ FERREIRA, 2006, p. 19 ² LOUREIRO, 2004, p. 29-32 ³ FERREIRA, op. cit., p. 46

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