Aventuras no Baú Mágico Geografia Correntes marítimas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Massas de Ar As massas de ar são grandes porções de ar atmosférico com características específicas: - Quentes ou frias - Secas ou úmidas.
Advertisements

Climas do Continente Americano
Climas brasileiros e domínios climáticos
Correntes Oceânicas e sua influência no clima
ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM O CLIMA
Oceanos e mares Professor Neno
Temperatura.
PROF: EDUARDO ELIAS DE OLIVEIRA SOBRINHO
O CLIMA DA TERRA.
2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce
CLIMAS DO BRASIL Equatorial Altas médias térmicas
CLIMA DAS AMÉRICAS.
TIPOS CLIMÁTICOS E FORMAÇÕES VEGETAIS
Europa – paisagens naturais e problemas ambientais
PROPAGAÇÃO DO CALOR.
CLIMA O clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos como frente frias, tempestades, furacões etc estão.
Massas de ar e Classificação Climática
Distribuição da água no planeta Terra
CLIMATOLOGIA.
FURACÃO.
CORRENTES OCEÂNICAS E MASSAS DE ÁGUA
FATORES E PRINCIPAIS ELEMENTOS DO CLIMA
Elementos e fatores climáticos
GEOGRAFIA I – 3º BIMESTRE

Circulação Geral da Atmosfera
Hidrografia e Clima.
CLIMA NO BRASIL TEMPO CLIMA É A SUCESSÃO HABITUAL DO TEMPO
CIRCULAÇÃO TERMOHALINA
ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CLIMA
Professor Luiz Felipe Geografia
Trabalho elaborado por:
Clima.
BOM DIA.
GOMES SOBRINHO, T.R. Estudos Ambientais ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
CEAP – Centro de Ensino Superior do Amapá
Fatores que influenciam nos Climas da América
Dinâmica Climática Capítulo 7.
ATMOSFERA COMPOSIÇÃO: 78% Nitrogênio 21% Oxigênio 1% Outros gases
A DINÂMICA CLIMÁTICA.
Massas de ar no Brasil: Constante deslocamento das massas de ar, explica os fenômenos climáticos. Uma massa de ar seca pode se tornar úmida ao passar pelo.
Climas do Brasil conceitos básicos fatores elementos classificação.
Climatologia.
América Anglo-Saxônica
climatologia Fatores climáticos: o que interfere no clima de um lugar
Prof. Jefferson O Clima.
O que é clima? O clima é caracterizado pela repetição das condições de umidade e temperatura em um determinado lugar ao longo de um período de observação.
CLIMATOLOGIA II.
1ª série do Ensino Médio Professora: Luiza de Marilac
Atmosfera, clima e tempo.
Dinâmica climática Radiação solar: É a principal fonte de energia e a base da vida vegetal e animal na Terra. Quanto maior é a temperatura, mais emitem.
FATORES CLIMÁTICOS.
Clima polar ANTÁRTIDA Curso Técnico em Meio Ambiente Professor: Vandeir Robson Turma: 1º NA Subsequente Componentes: Camila Rodrigues, Fernanda Faria,
Dinâmica Climática.
HIDROGRAFIA.
A dinâmica da atmosfera (Tempo x Clima)
DINÂMICA CLIMÁTICA.
Correntes marítimas.
OFICINA DE CLIMATOLOGIA
FATORES QUE AFETAM A EVOLUÇÃO DOS ECOSSISTEMAS
Geografia Revisão.
OS ELEMENTOS D0 CLIMA 1.
TEMPO X CLIMA Professor: Jeferson Geografia – 1º EM.
FATORES CLIMÁTICOS.
O TEMPO E O CLIMA AULAS 11 E 12 DATA: 28/05 PERÍODO: MANHÃ.
Atmosfera.
Clima Diferença entre tempo e clima Massas de ar
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
Transcrição da apresentação:

Aventuras no Baú Mágico Geografia Correntes marítimas

O que são? As correntes marítimas são movimentos de grandes massas de água que migram em distintos rumos ao longo dos oceanos e mares. As massas de água que se locomovem não interagem com as águas dos lugares que percorrem, desse modo detêm suas características particulares como cor, temperatura e salinidade. As correntes marítimas têm sua origem na circulação dos ventos na superfície e pelo movimento de rotação da Terra. Tal qual a circulação dos ventos, as correntes marítimas têm a característica de influenciar o clima das regiões em que atuam; elas transportam consigo umidade e calor interferindo também na vida marinha e, consequentemente, tendo influência direta no equilíbrio dos oceanos e mares.

Principais correntes marinhas a corrente do golfo, que se move no sentido sul-norte pela costa leste dos EUA e depois pela Europa, a corrente do Brasil, que se move no sentido norte-sul pela costa brasileira, a corrente de Humbolt, que se move pelo oceano pacífico e, que está relacionada com o acontecimento do efeito “El-Niño”, a corrente de Bengala, que se move no sentido oeste-leste na direção do Oceano Índico

Classificação As correntes marítimas podem ser classificadas de acordo com a temperatura do local onde se formam em: correntes quentes, se formam nas zonas equatoriais (correntes das Guianas, do Golfo do México, do Brasil e a Sul Equatorial); correntes frias, que se formam nas regiões polares (correntes do Labrador, de Humbolt, das Malvinas, de Bengala e a Circumpolar Antártica).

Assim como os ventos as correntes marítimas possuem grande quantidade de energia cinética que pode ser aproveitada para gerar energia. Como as correntes marítimas são originadas em parte pela ação dos ventos, sua energia cinética é menor que a deles, porém, como sua densidade é cerca de 800 vezes maior, um sistema de energia eólica precisa ser várias vezes maior que um sistema que retira energia das correntes marítimas para gerar a mesma quantidade de energia.