As intervenções verbais do terapeuta

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Transcrição da apresentação:

As intervenções verbais do terapeuta Prof. Felipe Mio de Carvalho

1 - Interrogar T. “ Que valor teve para você o fato de ela te telefonar antes de viajar?” P. “Um valor duvidoso porque ela me telefonou quando já não dava mais para a gente se encontrar; de qualquer maneira, gostei, é claro” T. “Como você transmitiu seu interesse por ela?” P. “Eu lhe disse: ‘ que chato que ontem você não me encontrou! Agente podia ter-se visto” T. “Para você, o que ela disse, assim, brevemente, antes de viajar, não expressava um compromisso mais profundo?” P. “Claro, acho que para um compromisso maior não se esperam dois meses para o momento de se despedir. Fico muito irritado com essas coisas.” T. “ Você comentou anteriormente que ela não é de expressar seu interesse pelos outros; que espera que se interessem por ela. Se é assim, o telefona dela não tinha um valor especial?”

2- Informar T. “ Talvez seja importante você passar com o seu médico, ver se essa medicação que está tomando se encontra adequada ao seu momento atual. Você tem relatado essa taquicardias, elas podem ser atribuídas a efeitos colaterais da medicação.”

3 – Confirmar ou Retificar enunciados do paciente T. “ Você destaca o mau humor de seu marido, que foi pouco receptivo para o que você queria lhe transmitir; não menciona como você estava nesse momento, isto é, como se aproximou dele, transmitindo o quê e, além disso, como estava antes, na hora de sair.

Confirmar T. “ Acho que você também percebeu que lhe dava medo continuar a ‘se envolver’ quando disse a ele que você também tinha muita vontade de vê-lo logo, desligou, sentiu algo no estômago e reparou que estava tensa. Acho que vai se conhecendo melhor nesse medo que você não julgava ter no que se refere às relações de casal”

4 - Esclarecimento T. “Você fala agora não apenas de um problema com os afetos na relação conjugal, mas de uma dúvida sua mais geral sobre o que você pode dar de si também em outros planos, como seus amigos, no trabalho”

5- Recapitulações T. “Até agora, a maior parte de seu esforço no tratamento foi para começar a diferenciar quem era você e quem era a sua família (mãe, pai, irmão) e perceber que não eram uma única pessoa nem um corpo único. Só agora vem o trabalho de começar a ver, a descobrir o que você pode fazer consigo mesma, o que pode sair de você que não venha deles, e você se sente perdida porque essa etapa mal acaba de começar.”

6- Assinalamentos T. “ Você começou falando de seu fracasso na assembleia. De súbito, deixou isso de lado para lembrar-se de que tirou a nota mais alta de sua comissão. Como você vê essa mudança de tema?”

7- Interpretações T. “ Neste momento, sua paralisia diante do estudo exprime possivelmente um duplo problema: você não abandoná-lo porque o título é importante para você e para sua família; ao mesmo tempo, evita dar qualquer novo passo porque isso significaria, com efeito, formar-se e mudar de vida, ter de ir em frente sozinho”

8- Sugestão Sugestão: T. “Talvez o mais necessário para você fosse organizar-se mentalmente diante de tantas exigências, traçar um quadro com suas prioridades” Quase-sugestão: T. “ E se você telefonasse para ele e dissesse: ‘Tudo o que você me falou ontem me pareceu estudado e pouco comprometido. Quero definir mais isto’, como acha que ele reagiria?”

9- Intervenções diretivas “Se surgir a oportunidade de falar a sós com seu pai, procure fazê-lo; mesmo que não consiga dizer tudo o que gostaria, veja o que pode dizer, como pode dizer e como ele reage”

10 – Operações de enquadre Local da sessão; Duração; Ausências; Posição dos participantes – um em relação ao outro; Frequência; Horários...

11- Meta-intervenções T. “De que maneira você deu a entender a ela que queria vê-la?” P. .... (Gesto de desconcerto, fica em silêncio) T. (Meta-intervenção) “ Você sabe porque estou lhe perguntando isso?” P. “Não”... (silêncio) T. “Porque, há algum tempo, tínhamos visto que havia em você duas maneiras de exprimir interesse, às vezes com gestos de desejar o encontro, outras com certa rejeição encoberta, meio distante”.