REVISÃO DO TREINAMENTO DE DIREÇÃO DEFENSIVA

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Transcrição da apresentação:

REVISÃO DO TREINAMENTO DE DIREÇÃO DEFENSIVA (Treinamento Interativo MULTIMÍDIA) Revisor: Gilson Fonseca (BSG Consultores Associados) Abril/2011

CDS – COMPORTAMENTO E DIREÇÃO SEGURA Processo de Revisão A revisão foi feita baseada no treinamento em vigor. Nome do treinamento: CDS – COMPORTAMENTO E DIREÇÃO SEGURA

PARA: CDS – COMPORTAMENTO E DIREÇÃO SEGURA Tela de Abertura SUBSTITUIR: DE: CDD – CURSO DE DIREÇÃO DEFENSIVA PARA: CDS – COMPORTAMENTO E DIREÇÃO SEGURA

ÍNDICE (tela inicial) Alterar: De: Módulo 4 – CONTIÇÕES AMBIENTAIS Para: Módulo 4 – CONDIÇÕES AMBIENTAIS

Módulo 01 - Introdução Tela 01 Alterar: De: A finalidade do curso de direção defensiva é... Para: A finalidade do treinamento CDS – Comportamento e Direção Segura é...

Módulo 01 - Introdução Tela 02 Alterar: De: A finalidade do curso de direção defensiva é... Para: A finalidade do treinamento CDS – Comportamento e Direção Segura é...

Módulo 01 - Introdução Tela 07 Alterar: De: O objetivo do curso de direção defensiva... Para: O objetivo do treinamento CDS – Comportamento e Direção Segura é...

Módulo 01 - Introdução Tela 10 Alterar: A locução em diversos momentos fala em CDD (curso de direção defensiva), deve ser feita a correção para CDS (Comportamento e Direção Segura). De: A formula do CDD... Para: A formula do CDS...

Módulo 02 – O Motorista Tela 02 Alterar: De acordo com procedimento Raízen, a distância mínima entre o seu veículo e o que vai imediatamente à frente é de 4 SEGUNDOS. Atenção!!! Corrigir a questão colocando comO resposta correta QUATRO SEGUNDOS! O treinamento fornece como resposta correta DOIS SEGUNDOS.

Módulo 02 – O Motorista Tela 26 Alterar: De: O objetivo do curso de direção defensiva... Para: O objetivo do treinamento CDS – Comportamento e Direção Segura é...

Módulo 02 – O Motorista Tela 26 O treinamento faz uma pergunta: Você saberia dizer quais são os tipos de previsão que a direção defensiva recomenda e utiliza? Ao escolher uma das alternativas para a resposta, aparece um gráfico sobre a evolução do número de mortos?!?!?!?!? Não entendi a relação com a questão. Me parece que há um erro de link...

Módulo 03 – Drogas e Direção Tela 01 Alterar: De: O número de mortos no Brasil em 1990, fornecido pelo Denatran.... Para: O número de mortos no Brasil em 2008, fornecido pelo Seguro DPVAT, é de 57.116. Para se ter um idéia mais clara do quão elevado foi o último coeficiente de mortalidade por Acidente de Trânsito no Brasil – 30,1 mortes a cada 100.000 mil habitantes. Proporcionalmente à população, o trânsito brasileiro mata 2,5 vezes mais do que nos Estados Unidos, e 3,7 vezes mais do que na União Européia.

Módulo 04 – Condições Ambientais Tela 09 Alterar: De: Distância de rodagem de 2 SEGUNDOS... Para: Distância de rodagem de 4 SEGUNDOS... (Distância de segmento adotada no treinamento presencial CDS e nos procedimentos da Raízen).

Módulo 04 – Condições Ambientais Tela 09 Alterar: De: Distância de rodagem de 2 SEGUNDOS... Para: Distância de rodagem de 4 SEGUNDOS... (Distância de segmento adotada no treinamento presencial CDS e nos procedimentos da Raízen).

Módulo 04 – Condições Ambientais Tela 10 Alterar: De: Distância de rodagem de 2 SEGUNDOS... Para: Distância de rodagem de 4 SEGUNDOS... (Distância de segmento adotada no treinamento presencial CDS e nos procedimentos da Raízen).

Módulo 04 – Condições Ambientais Tela 11 Alterar: De: Você acredita que os dois segundos... Para: Você acredita que os QUATRO segundos...

Módulo 04 – Condições Ambientais Tela 14 Alterar: De: Você está trafegando em uma via... 2 segundos 3 segundos 4 segundos Para: Você está trafegando em uma via... 6 segundos (resposta correta)

Módulo 04 – Condições Ambientais Tela 15 Alterar: De: E se você estiver rebocando algo... 6 segundos 4 segundos (resposta correta) 5 segundos Para: E se você estiver rebocando algo... 6 segundos (resposta correta) 4 segundos

Módulo 05 – Choques Tela 11 Para ficar em linha com que é apresentado no treinamento presencial CDS, é importante ser usada a mesma terminologia. No CDS falamos em PONTO CEGO e não em ÂNGULOS MORTOS. Alterar: De: O que são ângulos mortos? Para: O que são pontos cegos? (Substituir toda a locução e texto que fale ângulos mortos para PONTOS CEGOS)

Módulo 06 – Cidades Tela 01 ESTATÍSTICAS – ATROPELAMENTOS / DIAS DA SEMANA Para darmos credibilidade ao material apresentado, principalmente estatísticas, é muito importante darmos as fontes onde coletamos as informações. Além das fontes, devemos citar que período (mês, ano, etc.) em que as informações foram coletadas.

Módulo 06 – Cidades Tela 02 ESTATÍSTICAS – ATROPELAMENTOS / FAIXA HORÁRIA Para darmos credibilidade ao material apresentado, principalmente estatísticas, é muito importante darmos as fontes onde coletamos as informações. Além das fontes, devemos citar que período (mês, ano, etc.) em que as informações foram coletadas.

Módulo 06 – Cidades Tela 09 ESTATÍSTICAS – ESTADO GERAL DOS VEÍCULOS Para darmos credibilidade ao material apresentado, principalmente estatísticas, é muito importante darmos as fontes onde coletamos as informações. Além das fontes, devemos citar que período (mês, ano, etc.) as informações foram coletadas.

Módulo 07 – Rodovias Tela 03 ESTATÍSTICAS – ACIDENTES DE TRÂNSITO Para darmos credibilidade ao material apresentado, principalmente estatísticas, é muito importante darmos as fontes onde coletamos as informações. Além das fontes, devemos citar que período (mês, ano, etc.) as informações foram coletadas.

Módulo 07 – Rodovias Tela 04 ESTATÍSTICAS – ACIDENTES DE TRÂNSITO Para darmos credibilidade ao material apresentado, principalmente estatísticas, é muito importante darmos as fontes onde coletamos as informações. Além das fontes, devemos citar que período (mês, ano, etc.) as informações foram coletadas.

ESTE SLIDE DEVE SER ELIMINADO Módulo 07 – Rodovias Tela 05 ESTE SLIDE DEVE SER ELIMINADO De acordo com a Política sobre o uso de Álcool & Drogas da Raízen, NENHUM funcionário pode ingerir bebida alcoólica durante sua jornada de trabalho.

Módulo 07 – Rodovias Tela 24 Alterar: De: Não dirija nos ângulos mortos dos outros veículos. Para: Não dirija nos pontos cegos dos outros veículos.

Módulo 07 – Rodovias Tela 28 Alterar: De: NA RAMPA DE ENTRADA Obedeça a regra dos dois segundos... Para: NA RAMPA DE ENTRADA Obedeça a regra dos quatro segundos e dos dois segundos adicionais

Módulo 08 – Avaliação ATRAVÉS DO LINK FORNECIDO NÃO FOI POSSÍVEL ACESSAR ESTE MÓDULO. O SISTEMA FORNECIA A SEGUINTE MENSAGEM: “A TELA QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO NÃO EXISTE”

SUGESTÕES 1 Seria importante sinalizar para o funcionário que este treinamento não substitui o treinamento presencial, que é composto de uma parte teórica e uma avaliação prática. O CDS – Comportamento e Direção Segura é um treinamento em que trabalhamos o comportamento do motorista ao volante. Avaliamos seus hábitos inadequados e vícios que podem, de alguma forma, provocar riscos a direção.

SUGESTÕES 2 Incluir um slide com as POSTURAS PRÓ ATIVAS DO SISTEMA BSG DE DIREÇÃO SEGURA, que será apresentada em detalhes no treinamento presencial. # 1 - ANTECIPE-SE AS SITUAÇÕES ADVERSAS # 2 – TENHA UMA VISÃO COMPLETA AO REDOR DO SEU VEÍCULO # 3 – EVITE FIXAR O OLHAR # 4 – CRIE ESPAÇOS PARA O SEU VEÍCULO # 5 – VEJA E SEJA VISTO SEMPRE!

SUGESTÕES 2 Inserir ao final deste treinamento interativo os 10 mandamentos do motorista seguro: 1 – Conhecer a sinalização e cumprir as leis de trânsito. 2 – Use sempre o cinto de segurança. 3 – Conhecer o veículo que dirige e mantê-lo em perfeitas condições de uso. 4 – Motor ligado... Celular desligado! 5 – Prever a possibilidade de acidentes e estar preparado para evitá-los. 6 – Ser capaz de decidir com rapidez e correção em situações de emergência. 7 – Não aceitar desafios nem provocações ao volante. 8 – Não dirigir embriagado, sob efeito de drogas ou cansado. 9 – Ver e ser visto em qualquer circunstância. 10 – Não abusar da auto confiança;