ORGULHO, nosso maior inimigo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aprendendo a se sujeitar à vontade de Deus
Advertisements

Dois modos de ler a Bíblia.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
Federação Espírita Brasileira Módulo XVII: A Perfeição Moral
Amor. Amor Auto -Aceitação Arrependimento “ Esteja consciente de que mesmo quando você comete um erro, isso também pode ser uma oportunidade. Quando.
Ligue o som.
UMA MULHER DE VALOR Provérbios 31:10-31.
A OPINIÃO DOS OUTROS.
O PODER DO PENSAMENTO Jael Klein Coaracy.
MENSAGENS REFLEXIVAS NATUREZA, MÚSICA E REFLEXÃO
ESTAR SOZINHO....
Sawabona Shikoba.
By Búzios Slides A CASA DO AMOR 1.
FASCINANTE PARA MIM É... COM SOM.
Fascinante é... Clica p/ avançar....
SAWABONA - Sobre estar sozinho -
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
A CASA DO AMOR.
As citações a seguir, representam um trabalho que precisamos empreender internamente, com vistas a, quais seres humanos, alcançar a maestria e nos tornarmos.
A Sabedoria do Silêncio Interno Texto Taoista.
UMA BOA PARCERIA PARA TRANSFORMAR E ABENÇOAR A SUA VIDA
OS PRAZERES DA ALMA.
Amor e Sexualidade.
O Poder do Pensamento Avanço automático.
Sobre Estar Sozinho Dr. Flávio Gikovate
ESTAR SOZINHO....
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
Você está pronto para entrar num universo de extremo poder?
Acreditar na Vida....
Arte da imagem, Arte da Música e Arte do Pensamento
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
O que é rezar Rolagem automática dos Slides com som.
Filosofia O que é filosofia?.
 Estimular o nascimento da consciência adulta, libertando as dores inconscientes e reunificando as partes rejeitadas em nós.
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
FELICIDADE - Richard Simonetti Ninguém diria em sã consciência que não deseja ser feliz. A felicidade tem uma conotação diferente para cada criatura. Por.
Estudando a Obsessão Trechos ditados por Ermance Dufaux.
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Profª. Taís Linassi Ruwer
Impressões de Otimismo
O ESPÍRITO DE PROFECIA E A DIVERSIDADE “Nem Todas as mentes são moldadas da mesma maneira” (Testimonies, Vol. 4, p. 128).
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
SER FELIZ Se você quer ser feliz Fuja a todo assunto vão Que não clareie a cabeça Nem ajude ao coração Em tudo o que suceder Procure a margem do bem,
A ÁRVORE DOS DESEJOS Comentário: Olga Mendonça.
Após meditar na santa vida de São José, rezemos a Ladainha e a oração da capa, e façamos o nosso pedido.
Por que é tão difícil amar a si mesmo?
A vida com emoções terça-feira, 6 de Janeiro de 2015.
Lei de justiça, amor e caridade
Não é apenas o avanço tecnológico que marcou o início deste milênio.
1.
Causa e efeito... A lei do retorno..
Fazer alguns sacrifícios com o intuito de ver e ter certeza do que quer ou que estão querendo, nem sempre é uma tarefa fácil já que corremos o risco de.
CAMINHO PARA INTIMIDADE COM DEUS
FASCINANTE PARA MIM É....
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
“O CONHECIMENTO DE SI MESMO É PORTANTO CHAVE DO MELHORAMENTO INDIVIDUAL” “O CONHECIMENTO DE SI MESMO É PORTANTO CHAVE DO MELHORAMENTO INDIVIDUAL”
ESTAR SOZINHO.
Aplicativos da graça na comunidade cristã Exemplificado em Filipenses O aplicativo da unidade. HOJE.
Produção e Formatação: VAL RUAS Produção e Formatação: VAL RUAS (ligue o som) Oração ao Eterno Wagner Borges.
FIO CONDUTOR Auto- Conhecimento Real Dever Auto - Perdão Renovação de Atitudes.
Reflexões O que André Luiz nos ensina?. André Luiz Nos oferece suas reflexões acerca do profundo processo de renovação mental que teve origem ao se libertar.
Quando vos apresentardes para orar, se tiverdes alguma coisa contra alguém, perdoai-lhe, a fim de que vosso Pai, que está nos céus, perdoe também os vossos.
Compaixão Os Prazeres da Alma Escola de Evangelização de Pacientes
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
Transcrição da apresentação:

ORGULHO, nosso maior inimigo

Orgulho é o sentimento de superioridade pessoal, um “subproduto” do instinto de conservação, que faz o Espírito permanecer fechado em si mesmo. Nesse sentimento, não existe a necessidade da humildade. A vibração imantada em todo o Espírito impede a percepção do outro.

O orgulhoso não percebe os enganos e nem compreende o valor da aproximação alheia. Não percebe o valor da troca e jamais permite ajuda. O orgulho exerce forte tamponamento das vibrações, formando barreiras em torno dos principais pontos da consciência. Para o orgulhoso, sua “superioridade” não permite que o conhecimento adquirido atue nos escaninhos da renovação mental.

CARACTERÍSTICAS DO ORGULHOSO Sente-se forte e, ao mesmo tempo, tem medo; Sente-se grande e teme a queda; Sente-se inteligente e não raciocina suas atitudes; Considera-se sábio e conhecedor da Verdade.

Expressões do Orgulho O reflexo do orgulho é um “outro eu”, uma “segunda natureza” enraizada nas profundezas da subconsciência capaz de fazer-nos sentir e pensar em coisas que não correspondem ao que verdadeiramente desejamos e sentimos.

Personalismo Expressão mais perceptível e concreta do orgulho. É a excessiva e “incontrolável” valorização conferida a nós mesmos, levando-nos a supor termos direitos e qualidades maiores do que aquelas as quais realmente possuímos.

Melindre É o estado afetivo doentio de fragilidade, que dilata a proporção e a natureza das agressões que sofremos do meio. Pequenas atitudes ou delicadas situações são motivos suficientes para que o melindroso se agaste, fechando-se em corrosivo sistema de mágoa e decepção com os fatos e pessoas que lhe incomodaram ou contrariaram.

Pretensão É o orgulho nas aspirações. Aprendamos a contentar com a alegria de trabalhar, sem expectativas pessoais.

Presunção É o orgulho no saber. Tomemos por divisa que toda opinião deve ser escutada com o desejo de aprender e que a postura de aprendiz nas situações foge do estado doentio da auto-suficiência.

Preconceito É o orgulho nas concepções. Habituemos a manter análises imparciais e flexíveis. Os preconceitos são as raízes de nossa infelicidade e sofrimento neurótico.

Indiferença É o orgulho na sensibilidade. Adotemos a aceitação e respeito em todas as ocasiões de êxitos e insucessos alheios. O oposto da indiferença é a alteridade para com os diferentes e os reveses indesejados da vida.

Desprezo É o orgulho no entendimento. Acostumemos a pensar que para Deus tudo tem valor, mesmo que por agora não o compreendamos.

Vaidade É o orgulho do que se imagina ser. Procuremos conhecer a nós mesmos e ter coragem para aceitarmo-nos tais quais somos, fazendo o melhor que pudermos na melhoria pessoal.

Inveja É o orgulho perante as vitórias alheias. Admitamos que temos esse sentimento e o enfrentemos com dignidade e humildade de modo a transformá-lo gradual e serenamente sem martirizar-nos.

Falsa Modéstia É o orgulho da “humildade artificial”. Esforcemos pela simplicidade que vem da alma sem querer impressionar.

Prepotência É o orgulho de poder. Aprendamos o poder interior conosco mesmo, transformando a prepotência em autoridade legítima, não fantasiosa.

Dissimulação É o orgulho nas aparências. Esforcemos por ser quem somos, sem receios, amando-nos como somos.

REFLETINDO Orgulhar-se de quê? O Espírito Miramez questiona: “Podemos fazer essa pergunta sem que tenhamos medo de estar equivocados, pois a humanidade, no ponto em que se encontra, não tem motivos para tal.”

Qual nossa maior conquista no campo dos sentimentos? REFLETINDO Qual nossa maior conquista no campo dos sentimentos?

REFLETINDO Que postura inicial o aprendiz deveria exercitar em si para começar a superar os automatismos milenares provocados pelo orgulho e suas expressões?

Quais as DUAS mais fortes expressões do orgulho em mim? REFLETINDO Quais as DUAS mais fortes expressões do orgulho em mim?

REFLETINDO O que venho fazendo para amenizar essas expressões na intimidade e nos hábitos diários?

BIBLIOGRAFIA BÁSICA (utilizada nesta apresentação) HAMMED (Espírito); NETO, Francisco do Espírito Santo. Renovando Atitudes. 16. ed. Catanduva: Boa Nova, 2003. HAMMED (Espírito); NETO, Francisco do Espírito Santo. A Imensidão dos Sentidos: um estudo psicológico da sensibilidade humana. 6. ed. Catanduva: Boa Nova, 2000. KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 311. ed. Araras: IDE, 2005. KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 67. ed. Araras: IDE, 1991. MIRAMEZ (Espírito); ANTUNES, Sissi. A Força do Pensamento. Belo Horizonte: Fonte Viva, 2005.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA (utilizada nesta apresentação) DUFAUX, Ermance (Espírito); OLIVEIRA, Wanderley S. de. Mereça Ser Feliz: superando as ilusões do orgulho. 5. ed. Belo Horizonte: INEDE, 2004. DUFAUX, Ermance (Espírito); OLIVEIRA, Wanderley S. de. Reforma Íntima Sem Martírio. 4. ed. Belo Horizonte: INEDE, 2004. Espíritos Diversos; OLIVEIRA, Wanderley S. de; OLIVEIRA, Maria José C. S. de. Seara Bendita. 2. ed. Belo Horizonte: INEDE, 2003. DUFAUX, Ermance (Espírito); PEREIRA, Cícero (Espírito); OLIVEIRA, Wanderley S. de. Unidos pelo Amor: ética e cidadania à luz dos fundamentos espíritas. 2. ed. Belo Horizonte: INEDE, 2004.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA (utilizada nesta apresentação) AMUI, Alzira Bessa França; VARANDA, Luciano Sivieri. Sentimento: a força do Espírito. Sacramento: Esperança e Caridade, 2004. AMUI, Alzira Bessa França; VARANDA, Luciano Sivieri. XXVI Encontro de Evangelização de Espíritos: a Moralidade Cristã em Debate. Sacramento: Esperança e Caridade, 2002.