A Pré-História Prof. Alcidélio Camilo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Pré- história.
Advertisements

CONCEITO DE HISTÓRIA E SEU ESTUDO E PRÉ-HISTÓRIA
Surgimento do planeta A Terra surgiu há 4 bilhões e 600 milhões de anos, era uma enorme bola de fogo. Após um bilhão de anos houve o resfriamento e surgiram.
REVISÃO.
As primeiras sociedades produtoras
O Debate Sobre a Pré-História
PRÉ-HISTÓRIA Período compreendido entre o aparecimento dos primeiros ancestrais humanos (hominídeos) até o surgimento da escrita.
Trabalho de História. E.E. Braz Sinigáglia Alunos:Lucas Cadette, Vanessa, Rodrigo, Carla, Claudia, Angélica. Profª.: Leandra Apresentam.
POVOS RECOLECTORES. POVOS RECOLECTORES Quer na inteligência e, portanto, na capacidade de fabricar objectos. Há milhares de anos, os seres humanos.
Origem das cidades. Éfeso – Turquia..
Maria Patricio Gonçalves Nº18 5ºA
Instituto Nacional de Educação de Surdos
PRÉ-HISTÓRIA Professor Sebastião Abiceu 6º ano
FILOGENIA HUMANA RECONHECENDO-NOS. Quem somos nós, os humanos? Quem somos nós, os humanos? Quem nunca se perguntou... Quem sou eu? De onde vim? Qual minha.
O SER HUMANO NA TERRA.
Prof. Luiz Antônio Tomaz
Professora Taiane História
A origem: Do universo e do homem.
História:Conceito A historia estuda o passado e o presente, buscando compreender o papel que os homens e mulheres tiveram e têm na sociedade. Como toda.
A Pré-História: os primórdios da evolução humana

TEORIA EVOLUCIONISTA Definições:
Período Paleolítico Nome: João Vitor Goularte.
PRÉ HISTÓRIA.
A VIDA NO PALEOLÍTICO.
A EVOLUÇÃO DO HOMEM.
Dinossauros – Curiosidades:
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
ARQUEOLOGIA.
PRÉ-HISTÓRIA: A Origem do Homem
EVOLUCIONISTAS VERSUS CRIACIONISTAS O EVOLUCIONISMO - É a teoria mais aceita atualmente para a explicação da origem do homem. O principal representante.
O SURGIMENTO DAS CIDADES
Por uma escola de vida Pré-História Geral Prof.: Thiago Oliveira.
Pré-História.
Como viviam os primeiros homens e mulheres?
HISTÓRIA Prof. Antonio Ive
Descrever as características de cada período da pré-história.
DESCOBERTA DO FOGO, ARMAS, ARTESANATOS, ESCRITA;
AS ORIGENS DO SER HUMANO
Aparecimento dos números reais
Pré-História As etapas da evolução humana
Professora Taiane História
Nomes: Luciana Silva, Camila, Karla, Helen e Jonathan. Série : 1° ano “A” Prof° Leandra.
A Origem do ser humano.
“Semear para os frutos colher…”
Pré-História Supervisora: Maria Helena
A EVOLUÇÃO DO HOMEM.
Evolução.
ESTUDOS PALEONTOLÓGICOS
O que é História? É o estudo do passado a partir da ótica de um historiador que analisa os vestígios deixados por civilizações antigas. O historiador não.
História Geral.
HISTÓRIA Capítulo 1: O nascimento das civilizações Prof.: Ítalo Gomes.
O USO DOS ANIMAIS NA ALIMENTAÇÃO
Pré-história Período do aparecimento do homem (hominídeos) ao uso da escrita por volta de 4000 a.C.
Um olhar sobre nós (?) mesmos!
ORIGEM HUMANA.
A PRÉ-HISTÓRIA.
As Primeiras Comunidades Recolectoras
O NEOLÍTICO E A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA
Do surgimento do homem à invenção da escrita
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 PROBLEMATIZANDO A PRÉ– HISTÓRIA
A ORIGEM DO SER HUMANO NO UNIVERSO (visão evolucionista)
Pré-História PERIODIZAÇÃO:
A História antes da Escrita
EVOLUÇÃO HUMANA.
Unidade 1 A História antes da Escrita
Periodização da História
Capítulo 1 – O céu, a Terra, o homem e seu passado Capítulo 2 – Os povos do Crescente Fértil PROGRAMA I ETAPA 6º ANO Capítulo 3 – Os povos do Extremo Oriente.
A origem humana Professora Arluce Dantas Bezerra.
A origem do homem ,a pré história até a revolução neolita etc .
Transcrição da apresentação:

A Pré-História Prof. Alcidélio Camilo

EVOLUCIONISTAS VERSUS CRIACIONISTAS

O EVOLUCIONISMO - É a teoria mais aceita atualmente para a explicação da origem do homem. O principal representante do evolucionismo, o cientista inglês Charles Darwin, afirmou, no século XIX, que o homem e todos os seres vivos são o resultado de um longo processo de evolução.

-De acordo com a teoria da evolução, as primeiras formas de vida surgiram nos oceanos. Daí a evolução permanente teria originado os peixes, depois anfíbios, seguidos pelos répteis. Estes últimos teriam dado origem às aves e ao mamíferos pequenos e, mais tarde, a todos os outros que conhecemos.

- Entre os mamíferos encontramos os primatas, ordem da qual fazem parte os macacos e os hominídeos. Os últimos, por sua vez, são a família da qual faz parte o gênero Homo. Darwin nunca afirmou que o homem descende do macaco. O que ele disse foi que os seres humanos e os macacos possuem um ancestral comum.

O CRIACIONISMO

- o Criacionismo acredita que a vida e toda matéria existente são resultados da ação direta de um Criador.Este modelo de explicação da origem do ser humano baseia-se no relato da Bíblia. A criação do mundo por Deus é relatada no primeiro livro da Bíblia, o Gênesis, palavra que significa origem.

A EVOLUÇÃO DO HOMEM

Há muitos e muitos anos..... Há tantos anos que nem você, nem eu, nem ninguém sabe exatamente quando o mundo testemunhou o surgimento de um novo ser. Este novo ser, durante alguns milhões de anos, foi sofrendo mudanças (no corpo e no comportamento) até se transformar no ser humano que conhecemos hoje.

Você acha que a cena ao lado poderia ter acontecido?

Foi na África que o ancestral mais longínquo do homem passou a ser bípede, isto é, assumiu a postura vertical, firmando-se sobre os dois pés. Após uma longa evolução, que se iniciou há cerca de 1 milhão de anos, os descendentes dos primeiros hominídeos então espalharam-se pela Ásia, África e Europa.

ARDIPITECOS - Viveram entre 5,5 e 4,5 milhões de anos atrás.A análise de fósseis do Ardipithecus ramidus, encontrados na Etiópia em 1974, indica que já caminhavam sobre os dois pés (bípedes) e se alimentavam de vegetais.

HOMO SAPIENS SAPIENS - Surgiu entre 200.000 e 100.000 anos atrás. Trata-se do homem moderno, o último da linha dos hominídeos.Desenvolveu a fala, a pintura e a escultura. Foi o primeiro a controlar a fabricação do fogo.

Ao longo de sua evolução biológica e cultural, o homem aperfeiçoou a técnica da caça e da pesca, inventou o arco e a flecha e criou a arte. As pinturas rupestres encontram-se em cavernas espalhadas pelos continentes.

Imagine-se vivendo num lugar muito frio, dependendo de alimentos difíceis de serem mastigados e cercado por animais selvagens. Pois é, o ser humano sobreviveu muito tempo antes de aprender a fazer e utilizar o fogo. Com o fogo, o ser humano pôde, então, espantar os animais, cozinhar a carne e outros alimentos, iluminar sua habitação, além de conseguir calor nos momentos de frio intenso.

Em sua trajetória, os primeiros seres humanos eram nômades, caçavam, pescavam e faziam a coleta de frutas e raízes comestíveis. Dois grandes avanços foram o desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais. Cultivando a terra e criando animais, o homem conseguiu diminuir sua dependência com relação à natureza. Com esses avanços, foi possível a sedentarização, pois a habitação fixa tornou-se uma necessidade.

Depois de mais de 1 milhão de anos de andanças do homem pelo mundo, a sedentarização, que ocorreu em diferentes épocas e lugares, transformou parte dos seres humanos em agricultores e aldeões. Neste período ocorreu também a divisão do trabalho por sexo dentro das comunidades. Enquanto o homem ficou responsável pela proteção e sustento das famílias, a mulher ficou encarregada de criar os filhos e cuidar da habitação.

Com a sedentarização,  a criação de animais e a agricultura em pleno desenvolvimento, as comunidades puderam trilhar novos caminhos. Graças ao controle que agora o homem tinha sobre o fogo, ele pode criar objetos de metais, tais como, lanças, ferramentas e machados. Assim, os homens puderam caçar melhor e produzir com mais qualidade e rapidez.

A produção de excedentes agrícolas e sua armazenagem, garantiam o alimento necessário para os momentos de seca ou inundações. Com mais alimentos, as comunidades foram crescendo e logo surgiu a necessidade de trocas com outras comunidades. A divisão de trabalho, dentro destas comunidades, aumentou ainda mais, dando origem ao trabalhador especializado.

Durante toda a história da humanidade, grande parte das criações e realizações do homem e da mulher foi sendo conservada, aprendida e transmitida de geração a geração, de uma sociedade para outra, por meio da comunicação oral. Com a invenção da escrita o homem pode se comunicar de forma diferente, permitindo que, mesmo passados muitos e muitos anos, as civilizações pudessem construir a história de outras civilizações que nem conheceram.

A PRÉ-HISTÓRIA Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita.