A Segunda Guerra Mundial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2º GUERRA MUNDIAL Tem origem nas conseqüências da derrota alemã na 1ºGuerra > perda de território e colônias, proibição de manter exército, pagamento de.
Advertisements

As origens do mundo atual
Segunda Guerra Mundial
1914 – 1918.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914 – 1918)
SEGUNDA GUERRA CAUSAS: TRATADO DE VERSALHES ASCENÇÃO NAZI-FASCISTA
A GUERRA FRIA [ ] “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador.
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Alojamentos nos campos de concentração
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
Segunda Guerra Mundial
REVISÃO A GRANDE GUERRA. Antecedentes Disputas coloniais pela África em busca de matéria-prima. Entrada tardia da Itália e Alemanha na partilha colonial.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Prof. Adrian Theodor Schartner Corbó
MÓDULO 2 GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA
A CRISE DO ESTADO LIBERAL
2ª guerra mundial ( )  Conflito entre os países imperialistas e política por querer dominar os povos “inferiores”
2º Guerra Mundial.
A II GUERRA MUNDIAL
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:
A Segunda Guerra Mundial
2ª Guerra Mundial.
CONTEXTO PRÉ-GUERRA Conseqüências da 1ª Guerra: derrota e humilhação alemã. Nacionalismos exagerados e democracias frágeis no continente Crise econômica.
II Guerra Mundial.
Exercícios de Vestibulares
A II Guerra Mundial e a Guerra Fria
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
Em 1936, Hitler e Mussolini firmaram um acordo de apoio mútuo chamado de Eixo Roma-Berlim. Em 1940, os dois paises selaram com o Japão o Pacto Anti-Komintern,
A Segunda Guerra Mundial
O choque de Imperialismos
Guerra Fria ( ) Características.
Capítulo 01 – A Geopolítica Mundial
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Segunda Guerra Mundial
RELAÇÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS NO ESPAÇO MUNDIAL
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria
O MUNDO ENTRE GUERRAS Capítulo 1 2° EM - Conecte.
Segunda Guerra Mundial
Imperialismo ( Neocolonialismo)
O MUNDO VIVEU DURANTE A DÉCADA D E 1930 UM PERÍODO BASTANTE CONTURBADO.
Segunda guerra mundial. O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam.
GUERRA FRIA.
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
Tortuosos Caminhos do Antigo Bloco Soviético : Início da 2ª Guerra Mundial : A Alemanha nazista e os países aliados ocuparam o Centro-leste.
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
GUERRA FRIA- PAZ IMPOSSÍVEL, GUERRA IMPROVÁVEL
A Segunda Guerra Mundial
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Do avanço fascista ao Dia D
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
INDUSTRIALIZAÇÃO E TRABALHO
Prof. Carlos Nasser. 1.Resquícios do Tratado de Versalhes  “única culpada”  exagero de punições  Resultado: desejo de vingança. 2.Crise de 29  aprofundamento.
ÍNDICE “UMA CONTINUAÇÃO DA ANTERIOR” A GUERRA (1939–1945)
P RIMEIRA G UERRA M UNDIAL ) INTRODUÇÃO: Na transição do século XIX para o XX, a Europa vivia um período de euforia e de grandes avanços tecnológicos.
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
A Primeira Guerra Mundial
A Segunda Guerra Mundial 9º ano CCB. “A Segunda Guerra Mundial foi uma aula de geografia do mundo” (Eric Hobsbawm, historiador britânico).
Transcrição da apresentação:

A Segunda Guerra Mundial Prof. Wilson de Oliveira Neto História Geral

“A Segunda Guerra Mundial foi uma aula de geografia do mundo” (Eric Hobsbawm, historiador britânico).

1939 – 1945 Ásia, Europa, norte da África e oceano Atlântico Tempo e Espaço: 1939 – 1945 Ásia, Europa, norte da África e oceano Atlântico

Coalizões Envolvidas: Aliados – EUA, França, GB e URSS; Eixo – Alemanha, Itália e Japão;

Contexto Histórico: “A recessão internacional [decorrente da ‘crise de 1929’] acirrou os conflitos entre as grandes potências, através da reação agressiva dos ‘capitalismos tardios’ (Alemanha, Itália e Japão), mais atingidos pela Grande Depressão. A Grã-Bretanha, a França e os Estados Unidos resistiram melhor à crise. Os primeiros graças a seus impérios e colônias, o segundo pelo seu potencial geográfico e populacional. Os colonialistas europeus se recusavam a aceitar a redivisão de esferas de influência, enquanto os EUA desejavam um sistema internacional aberto ao livre fluxo de comercial e financeiro, opondo-se, portanto aos ‘blocos protecionistas regionais’ que as potências do Eixo desejavam formar”.

Contexto Histórico: “O marasmo econômico dos anos 30 estimulava os protestos populares, enquanto, ironicamente, a URSS desenvolvia sua economia de modo acelerado. Assim, além das disputas entre as nações capitalistas industrializadas, as elites dominantes tinham uma percepção pânica do espectro de uma revolução social e procuravam destruir o movimento operário dentro de seu país bem como esmagar o único Estado Socialista – a URSS – que sobrevivera à guerra civil e à intervenção internacional de 1918-22”.

Invasão alemã à Polônia (01/09/1939). Estopim: Invasão alemã à Polônia (01/09/1939).

A Guerra: “A guerra na Europa foi mais intensa e decisiva para a definição do conflito. A luta terrestre entre Alemanha nazista [...] e a URSS [...] determinou o resultado da guerra”.

“Carne Congelada”.

A Guerra: Já a guerra no Extremo Oriente foi limitada. Os japoneses tiveram confrontos terrestres na China e no sudoeste asiático e uma luta aeronaval contra os Estados Unidos no oceano Pacífico .

Emblema dos Chindits – unidade britânica que enfrentou os japoneses na Birmânia.

A Derrota do Eixo: Ocorreu a partir de três fatores, a saber: os poderes econômico, militar e tecnológico dos Estados Unidos; a vitória militar soviética sobre os alemães na Europa oriental; os movimentos de resistência que existiram nas regiões ocupadas pelas potências do Eixo.

Diplomacia: “[...] apesar da definição dos dois blocos (Aliados e Eixo), a guerra foi marcada por relações sutis, complexas e contraditórias. As ambigüidades da ‘diplomacia triangular’ [...] que marcaram a preparação da guerra, perduraram durante todo o conflito, como no caso da demora dos anglo-saxões em desembarcar na Europa”.

Custos: Tanto os custos econômicos quanto sociais da WWII são difíceis de quantificar. Contudo, é possível apresentar alguns números. São eles: gastos cerca de um trilhão e meio de Dólares (ao valor de 1939); envolvidos diretamente 72 países; mobilizados 110 milhões de militares; mortos 55 milhões de pessoas; mutiladas 35 milhões de pessoas; desaparecidas 3 milhões de pessoas.

Explosão da “Fat Boy” sobre Hiroshima (06/08/1945).