Supressão Condicionada Muray, S. (1995). Coerção e suas implicações. Campinas: Livro Pleno. Cap 13.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA Introdução
Advertisements

TEORIA COMPORTAMENTAL
Deus: em MIM em TUDO em TODOS e em TODA A PARTE.
Escutando o oratório de S. Paulo de Mendelssohn “Levantemo-nos”
Foi Deus….
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
P U C U L A N D O....
A teoria Behaviorista sobre as ações
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Psicologia Comportamental Aula 5
A mensagem é linda e profunda.
Mais uma... Sabe de quem? Joãozinho Com Som Desconhecemos o autor.
SUA BOLSA.
O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
O PONTO PRETO.
R = Resposta = Comportamento
APREDENDO A ORAR.
O PONTO NEGRO.
Funcionária inteligente
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Quando tudo parece P E R D I O.
TRIÂNGULO DE PASCAL E CÁLCULO DE PROBABILIDADES
Amigo não tem defeitos CLICAR.
Psicologia Comportamental Aula 4
O CASAMENTO Você tem duas opções na vida: permanecer solteiro
Porque alguns profissionais têm mais sucesso que os outros?
Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
CASA QUEIMADA.
BURRHUS FREDERICK SKINNER
FMU – Direito - Psicologia Jurídica BEHAVIORISMO II Prof. Dr
DEPOIMENTOS “Inicialmente as crianças jogavam qualquer jogo que se encontrava na mesa, ou que nós indicássemos, ou jogavam junto com a gente. Logo passaram.
Na cidade de São Paulo, numa noite fria e escura de inverno, próximo a uma esquina por onde passavam várias pessoas, um garotinho vendia balas a fim de.
SISTEMA COMPORTAMENTALISTA
PÁGINA 1 DE 3 Filosofia Profunda, Para DESCONTRAIR enquanto o chefe não chega Errar é humano, persistir no erro é americano, acertar no alvo é muçulmano.
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
Vitor de Castro Gomes PUC-rio Maio 2009
AMIGO NÃO TEM DEFEITO LIGUE O SOM O dono de uma loja estava colocando um anúncio na porta: “Cachorrinhos à venda”. Esse tipo de anúncio sempre atrai.
Cientistas mostram que aquele papo que você tem com o seu filho desde quando ele está em sua barriga estimula áreas do cérebro responsáveis pelas habilidades.
O parto da prostituta O parto da prostituta Clique para avançar...
Comportamento Verbal e Linguagem
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
Primeiros passos. Pronto. Estamos aptos para o caminhar.
VI DOMINGO TEMPO PASCAL
Sidman – Coerção e Suas Implicações.
Análise do Comportamento ou Comportamentalismo
Loiras.
CHEGOU a HORA CD - Derrubando Muralhas Música e Letra: Jader Santos
O QUE É BEHAVIORISMO? Faculdade Estácio do Recife Curso de Psicologia
AMIGO NÃO TEM DEFEITO.
HISTÓRIAS DA VIDA “ Haja o que houver, eu sempre estarei a seu lado.”
Brincadeiras para Crianças
Depois de apresentar cinco anos consecutivos de queda, a mortalidade materna no Paraná apresenta um forte aumento e interrompe a tendência de redução.
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Jesus entrou em uma barca com seus discípulos e foi para uma cidade da Galiléia. Como sua fama havia se espalhado, a multidão.

Sapo Cururu em: O Que são as drogas?. Era uma vez um sapo chamado Cururu. Ele havia acabado de completar 12 anos e agora já poderia sair de casa sozinho.
Coerção gera Coerção Muray, S. (1995). Coerção e suas implicações. Campinas: Livro Pleno. Cap 14.
“Os pais devem considerar isso. Eles precisam compreender os princípios que fundamentam o cuidado e a educação das crianças. Devem ser capazes de criá-las.
A VITÓRIA QUE DEUS NOS DÁ SOBRE A INCREDULIDADE
Meios de comunicação. Meios de comunicação Meios de comunicação Os meios de comunicação são tudo o que usamos para comunicarmos com os outros. Existem.
PSICOLOGIA GERAL. O BEHAVIORISMO: Comportamento  Watson – 1913 (EUA)  Rompeu com a introspecção e com a tradição filosófica na psicologia.  Estudava.
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL
Comportamento operante. Recapitulando Certas respostas são inatas e a ocorrência destas está relacionada com a presença de um ESTÍMULO INCONDICIONADO.
Esse é um teste muito interessante. Não vale ficar pensando muito. Para medir qual o seu nível de inteligência. Preparado/a? Em frente! Tem que responder.
Transcrição da apresentação:

Supressão Condicionada Muray, S. (1995). Coerção e suas implicações. Campinas: Livro Pleno. Cap 13

Supressão Condicionada O que acontece quando há choques intensos e não há como espaçar deles? Experimento: 1) Rato – pressão barra reforçado em VI 30seg (taxa estável) – linha de base 2) Após som de 1 minuto, um breve choque (0,1 seg). Intervalo imprevisível até o próximo som.

Supressão Condicionada O sujeito para de responder assim que o som começa (se pressionasse teria alimento). Agacha tensamente, tremendo, defecando, urinando, como o pelo eriçado (os mesmos sinais de uma ansiedade paralisante).  supressão condicionada Após o choque, o sujeito volta a trabalhar até o próximo sinal.

Supressão Condicionada Análise do pânico/terror – considerar: (1) o sinal do aviso; (2) o choque inevitável e (3) uma linha de base positivamente reforçada.

Supressão Condicionada Fora do lab: O chefe ordena para em 5 minutos comparecer em sua sala para explicar por que as vendas caíram. Paramos o trabalho produtivo, sentimos enjôo de estômago. Descobrir que temos um doença fatal, ou que alguém em breve vai morrer; agachar no abrigo frente a tempestade; Monte Santa Helena entrou em erupção e as pessoas ficaram em casa;

Supressão Condicionada Fora do lab: A mãe que ameaça o filho: “espere seu pai chegar em casa!”; O motorista que fica com a fala confusa na frente do policial; historia de fracasso em provas paralisa o aluno frente a prova final;

Supressão Condicionada O lab. tornou possível avaliar vários tratamentos a) a terapia eletroconvulsiva diminui a supressão condicionada, mas por 1 mês, em ratos. b) Drogas tranqüilizantes reinstalam a atividade produtiva durante o sinal de choque c) Estimulantes, por outro lado, aprofundam a supressão.