SUPORTE À FRAGMENTAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Comando DROP INDEX Para eliminar um índice definido sobre uma tabela, utilize: Drop Index on ; Ex: No Access: Drop Index X on.
Advertisements

Computação Gráfica I Conteúdo: Professor:
VI- Implementação Objeto-Relacional
Banco de Dados Prof. Antonio.
Banco de Dados I Aula 20.
SQL Avançado Continuação
Teste de Mesa Como você deve resolver?
Letra a) Variável perimetro
Trabalho com tabelas de decisão
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Bancos de Dados 2º Semestre – 2010 Pedro Antonio Galvão Junior Fone:
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Bancos de Dados I 2º Semestre – 2010 Pedro Antonio Galvão Junior Fone:
Inserir uma tabela com os dados que se pretendem visualisar
Visões Marilde Santos.
Maurício Edgar Stivanello
Dados dois números m e n naturais e não nulos, chama-se matriz m por n ( indica-se m x n) toda tabela M formada por números reais distribuídos em m linhas.
Hierarquia de Visões de Objeto
Oficina sobre banco de dados
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2013 Capítulo II Confecção de Tabelas.
PUC - BD3 IBM DB2 Sistemas de Banco de Dados Distribuídos
MySQL Gerdson de Araújo Silva Universidade Federal de Alagoas Maceió-AL, 21 de maio de 2009.
Aula 5 - Sumário Inserir tabelas. Inserir tabelas. Alterar as propriedades das tabelas. Alterar as propriedades das tabelas. Alterar as propriedades das.
12 Horas Instrutor: Antonio Itamar Júnior
Banco de dados Profª Kelly Medeiros.
Query Tuning Lílian Simão Oliveira.
©Silberschatz, Korth and Sudarshan (modificado)5.1.1Database System Concepts Capítulo 5: Outras linguagens Query-by-Example (QBE) Datalog.
Banco de Dados II Prof. Antônio Cordeiro.
SQL Server 2012 Tipos de Dados e Tabelas
Trabalho de Desenvolvimento Processamento/Optimização de Querys.
Array multidimensional
Modelo de Dados Relacional
Modelo E-R no Rational Rose
Linguagem SQL.
Programação WEB Modelo de Aplicação PHP usando Banco de Dados
VIEW - VISÕES Professor Esp. Diego André Sant’Ana
Baseado no material do Professor Raul Paradeda
Banco de dados O que é MySQL Criar bando de dados
O Modelo Relacional. Introdução Este modelo é considerado o primeiro modelo de dados efetivamente usado em aplicações comerciais. Foi introduzido por.
Contatos Gladimir Catarino
SQL Server Comando PIVOT.
AULA DE DÚVIDAS 9 de Abril de Especialização  Simplifica-se quando:  especialização é disjunta e  especialização é total e  não há relações.
SQL Saturday #100 Brazil Windowing Functions no SQL Server 2012 SELECT * FROM (VALUES('Fabiano Neves Amorim'), ('Sr.Nimbus – SQL Server MVP'),
Fundamentos de Banco de Dados Fundamentos de Banco de Dados Prof. Gale 2º. Semestre 2008.
Comandos Alias, Joins, Funções e Índice Professor Esp. Diego André Sant’Ana Disciplina: Banco de Dados II professordiegosantana.wordpress.com.
Modelo de base de dados relacional
PostgreSQL Índices Nuno Campos N.º Nuno Campos - N.º Índice Introdução Tipos de Índices – B-Tree – R-Tree – Hash – GiST Classes de Operadores.
SQL SERVER XML Guia Essencial para Programação com XML no SQL Server.
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Bancos de Dados.
Daniel Paulo Atualizando e excluindo Dados Comando UPDATE – Altera registros da tabela UPDATE tabela SET nome_coluna = expressao.
Daniel Paulo Introdução Neste capítulo trataremos a relação entre tabelas e FILEGROUPS, bem como a alocação interna de dados.
Tabelas. Tabelas são usadas para apresentar "dados tabulares”
Exemplo de LSMW com Batch-Input
Recuperação de Dados Banco de Dados Carina Farias
ANS TABLES BY PROF. DR. MUHAMMAD ASHRAF.
VBA – Visual Basic para Aplicativos
Módulo 2: Criando tipos de dados e tabelas. Visão geral do módulo Criando tipos de dados Criando tabelas Criando tabelas particionadas.
Linguagem de definição de dados - SQL
1 HTML Prof. Esp. Andrew Rodrigues Aula: Table e Form andrewtec.wordpress.com.
Fundamentos de Banco de Dados Prof. André Cypriano M. Costa
Lim et al, Supplemental Table S1. Primer list for cloning and semi-quantitative RT-PCR.
Sistemas de Informação Geográfica suportados por Open Source Eurico Loureiro CITCEM Instituto de Ciências Sociais Universidade do Minho.
INE5408 Estruturas de Dados Aula 6b Listas Circulares.
1 Programação de Banco de Dados José Antônio da Cunha George Azevedo da Silva.
Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. Publishing as Pearson Addison-Wesley Capítulo 4 SQL básica.
José Antônio da Cunha 3/6/2016 José Antônio - CEFET-RN 1 Copyright © Dale Carnegie & Associates, Inc.
Banco de Dados José Antônio da Cunha CEFET – RN.
Tabelas <html><body> <table border=1>
Daniel Paulo SQL Server 2016 Módulo II Daniel Paulo
MS-SQL Server Structure Query Language
Window Functions Logan Destefani Merazzi
Transcrição da apresentação:

SUPORTE À FRAGMENTAÇÃO Esquema de Distribuição para Tabelas Fragmentadas -Expression Based -Round Robin -Range Distribution -System-Defined Hash -Hybrid

SUPORTE À FRAGMENTAÇÃO Expression Based -Separa as linhas de uma tabela de acordo com um determinado valor que pode ser especificado por critérios dentro de uma coluna. -Comando(exemplo): Create table TABELA (a int) fragment by expression a > 5 in dbspc1 a == 5 and a <5 in dbspc2

SUPORTE À FRAGMENTAÇÃO Round Robin -Coloca cada linha em um fragmento diferente, de maneira randômica e sequencial.

SUPORTE À FRAGMENTAÇÃO Range Distribution -Separa as linhas de uma tabela de acordo com intervalo de valor que pode ser especificado dentro de uma coluna. System-Defined Hash -A distribuição é feita através de uma regra interna do sistema que tenta manter o mesmo número de linhas em cada fragmento.

SUPORTE À FRAGMENTAÇÃO Hybrid -Combina dois esquemas de fragmentação.

MECANISMOS DE REPLICAÇÃO Informix Enterprise Replication -Replicação de forma assíncrona. -Replicação que permite as propriedades, master/slave ou update-anywhere. -Replicação de mecanismo transacional (Copia comandos INSERT, UPDATE e DELETE).

MECANISMOS DE REPLICAÇÃO Informix Enterprise Replication -Enterprise Replication garante a integridade dos dados, usando um processo de sincronização de dados que permite que as transações sejam aplicadas ao banco alvo na mesma ordem em que foram commitadas nos bancos origem. -Provê um mecanismo de detecção e resolução de conflitos.

GERENCIAMENTO DE VIEWS -O SGBD permite que se baseie a construção de uma view em tabelas ou em outras views que estejam em bases externas. -Mudanças nas views ou bases externas não são refletidas nas views. -Além disso, tais mudanças não são aparentes até que uma tentativa de acesso à view gere uma mensagem de erro.

CONTROLE DE SEGURANÇA - Existe um mecanismo de criptografia que garante a troca segura de mensagens, impedindo que usuários não autorizados acessem seu conteúdo.

Transparência -Transparência de Distribuição -O Informix implementa transparência de distribuição através da utilização de sinônimos, uma maneira simples de fazer com que tabelas remotas ou views pareçam ser locais. -Comando: Create synonym x FOR payables:jean.summarry -Qualquer acesso a dados pode ser feito utilizando sinônimo, desde que o usuário tenha privilégios adequados sobre os dados.

Processamento Distribuído de Consulta -O SGBD divide a query em componentes que podem ser executados em paralelo com o objetivo de aumentar a performance e utilizar de maneira ótima o esquema de distribuição. -Para realizar uma query, o otimizador avalia todos os possíveis planos, retornando para cada plano a primeira linha do resultado. Após fazer isso, escolhe o plano que apresentou o menor tempo de resposta.

Processamento Distribuído de Consulta - O otimizador toma decisões baseado em informações dos catálogos do sistema. Essas informações são, por exemplo: -Número de linhas de cada tabela usada na query; -Se os valores das colunas dessas tabelas são UNIQUE. -Se existem índices; - Usando essas informações, o otimizador determina todos (pesquisa exaustiva) os possíveis planos, avaliando o custo de cada um deles. O custo é baseado em vários aspectos, dentre eles: acesso a disco, recursos de CPU necessários e acesso à rede.

Processamento Distribuído de Transação -O Two-Phase Commit garante que as transações sejam commitadas uniformemente ou desfeitas (rollback). - O Two-Phase Commit utiliza uma recuperação automática (automatic recovery) em caso de falha, de modo a preservar a integridade dos dados entre todos os participantes.

Processamento Distribuído de Transação - Passos a serem realizados para recuperação do banco: 1- O administrador coloca o coordenador ou participante no “ar”; 2- Se a falha for no coordenador, cada servidor de banco de dados participante deve decidir se inicia a recuperação automática antes de dar commit ou rollback na transação ou depois de dar rollback na transação.

ACESSO A DADOS DE SGBD HETEROGÊNEO Enterprise Gateway Manager -Mecanismo: gateway -Permite o acesso a dados em bancos de dados heterogêneos. -Sybase, Oracle, VSAM, IMS, DB2. -A comunicação e conversão de dados é transparente ao cliente. -Se o EGM estiver configurado, consultas diretas ou distribuídas são tratadas da mesma forma que outras com um ou vários data sources do Informix.

ACESSO A DADOS DE SGBD HETEROGÊNEO Enterprise Gateway Manager -O cliente se conecta a somente um data source, já que todos os dados estão disponíveis através dos serviços EGM. -Processamentos e joins são realizados nos servidores aos quais pertencem os EGMs.