Aplicando Coleção Welie Utilizando Arquivo de Texto para o Desenvolvimento e Atualização de um Sítio Interativo para Web Rodolfo A. Silva, Fernando H.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdades Integradas Santa Cruz
Advertisements

Profa. Rudson apostilas.wikidot.com/hipermidia
Programação II Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Criação de Páginas Web Criação de Páginas Web – KompoZer
Implementação de um Sistema de Informações Georeferenciado (Geoufes) Utilizando Bibliotecas de Software Livres em Java Aluno: Geraldo Angelo Vassoler Orientador:
Um Processo Baseado em MDA para a Especialização de Mecanismos de Persistência Fabio Seixas Marques Seminário LES – 7 de abril de.
Componentes: A Abordagem Catalysis
Sistema Web para Departamentos
Alunos: Benedito Jr, Douglas Bertol, Robson Costa
Fundamentos de WEB - HTML, CSS e JS
Html Fernanda Barroso.
Tecnologias para Internet Thyago Maia Tavares de Farias Aula 21.
Apresentação teórica do Conceito HTML
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
Introdução a Arquitetura Orientada a serviços
Programação WEB HTML.
A Linguagem HTML.
Grupo de Pesquisa em ENGENHARIA DE SOFTWARE Arquitetura de Software
Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software
Uma empresa que veio à moda antiga
Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Computação e Estatística Servidor de Documentos XML Usando.
Web Services Uninorte Semana de Tecnologia da Informação
1ª Aula de Html Íria Albuquerque.
Programação WEB HTML.
A autoria - II.
HTML Programação Web.
{ GPES } Grupo de Pesquisa de Engenharia de Software.
Professor: Márcio Amador
Introdução ao CSS Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique com.
Tecnologias Web Prof. Msc. Juliano Gomes Weber Tecnologias Web Notas de Aula – Aula 02 1º Semestre UNIJUÍ.
Linguagens Web - Cliente
Projeto de Arquitetura de Software Visão Geral
Arquitetura de Desenvolvimento Web MVC vs. Three Tiers
Representação Arquitetural
Aula 1 - Fundamentos Web Servidor
Padrão- MVC Model, View, Controller
Tópicos avançados em internet B Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação.
Padrões de Arquitetura
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Matemática e Estatística XML: Extensible Markup Language EquipeEquipe: Adriana Cristina de Oliveira.
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO WEB
Padrões de Interação com o Usuário
Unidade 1 – Introdução a J2EE Prof.: Henrique Santos
Requisitos de Software
Autoria WEB Prof. Thiago Nogueira Tolentino Barbosa
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DO COMPONENTE DE UPLOAD DE ARQUIVOS DO E -PRAZO Aluno: Robson Cristian Tomaz Pereira Orientador: Charles Christian Miers Supervisor:
Cascading Style Sheets (css). Cascading Style Sheets  Cascading Style Sheets (CSS) é uma linguagem de estilo utilizada para definir a apresentação de.
UTILIZAÇÃO DOS PADRÕES DA COLEÇÃO WELIE PARA ELABORAÇÃO DE INTERFACES GRÁFICAS DO FRAMEWORK PARA FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA Fernando Henrique Malaquias.
The Petri Net Markup Language (PNML) Wellington João da Silva Mestrado Ciência da Computação.
XML: Conceitos, Tecnologias e Aplicações Vânia Maria Ponte Vidal
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
Programação para Internet
Karine Alessandra Córdova
WebPTM Web Project and Time Manager Autor: Daniel Nicoletti Orientador: Prof. Dr. Carlos Miguel Tobar Toledo Co-Orientador: Murilo Woigt Miranda PONTIFÍCIA.
Profº Cláudio Barbosa HTML - Introdução  HTML – Hypertext Markup Language – Linguagem de Marcação de Hipertexto;  Linguagem.
HTML - HyperText Markup Language Professora: Fabrícia F. de Souza.
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Servidores.
Aula 1 - Fundamentos Web Servidor Instituto Metodista Izabela Hendrix Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Gilmar Medeiros.
Student Tech Clubs Desenvolvimento WEB Antonio Ladeia Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Instituto Federal da Bahia Introdução.
UCSal – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Programação para Aplicações WEB Profa. Semíramis Assis
Introdução a Arquitetura, HTML e CSS
1 Prof. Esp. Andrew Rodrigues HTML.
Desenvolvimento WEB II Ajax – Utilização de Frameworks Javascript Professora: Kelly de Paula Cunha.
Visão Geral de Desenvolvimento Web Front End Tecnologias.
1 Especificação de Sistemas de Software e a UML. 2 Modelagem de sistema A modelagem de sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade do sistema.
YOUR LOGO Tópicos Avançados em Internet Prof. Lincoln Ferreira Dantas Sistemas de Informação UNIESP – Presidente Epitácio.
Prof. João Ricardo Andrêo Programação p/ INTERNET - HTML 31/5/ :34 1 Introdução e Conceitos CSS CSS significa Cascade Style Sheetes (Folha de Estilo.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
ALUNO: RONI FABIO BANASZEWSKI Model-View-Controller.
Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos
Síntese do Negócio ONTOWEB. Ontoweb – Nova Geração de Ferramenta de Busca Possui comportamento inteligente que auxilia o usuário a organizar e compartilhar.
Transcrição da apresentação:

Aplicando Coleção Welie Utilizando Arquivo de Texto para o Desenvolvimento e Atualização de um Sítio Interativo para Web Rodolfo A. Silva, Fernando H. Malaquias, Helyane B. Borges, Simone N. Matos, Eliana C. M. Ishikawa

Agenda Objetivo Coleção Welie W3C Tecnologias Utilizadas Solução Proposta Contribuições

Objetivo Criação de um sistema interativo aplicando padrões de interação e tecnologias gratuitas de desenvolvimento.

Padrões de Interação São coleções de boas práticas encontradas em interfaces gráficas de um determinado segmento. Padrões são descobertos, e não inventados.

Coleção Welie Nome: Define o pseudônimo para o padrão. Problema: Informa ao projetista a finalidade e motivação para o uso do padrão. Solução: Propõe uma solução para o problema. Quando usar: Ilustra a aplicabilidade do padrão. Como: Relata o que precisa ser realizado para a adequação do padrão as necessidades do projetista. Porque: Descreve a justificativa do uso do padrão. Outros Exemplos: Ilustra de forma prática o uso do padrão em alguns sítios.

World Wide Web Consortium (W3C) Auxiliam no desenvolvimento de páginas, indicando princípios gerais de acessibilidade e as formas ideais de implementação que orientam os desenvolvedores web. Portabilidade. Acessibilidade.

Extensible Hypertext Markup Language (XHTML) É a reformulação da linguagem de marcação HTML. Muda a descrição do conteúdo Web fornecendo recursos extensíveis, mais ricos e mais poderosos que a HTML.

Cascading Style Sheet (CSS) Soluciona o problema da HTML, sendo utilizada para separar a linguagem de marcação do seu estilo. Utilizada para o tratamento visual do sítio.

Interação Logo pensa-se em interface visando desempenho do usuário. Interação Cliente-Aplicação. O Cliente é quem solicita uma aplicação. A aplicação é uma página.

Tecnologias Utilizadas HTML Bloco de notas JSP

Tecnologias Utilizadas HTML Bloco de notas JSP

Linguagem HTML  Linguagem base para a construção de páginas.  Fornece ao cliente uma maneira de atualizar o conteúdo da sua página.

Tecnologias Utilizadas HTML Bloco de notas JSP

Bloco de notas  É um editor de texto básico.  Contém o conteúdo da página, acrescido de algumas tags HTML: Quebra de linha Link Tópicos Tabela Nova linha na tabela Nova coluna na tabela

Tecnologias Utilizadas HTML Bloco de notas JSP

 São páginas web, processadas por um servidor (Sampaio 2007).  É utilizada para realizar a ligação do conteúdo com a interface.

Solução Proposta Coleção Welie  Meta Navigation  Headerless Menu  Footer Bar W3C  XHTML  CSS

Meta Navigation Footer Bar Headerless Menu

Solução Proposta Arquitetura MVC (Modelo-Visão-Controle)  Permite dividir as funcionalidades de uma aplicação.  Modelo responde as solicitações feitas pela Visão.  Visão é a interface visualizada pelo usuário.  Controle é a informação apresentada pela Visão.

Solução Proposta Modelo   Dependendo do link o modelo requisita uma chamada para o arquivo.txt correspondente.

Solução Proposta Controle  Informação inserida na página.

Visão  Interface que interage com o usuário. Solução Proposta

Passos para a atualização da página:  O usuário acessa o bloco de notas no servidor.  Inclui ou altera o arquivo.  Salva o arquivo. Solução Proposta

Contribuições Melhorar a interação do cliente com a aplicação. Atualização de conteúdo sem a presença preliminar de um programador.

Obrigado ! Dúvidas?

Referências ALEXANDER, C. A Pattern language: towns, buildings, constructions. New York: Oxford University Press, p. BASS, L.; CLEMENTS, P.; KAZMAN, R. Software architecture in practice. (2003). New York: Addison Wesley. 560p. BRAGA, R. T. V. “Um processo para construção e instanciação de frameworks baseados em uma linguagem de padrões para um domínio específico”. (2003). 232f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Universidade de São Paulo, São Carlos. MARCONDES, C. A. (2000) Programando em HTML 4.0 – 5ª Edição - Editora Érica MAUJOR. Disponível em: Acesso em: Jul/ MENDES, A. Arquitetura de software: desenvolvimento orientado a arquitetura. (2002). Rio de Janeiro: Campus. 212p. SAMPAIO, C. (2007). Guia do Java : Enterprise Edition 5 : desenvolvendo aplicações corporativas, Rio de Janeiro: Brasport. WELIE. (2008). Disponível em: Acesso em: Jul/2008. W3C. (2008). Disponível em: Acesso em: Jul/2008.