História Prof. Carlos GEO Grupo SEB

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A GUERRA FRIA.
Advertisements

A era dos impérios
DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA
A África e os seus problemas históricos
ORIENTAÇÕES DE ESTUDO – AVALIAÇÃO MENSAL
Independência da América Latina
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
A descolonização da África
África do Sul C.12 Página F46.
Apartheid: a legitimação da segregação racial
Descolonização da África e da Ásia
Unidade 12 A ocupação africana e suas consequências
ANGOLA - Ex colônia de Portugal
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÍNDIA OBJETIVOS.
DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA
Coexistência pacífica (1953 a 1960)
ÁFRICA ,ÁSIA e ORIENTE MÉDIO NO SÉCULO XX
IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO )
ESTA É A AFRICA. E SEUS PAÍSES..
IMPERIALISMO DEFINIÇÃO: “ [...] dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca.
África Autoria: Profª Fabiana Pegoraro Soares.
Descolonização Afro-Asiática
Descolonização Afro-Asiática
Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Multimídia em aulas de História
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA
Antes e depois do 25 de Abril de 1974
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
A conquista da liberdade
Atualmente a África do Sul garante o maior PIB do continente.
Guerra Colonial Trabalho realizado por: Joana Malcato.
ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização
Formadores: Fernando Guita & Rita Camões
AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE
Um continente esquecido
CONFERÊNCIA DE YALTA 1945 (EUA, INGLATERRA e URSS):
Os movimentos sociais dos anos 50/60/70
Assim como a América do Sul e Central e Ásia, a África também foi colonizada pelos europeus, fato comum entre os citados é que todos foram colônias de.
Conflitos quentes da Guerra Fria
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA
Professor Edley
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA
A DESCOLONIZAÇÃO E A EMERGÊNCIA DO 3º MUNDO
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA
O místico.
África do Sul.
Conflitos Nacionais na África.
ÁFRICA.
A República Trabalho Elaborado por: Fernando Bruno Filipe Francisca.
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA Págs. 100 à 104.
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
GUERRA FRIA Nem tudo são flores
Colonização Africana Colonização Africana.
Revisão Cap. 41 e 42.
Descolonização afro asiática
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E ÁSIA
O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Descolonização Afro-Asiática
Cap. 7 – Totalitarismo na Europa e na Ásia
Independência da América Espanhola Prof. Alan
África Aspectos Gerais e Conflitos Ensino Médio e Curso Prof. Eli Toledo.
Descolonização Afro-asiática
A Independência dos Estados Unidos da América Prof. Alan.
África Profº Marcelo Sau. Números dramáticos Aids: 9 em cada 10 portadores do HIV no mundo são africanos. Guerras: Mais de 20 países africanos estão envolvidos.
Transcrição da apresentação:

História Prof. Carlos GEO Grupo SEB

A Descolonização da Ásia e da África Objetivos - Relacionar a situação atual dos países africanos e asiáticos a seu passado colonial - Reconhecer a descolonização da Ásia e da África como um processo de luta das populações por sua independência

1) O despertar da Ásia - Pós Segunda Guerra, 1975: emancipação das colônias europeias na Ásia e na Africa. 1.2) Ghandi e a não violência - Líder da independência na Índia: Mahatma Ghandi - Pregava a não violência e a desobediência civil - Campanhas pacíficas

- 1947, Inglaterra reconhece a independência da Índia - Divisão do território em dois estados independentes: Índia (hindus) e o Paquistão (mulçumanos). - Ao invés de diminuir, aumentou a tensão entre os povos - Conflitos geopolíticos: Paquistão, Bangladesh e Caxemira. - Emanciparam-se também Ceilão, Birmânia, Laos e Camboja.

2) Guerra e Paz na África - Influência europeia na África desde o século XV: escravidão e neocolonialismo. - Consequências - baixo desenvolvimento econômico - desigualdades sociais - fome, miséria - analfabetismo - epidemias - guerras civis - conflitos étnicos - A partir de 1950, diversos povos lutam pela sua independência.

2.1) Argélia: de armas na mão - Antiga colônia francesa. - Questionou o confisco de suas melhores terras. - 1954: atentados organizados pela FLN (Frente de Libertação Nacional) dá início a guerra pela independência. - Em 1961, presidente francês De Gaulle negocia paz com os argelinos. - Grupos conservadores do Exército francês tentou impedir, tramando um golpe ao presidente. Fracassou. - Mar/1962: Argélia é reconhecidamente livre. - Cerca de 1 milhão de pessoas morreram.

2.2 Guerra nas colônias portuguesas - Portugal: um dos principais colonizadores da África - A partir de 1960, Portugal enfrenta diversos movimentos emancipacionistas: Angola, Guiné-Bissau, Guiné, Cabo Verde, Moçambique - Foram fortemente reprimidos pelo governo português, sob a liderança de Salazar, que tinha influência fascista. - Seu sucessor, Marcelo Caetano, também não negociava com os revoltosos. - Revolução dos Cravos (Abril/1974): rebelião de jovens militares, com apoio popular, pôs fim à ditadura fascista em Portugal. - De caráter democrático com tendências socialistas, a revolução colocou no poder um governo que reconheceu a independência das colônias portuguesas a partir de 1975. -

3. Uma nova dependência - As potências europeias não se preocupavam em levar o bem estar e o desenvolvimento às colônias, apenas explorá-las. - Os novos países da África e da Ásia se emanciparam politicamente, mas não econômica, financeira e tecnologicamente. - Continuaram sendo exportadores de matérias primas e importadores de produtos industrializados. - Vendem barato, compram caro = grande dívida externa

4. África do Sul: opressão e Apartheid - Extremo sul: colonizado pelos holandeses e ingleses. - 1931: África do Sul se torna independente, - Desde 1911: governada por uma elite branca europeia, que reduziu os direitos da maioria negra. - 1912: Congresso Nacional Africano (CNA): partido para reivindicar os direitos negros. - 1948: governo institui um regime de segregação racial entre brancos e negros, o apartheid. - Os negros não tinham acesso à propriedades de terra, participar da política, casar com pessoas brancas, frequentar certos ambientes, viajar sem autorização do governo, tinham que morar em bairros e estudar em escolas exclusivamente negras.

- 1962: prisão de Nelson Mandela, líder do CNA - 1962: prisão de Nelson Mandela, líder do CNA. Condenado à prisão perpétua em 1964. - 1970: África do Sul vai sendo isolada pelos demais países. Pressão e boicote internacional. - 1979: governo inicia um programa de reformas. Legalizou a organização sindical dos negros, além de outras medidas. - O apartheid teve fim no início da década de 1990. - Nelson foi liberto, o CNA, legalizados e a Constituição do país, alterada. - Negros e brancos com os mesmos direitos - 1994, Nelson Mandela vence a primeiras eleições multirraciais da história da África do Sul. Novo parlamento composto por brancos e negros. - Fim do regime de segregação racial, sem guerra civil, mas com inúmera vítimas entre a população negra.