Prof. Isaac N L Silva Professor Adjunto – PUCRS Rosca no torno Prof. Isaac N L Silva Professor Adjunto – PUCRS
ROSCAS E ROSCAMENTO NO TORNO Para que servem as roscas? Fixar peças = roscas triangulares Transmitir movimento = roscas quadradas, trapezoidais, dente de serra ou redonda
Dimensões das roscas As dimensões das roscas são padronizadas e constam em tabelas Dimensões mais importantes:
Roscamento no torno A rosca é produzida pela ferramenta de roscar devidamente afiada O passo deve ser estabelecido no torno, antes de iniciar o roscamento, por meio de alavancas de controle Deve ser estabelecida uma conexão entre o carro da ferramenta e o parafuso de avanço, unindo a porca partida com a rosca do parafuso de avanço O diâmetro inicial deve ser menor do que o diâmetro nominal da rosca a ser feita, porque o material é “levantado” no roscamento; se isso não for levado em consideração, a rosca pode quebrar
Esquema para o roscamento no torno
N.º OPERAÇÃO FERRAMENTA VELOCIDADE 01 Fixar lado A e facear lado B Bits Normal 02 Abrir furo de centro lado B Broca apropriada 03 Puxar a peça mais para fora e apoiar o ponto - 04 Realizar cilindramento 9,3 x 25 05 Quebrar canto vivo do lado B externo 06 Sangramento 7,5 x 4 Bedame Normal (latão) Reduzida (aço) 07 Abrir rosca W3/8” – 16 f.p.p. No torno (incluindo determinadas verificações) Reduzida
Sequencia de operações OPERAÇÃO FERRAMENTA VELOCIDADE 01 Fixar lado A e facear lado B Bits Normal 02 Abrir furo de centro lado B Broca apropriada 03 Puxar a peça mais para fora e apoiar o ponto - 04 Realizar cilindramento 9,3 x 25 05 Quebrar canto vivo do lado B externo 06 Sangramento 7,5 x 4 Bedame Normal (latão) Reduzida (aço) 07 Abrir rosca W3/8” – 16 f.p.p. No torno (incluindo determinadas verificações) Reduzida
Facear topo até eliminar marcas da serra Furar com broca “decentro cilindrar diâmetro 9,3mm por comp. de 30 mm Sangrar 18mm por comp. de 20 mm
Fixar peça para 1ª. operação
Posicionar a ferramenta para facear, e facear o topo Inclinação menor que 90 Fixar o carro longitudinal Sempre que usar : o carro transversal ou o carro superior
Furar “decentro”
Fixar cabeçote móvel
Movimentar a broca “ decentro”
Marcar o comprimento a cilindrar ~25 mm
Criar a referência para a medição do diâmetro com o colar milimétrico
Cada traço do carro transversal = 0.05mm no
Cilindrar até 9.3mm
“Acertar” o comprimento! Novamente fixar o carro long. Com o carro transversal, fazendo as medidas no carro superior
Cada traço do carro superior = 0.05mm
Fixação e posicionamento da ferramenta de corte
Talhar a rosca
Substituir a ferramenta
Posicionar a ferramenta
Escolha das alavancas da “caixa Norton”
Porca bipartida Fuso