QUESTÃO AMBIENTAL DO PARAGUAI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
El Salvador Nome Oficial: República de El Salvador
Advertisements

América Latina : Quadro natural
”Mudança Climática, Desenvolvimento Sustentável e Pobreza"
BIOMAS BRASILEIROS.
Os polêmicos projetos hidrelétricos no Brasil
AMÉRICA PLATINA E BRASIL
ARGENTINA ARGENTA – PAÍS PLATINO.
PARAGUAI A TRÍPLICE FRONTEIRA.
Reserva de Biosfera Universidade Federal de Campina Grande
Oficina para a Universalização da Inclusão de Famílias de Baixa Renda no Cadastro Único no Estado do Rio Grande do Sul.
A importância da Biodiversidade
Complexo regional do Centro-Sul
BIOMAS BRASILEIROS Regina A.Y Cristiane Peres.
MEIO AMBIENTE NO BRASIL
Marcio Pochmann Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Porto Alegre, 31 de janeiro de Rio Grande Sul.
ATIVIDADES ECONÔMICAS DO PARAGUAI
OS COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS
REGIÃO CENTRO OESTE.
Condições de vida na África
Paraguai Felipe saito nº06 Leonardo viana nº20.
O Cone Sul Bacia da Platina: Estruturada pelos rios Paraná, Uruguai e Paraguai. Drena regiões de planícies fluviais e baixos planaltos (brasileiro,Patagônia.
Exposição Migração juvenil na América Latina e no Caribe Por: Drª Ana Isabel Roldán Rico Professora e Pesquisadora Universidade de Querétaro.
BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL
Biodiversidade compreende, portanto:
Aula de Revisão de Geografia do 8º ano
Biomas Brasileiros INTRODUÇÃO
PAÍSES PLATINOS São chamados de países platinos as nações banhadas pela bacia do Prata, formado pelos rios Paraná, Paraguai e Uruguai. Esses países tem.
América Central Aspectos naturais e povoamento.
Regiões geoeconômica ou complexos regionais
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
AMÉRICA PLATINA PAÍSES DO PRATA.
2011 – Ano Internacional das Florestas. Se 2010 foi o ano da Biodiversidade, 2011 entra para a história como Ano Internacional das Florestas, segundo.
PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS. PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS.
clique no mouse para passar as telas
América Platina.
Conservação e Preservação
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
Brasil: país subdesenvolvido porém, industrializado
Biomas do Brasil.
GEOGRAFIA Climas e vegetação.
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
Indicadores socioeconômicos do Brasil.
Desmatamento Prof. Regis Romero.
Geopolitica dos Recursos Naturais..
BIOMAS DO BRASIL.
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
GEOGRAFIA DO PARANÁ.
Canadá América do Norte América Anglo-Saxônica EUA, Canadá, México
POPULAÇÃO E AMBIENTE.
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS , LAGOS E REPRESAS.
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Diretora Presidente da CAERD CORPOS HÍDRICOS DE RONDÔNIA
REGIÃO SUL A menor das regiões do IBGE A terceira mais populosa
IDH – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
SUL O BRASIL SUBTROPICAL 7ºANO CAPÍTULO 11. REGIÃO SUL É A MENOR EXTENSÃO TERRITORIAL DO PAÍS A SEGUNDA MAIOR REGIÃO NA ECONOMIA ESTÁ ENTRE AS TRÊS MAIS.
Biomas Prof. ª Bruna Damiani.
Desigualdade e Globalização;
Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas
Bacias Hidrográficas Bacias brasileiras.
Los impactos del Cambio Climático en el Pantanal Alcides Faria
O BRASIL E A AMÉRICA DO SUL
Curso Educação Ambiental – Construindo novos valores de Cidadania e Sustentabilidade Maio 2011.
População no RS Professor Jeferson 3º EM. Indicadores População (estimativa 2015) Densidade Demográfica - 39,77 hab/km².
Os grandes projetos PCN (1985) - Programa Calha Norte - Calha Norte é a faixa de fronteira no extremo norte do Brasil. Com quase seis mil quilômetros.
Trabalho de Geografia Regiões geoeconômicas
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO BIOMAS BRASILEIROS Disciplina de Ciências Profº. Carlos.
Transcrição da apresentação:

QUESTÃO AMBIENTAL DO PARAGUAI Nomes: Alice Byczkowski nº1 Luiza Freitas nº22

APRESENTAÇÃO Iremos apresentar um pouco sobre a questão ambiental do Paraguai, a qualidade de vida da população, a preservação ambiental, entre outros fatores. Esperamos que gostem!

Dados do paraguai População: 6.348.917 habitantes. (Homens: 3.205.235; Mulheres: 3.143.682). Composição: Eurameríndios 95%, guaranis 3%, europeus ibéricos 2%. Densidade demográfica: 15,6 hab/km². Taxa média anual de crescimento populacional: 1,7%. População residente em área urbana: 60,9%. População residente em área rural: 39,1%. População subnutrida: 11%. Esperança de vida ao nascer: 71,5 anos. Domicílios com acesso a água potável: 77%. Domicílios com acesso a rede sanitária: 70%. Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,640 (médio).

Qualidade de vida Os habitantes paraguaios enfrentam vários problemas sociais: alta taxa de desemprego; a subnutrição atinge 11% da população; os serviços de saneamento ambiental são destinados a menos da metade das residências; a taxa de mortalidade infantil é de 31 óbitos a cada mil nascidos vivos. Conforme dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Paraguai possui o segundo pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da América do Sul, apresentando média de 0,640.

O Paraguai tem o maior percentual de pobreza e indigência da região, segundo o relatório da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal). Em 2010, a porcentagem da população em situação de pobreza era de 54,8%. Apenas 4,9% a menos que em 2002. A indigência teve pequeno retrocesso nos últimos anos e, atualmente, afeta 30,7% da população paraguaia. Mesmo assim, de acordo com o Cepal, o Paraguai é um dos países da América Latina que menos recursos destinam aos habitantes – menos de 300 dólares per capita. Na mesma situação encontram-se Bolívia, Equador, Guatemala, Honduras e Nicarágua. O relatório aponta que a educação é a maior parte dos gastos em seguridade e assistência social.

A Soja como um problema expansão da soja no país vizinho e apresenta cadeias produtivas envolvendo empresas dos dois países. A pesquisa relata a disseminação dos problemas sociais e ambientais enfrentados por camponeses e indígenas paraguaios que estão associados ao crescimento expressivo das lavouras de soja no país vizinho. Reflexos - A soja chegou inicialmente a departamentos (região administrativa que equivale a um Estado brasileiro) como Alto Paraná e Itapúa, causando a destruição da floresta original remanescente. Na Mata Atlântica do Alto Paraná, os oito milhões de hectares originais do bioma foram reduzidos nas últimas décadas a 700 mil hectares – menos de 10% da cobertura inicial.

A energia elétrica, que até o final da década de 1960 era obtida em centrais térmicas, com a queima de madeira e de óleo, experimentou a seguir um extraordinário incremento de produção, graças ao aproveitamento hidrelétrico da bacia do Paraná. Paraguai e Brasil dividem a energia ali produzida e a limitação do mercado paraguaio permite ao país exportar uma parte de sua quota de volta para o Brasil

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL O Paraguai não é banhado pelo mar, abriga mais de 650 espécies de aves. O rio Paraguai divide a nação em duas regiões ecológicas contrastantes. No oeste estende-se o sempre quente Chaco, uma enorme paisagem de florestas secas, matas espinhosas, pântanos e rios e córregos sazonais. O Chaco tem 60% das terras do Paraguai, mas apenas 10% de seus habitantes. A porção noroeste do país também inclui os ricos pântanos do Pantanal. A metade leste do Paraguai abriga a vistosa, mas altamente ameaçada, Mata Atlântica Interior, que sustenta a maioria da indústria, da agricultura e da população do país.

INICIATIVAS PARA A PRESERVAÇÃO Chaco: Um trabalho incentivado pela TNC (The Nature Consevancy) e feito com parceiros de conservação no Paraguai desde 1987 para proteger os únicos habitats e recursos naturais da região. O recente desmatamento e a destruição de habitat em função do mau uso dos limitados recursos naturais e de projetos insustentáveis de agricultura, pecuária e exploração de petróleo colocam em risco a beleza e a capacidade do Chaco de sustentar pessoas, animais e plantas. San Rafael e Mbaracayú: As reservas de San Rafael e Mbaracayú, na Mata Atlântica do Paraguai, desempenham um importante papel na proteção de espécies ameaçadas, como onças, preguiças, tamanduás e lobos-guará. A TNC ajudou a proteger a Reserva de Mbaracayú por meio de projetos sociais e educacionais.

Energia elétrica A Usina Hidrelétrica de Itaipu  é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Com seu lago perfazendo uma área de 1 350 quilômetros quadrados, indo de Foz do Iguaçu, no Brasil e Ciudad del Este, no Paraguai, até Guaíra e Salto del Guairá.