Contexto Histórico: Com o fim da II Guerra tem início a disputa entre capitalistas e comunistas pela hegemonia no poder (bipolaridade). A geração pós-guerra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MUNDO DO PÓS GUERRA Caracterizou-se:
Advertisements

A GEOGRAFIA DO PODER.
1914 – 1918.
25 de Abril de 1974.
ORIENTAÇÕES DE ESTUDO – AVALIAÇÃO MENSAL
NAPOLEÃO O GRANDE Lucas n° 13 Hugo n° 06 Profª. Joelma.
O SONHO DE INDEPENDÊNCIA
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
Vietcongues (guerrilheiros comunistas do sul)
REVOLUÇÃO CUBANA.
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
1ª Guerra Mundial.
“DO PÓS 2ª GUERRA MUNDIAL ATÉ O FIM DA URSS”
INDEPENDÊNCIA – AMÉRICA INGLESA
Coexistência pacífica (1953 a 1960)
HIROXIMA&NAGASÁQUI Pedro Alexandre nº7.
GUERRA FRIA: CORRIDA ARMAMENTISTA/ESPACIAL
Curso Direito à Memória e à Verdade
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:
Descolonização Afro-Asiática
GUERRA CIVIL ESPANHOLA
Os Conflitos durante a Guerra Fria
2ª Guerra Mundial.
II Guerra Mundial.
Em 1936, Hitler e Mussolini firmaram um acordo de apoio mútuo chamado de Eixo Roma-Berlim. Em 1940, os dois paises selaram com o Japão o Pacto Anti-Komintern,
Trabalho De História.
IMAGENS DO TIBETE. IMAGENS DO TIBETE REVOLUÇÃO DA CORÉIA.
A Guerra do Vietnã.
GUERRA DO VIETNÃ FOI O MAIS POLÊMICO E VIOLENTO CONFLITO ARMADO DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX.
O caso da Indochina Domínio Francês desde o século XIX;
TERRORISMO E GUERRILHA URBANA ONTEM E HOJE
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE
A humilhação e reação dos norte-americanos
GUERRA DO VIETNÃ 9º Ano A e B – (3º Bimestre)
Os primeiros movimentos de independência
História “Guerra Fria”.
HISTÓRIA Guerra Fria 9º ano
Conflitos quentes da Guerra Fria
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA
TRABALHO DE HISTORIA TEMA:A ERA NAPOLEÔNICA
Gustavo Giuseppe Medeiros
Características e Conlfitos
GUATEMALA.
Coluna Prestes.
GUERRA DO VIETNÃ.
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
REVOLUÇÃO CHINESA Revolução Chinesa
Guerra Fria.
Capitalismo versus Comunismo
A Segunda Guerra Mundial
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Do avanço fascista ao Dia D
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial ( ). É chamada de Guerra Fria por ser uma.
Descolonização Afro-Asiática
GUERRA FRIA.
Alunos: Eduardo Falchetti Sovrani Vilmar Ibanor Bertotti Junior.
GUERRA DA CORÉIA ( ).
Descolonização Afro-asiática
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
Guerra do Vietnã. A Guerra do Vietnã foi um conflito armado que começou no ano de 1959 e terminou em As batalhas ocorreram nos territórios do Vietnã.
GUERRAS NA GUERRA FRIA Jonatas Carvalho. GUERRA DA COREIA – 1950 – Teve como pano de fundo a disputa geopolítica entre Estados Unidos (capitalismo)
GUERRAS: COREIA E VIETNÃ
Nomes: Vinícius pinheiro
Aula 21 EUA e a Guerra do Vietnã
Transcrição da apresentação:

Contexto Histórico: Com o fim da II Guerra tem início a disputa entre capitalistas e comunistas pela hegemonia no poder (bipolaridade). A geração pós-guerra (geração baby boom) convivia com um contexto histórico onde a paz tornava-se impossível. Nos anos 60 a corrida armamentista e espacial acirravam os ânimos entre EUA e URSS. Nos EUA, o Sen. McCarthy promovia a perseguição aos comunistas (caça as bruxas). A América Latina sofria com os golpes e conspirações promovidos com apoio dos EUA. - No Brasil, em 1964 os militares tomaram o poder, foi o ano da Guerra do Vietnam.

GUERRA DO VIETNAM

Eventos que antecederam o inicio da guerra : Século XIX – A Indochina é tomada pelos franceses. 1941 a 1945 – Os franceses são expulsos da Indochina pelos japoneses, que ocupam a região. Começa a luta armada nacionalista vietnamita (Viet Minh) pela independência. Com a derrota japonesa em 1945, o líder nacionalista Ho chi Minh declara a independência do Vietnam, mas os franceses não aceitam e decidem reocupar toda a Indochina. Ho Chi Minh

Tropas francesas rendidas em Dien Bien Phu Os Viet-Minh levaram artilharia pesada ao topo das montanhas do vale de Dien Bien Phu, onde concentravam-se as tropas inimigas, e despejaram uma chuva de bombas contra os soldados franceses que não puderam resistir. Tropas francesas rendidas em Dien Bien Phu

Após a derrota em Dien Bien Phu, a França deu a liberdade ao Vietnam (Convenção de Genebra / 1954). Entretanto, no acordo de paz, os derrotados franceses, com apoio dos EUA, forçaram a divisão do país.

O Vietnã do norte ficou com os comunistas, e o Vietnã do sul com os capitalistas. - Frente a uma possível vitória do líder comunista Ho Chi Minh, nas eleições de 1956, os EUA apadrinharam o sulista Ngo Dinh Diem. Nago Dinh Diem

Protesto dos monges budistas contra o governo de Ngo Diem em 1963. - Ngo impôs ao Vietnã, uma ditadura severa e deu inicio a um regime de repressão que perseguia e matava opositores ou dissidentes. Protesto dos monges budistas contra o governo de Ngo Diem em 1963.

Em 1961, John Kennedy enviou observadores militares para a região. Em 1963, a CIA patrocinou um golpe contra o impopular Diem e colocou no lugar uma junta militar. O envolvimento dos EUA crescia paulatinamente. Jhon Kennedy

Em 1964, comandantes de dois destróieres declararam-se atacados por lanchas norte - vietnamitas no golfo de Tonquim (Incidente do Golfo de Tonquim). Em represália, o governo norte- americano ordenou o bombardeio de bases navais do Vietnã do Norte (Operação Trovão Redundante) . Foi o começo dos preparativos para a intervenção no país.

- Em 1964, o país tinha 21 mil soldados norte-americanos, quatro anos depois, já havia 550 mil.

- Após 1967, sucederam-se combates diretos com os guerrilheiros, bombardeios com napalm em várias cidades do norte.

- Ao contrário das expectativas iniciais, a batalha para os EUA tornava-se cada vez mais difícil com os vietcongues entrincheirados nas florestas. Nesse contexto, o alvo passou a ser as vilas camponesas que forneciam alimentos aos guerrilheiros.

Soldado de 1ª classe Jhon Karther. “...é um verdadeiro atoleiro, não há como vencer, não há como escapar...”. Soldado de 1ª classe Jhon Karther.

Como o próprio Ho Chi Minh havia planejado, na guerra de guerrilha os vietnamitas levariam vantagem. “... Essa guerra não vai ser vencida pelas armas, mas pelos nervos...”. Ho Chi Minh

Um relatório ao Congresso Nacional norte-americano divulgou que 34% dos combatentes usavam drogas e dos 80 mil viciados no Vietnam, 68 mil são americanos. “As drogas atuavam como manipuladores do tempo, atenuando as experiências traumáticas do front”. Gilberto Agostini.

- A população civil do norte, justamente a mais pobre do Vietnã, foi duramente castigada pelos bombardeios dos EUA, causando o aumento do anti-americanismo e o apoio a guerrilha vietnamita.

Entre os anos de 1962 e 1970, os EUA despejaram toneladas de um forte herbicida chamado de Agente Laranja – TCC – sob as florestas do Vietnã do norte, no intuito de expor os soldados inimigos escondidos.

Massacre de My lay - No ano de 1968, os soldados da Companhia Charlie receberam uma missão: “limpar” a aldeia de My Lay dos “Gooks” (lodos – soldados vietcongues).

Em 1968, durante as comemorações do ano-novo lunar, os soldados comunistas, liderados pelo general Giap, atacaram a embaixada dos EUA em Saigon e várias bases e postos militares da região. O ataque (Ofensiva de Ted), foi contido pelos norte-americanos, mas a ofensiva provou a vulnerabilidade dos americanos e sinalizou uma possível vitória dos comunistas. As torturas dos soldados inimigos capturados era comum em ambos os lados.

Em 1968, durante as comemorações do ano-novo lunar, os soldados comunistas, liderados pelo general Giap, atacaram a embaixada dos EUA em Saigon e várias bases e postos militares da região. O ataque (Ofensiva de Ted), foi contido pelos norte-americanos, mas a ofensiva provou a vulnerabilidade dos americanos e sinalizou uma possível vitória dos comunistas. As torturas dos soldados inimigos capturados era comum em ambos os lados.

A brutalidade com que se davam os combates na selva e a violência contra os civis colocavam a opinião pública mundial contra os Estados .Unidos

A jovem Phan Thi Kim Phuc é atingida por napalm durante o bombardeios a vila de Trang. - Em 8 de junho de 1972, um avião da Força aérea do Vietnã do Sul despejou napalm sobre uma suposta posição vietcongue. As vitimas eram, na verdade civis (Tragédia de Trang Bang).

- Em março de 1972, os norte-vietnamitas lançaram uma grande ofensiva em diversas frentes. Os Estados Unidos responderam com o lançamento de minas em todas as baías e portos do Vietnã do Norte e intenso bombardeio do país (Bombardeio Natalino).

- Em outubro de 1968 começaram em Paris as negociações formais para um armistício. Em abril de 1975, um ano após o “Cessar Fogo”, negociado pelo Tratado de Paris, grupos humanitários levaram a cabo no Vietnã a Operação Babylift, que visava retirar do país crianças orfãos.

- Em 30 de abril de 1975, Saigon caiu sem luta - Em 30 de abril de 1975, Saigon caiu sem luta. Horas antes, helicópteros dos EUA promoveram um frenético resgate dos últimos funcionários e soldados da embaixada em Saigon.

“...não se enganem, essa vitória tem o gosto amargo da derrota...”. General Giap.