Alterações Climáticas Um problema de todos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Homem como agente de mudanças ambientais
Advertisements

1.1 O que está acontecendo com o clima no planeta?
Climas brasileiros e domínios climáticos
Domínios e Paisagens Biogeográficos
A terra pede socorro ! Jóice , Valéria, Noemi.
“Nos últimos 2 bilhões de anos, o clima na Terra tem se comportado de forma mais ou menos cíclica, com períodos quentes e períodos frios- glaciações. “
Consequências para o Planeta
Dentro de um século, os habitantes das zonas costeiras terão de enfrentar inundações regulares associadas a tempestades. Estes habitantes terão de reconstruir.
“Pela primeira vez na história da humanidade estamos a alterar o clima terrestre através da emissão dos chamados gases de efeito de estufa. A principal.
Alterações Climáticas
“O ambiente, enquanto conjunto de sistemas físicos, químicos e biológicos interligados, constitui todo um conjunto de recursos indispensáveis à vida.”
Aquecimento Global.
Causas e efeitos das alterações climáticas
Efeito estufa Natural A forma que a Terra tem para manter constante a temperatura propícia à vida.
CLIMATOLOGIA.
O Aquecimento Global..
ESCOLA ESTADUAL REYNALDO MASSI
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Ciclo do carbono O carbono existente na atmosfera na forma de CO2 , entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos a partir da fotossíntese,
Väder- och Klimatförändringar
Aquecimento global Efeito estufa.
Aquecimento global e o Efeito estufa
Elementos e fatores climáticos
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O Aquecimento Global, as suas Causas e Consequências
AQUECIMENTO GLOBAL POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NA CIDADE:
Apresentação de : Ana Nogal Mónica Pereira Andreia Moura
Aquecimento Global Trabalho elaborado por: António Amaro nº 3 8ºA
Mudanças Climáticas e o Protocolo de Kyoto
O planeta terra está esquentando
Mudanças climáticas e evolução do Homem
Alterações Climáticas
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Trabalho elaborado por:
EFEITO ESTUFA X AQUECIMENTO GLOBAL
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O TAMANHO DA DESTRUIÇÃO NO BRASIL. A ÁREA DE CULTIVO DE SOJA EM MATO GROSSO AVANÇA A UM RÍTMO 3 VEZES MAIS RÁPIDO QUE HÁ 15 ANOS, SUBSTITUÍNDO A VEGETAÇÃO.
Tecnologia em Educação Matéria:Geografia Alunas:Aline Landgraf e Michele Batista.
Prof. Jefferson O Clima.
Adriana Faísca, Ana Costa, Carolina Neto, Márcio Cortes, João Sanches
Problemas Ambientais.
"É possível mudar nossas vidas e a atitude daqueles que nos cercam simplesmente mudando a nós mesmos" (Rudolf Dreikurs).
Qualidade do Ar POLUIÇÃO: Acúmulo de substâncias que causam alterações no ar, ocasionando prejuízos ao local e a saúde humana. POLUENTES: Todas substância.
AQUECIMENTO GLOBAL Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos tão devastadores no planeta como nos últimos anos. A Europa tem sido castigada por.
Trabalho realizado no âmbito da disciplina de geografia por: Maria Rita Santos Turma: 9ºA Nº: 16 Data:
Aquecimento Global.
Efeito de estufa.
Alterações Climáticas As alterações climáticas costumam ocorrer através dos tempos, tanto por causas naturais como por ações humanas. Ultimamente a Terra.
Alterações Climáticas
Qualidade do Ar POLUIÇÃO: Acúmulo de substâncias que causam alterações no ar, ocasionando prejuízos ao local e a saúde humana. POLUENTES: Todas substância.
Dinâmica Climática.
O Efeito Estufa.
Turma Colégio Imaculada Conceição REVISTA VIRTUAL SAIR.
Química ambiental – Problemas ambientais
DINÂMICA CLIMÁTICA.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Efeito estufa Natural A forma que a Terra tem para manter constante a temperatura propícia à vida.
Alterações climáticas
Temperatura e Vapor de água
QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
FATORES CLIMÁTICOS.
Variação da Radiação Solar
Licenciatura em Ciências Biológicas Disciplina: Tecnologia Educacional Professor (a): Lívia Lima e Walmir Soares Aluno: Jackson Angelo Tutor: Socorro Ferreira.
E.E Dona Consuelo Muller Geografia – Professor Gilvano 1º Ano Noturno – Junho de 2013 Problemas Atmosféricos Urbanos.
A partir da segunda metade do século XX, ocorreram grandes transformações no mundo. Uma delas foi a expansão das atividades industriais, sobretudo nos.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Transcrição da apresentação:

Alterações Climáticas Um problema de todos A alteração do clima é um problema ambiental que a humanidade tem de enfrentar neste milénio.

Terão as alterações climáticas causa humana? Pela primeira vez na história da humanidade estamos a alterar o clima terrestre através da emissão dos chamados gases de efeito de estufa. A principal causa destas emissões prende-se com a rápida intensificação da utilização dos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e seus derivados, gás natural) desde o início da Revolução Industrial.

Alterações climáticas globais A emissão de gases de efeito de estufa em grandes quantidades leva a um aumento da sua concentração atmosférica, o que conduz a um efeito de estufa adicional, com mais calor a ser retido pela atmosfera. Este efeito adicional leva a um incremento da temperatura do ar e a alterações no clima da Terra.

A radiação (luz) solar entra livremente na atmosfera terrestre (setas amarelas do lado esquerdo da figura). Alguma dessa radiação directa é imediatamente reflectida pelas nuvens, poeiras e superfícies reflectoras (setas amarelas a meio da figura). A restante radiação é absorvida e aquece a Terra. Os gases de efeito de estufa reduzem significativamente a fuga das radiações para o espaço exterior (setas a vermelho na figura).

O que está a acontecer ao clima? Os registos de temperatura realizados numa rede de estações sobre todo o globo mostram que a temperatura média à superfície aumentou 0.6ºC nos últimos 100 anos.

Alterações observadas no clima da Terra A década de 90 parece ter sido a mais quente desde 1860 e, neste período, o Hemisfério Norte registou o maior crescimento de temperatura dos últimos 1000 anos.

A temperatura média global na superfície dos continentes e dos oceanos aumentou 0.6°C. A temperatura aumentou mais sobre os continentes do que sobre os oceanos.

A diferença entre as temperaturas diurnas e nocturnas diminuiu porque as últimas cresceram mais rapidamente que as primeiras.  

O número de dias quentes e vagas de calor aumentaram.  

O número de dias de neve e de geada diminuíram.  

A precipitação média no Hemisfério Norte aumentou 5–10% durante o século XX. No entanto, regiões como a Bacia do Mediterrâneo e a África Ocidental sofreram um decréscimo na precipitação.

O número de episódios de precipitação extrema nas latitudes médias e altas (latitudes altas significa que estamos próximos dos pólos) aumentou.

Algumas áreas na Ásia e em África experimentaram secas mais frequentes e intensas durante os meses de verão.

O nível médio do mar subiu 1–2 mm por ano durante o século XX.

Os glaciares fora das calotes polares têm recuado.

O Permafrost (solos permanentemente congelados) nas regiões polares e montanhosas tem derretido.

Portugal em 2100

O que podemos fazer? Consulte: Queimar menos combustíveis fósseis. Fazer mudanças no nosso estilo de vida Utilizar energias alternativas que não sejam poluentes. Reduzir as emissões de gases de efeito de estufa: Parar com a desflorestação. Diminuir a quantidade de lixo que produzimos. Fazer práticas agrícolas mais ecológicas. Criar novas tecnologias de produção. Consulte: