A Segunda Guerra Mundial: violência e reconstrução

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Segunda guerra mundial
Advertisements

1 – Antecedentes/causas (década de 30):
1 – Antecedentes/causas (década de 1930):
II GUERRA MUNDIAL.
2º GUERRA MUNDIAL Tem origem nas conseqüências da derrota alemã na 1ºGuerra > perda de território e colônias, proibição de manter exército, pagamento de.
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Segunda Guerra Mundial
Escola Básica e Secundária de Santa Maria
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
Segunda Guerra Mundial( )
SEGUNDA GUERRA CAUSAS: TRATADO DE VERSALHES ASCENÇÃO NAZI-FASCISTA
GUERRA MUNDIAL A Primeira Guerra Mundial é considerada por muitos historiadores como um marco no início do século XX. Foi a partir da Guerra que novas.
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Alojamentos nos campos de concentração
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
Segunda Guerra Mundial
REVISÃO A GRANDE GUERRA. Antecedentes Disputas coloniais pela África em busca de matéria-prima. Entrada tardia da Itália e Alemanha na partilha colonial.
1ª Guerra Mundial.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
2ª guerra mundial ( )  Conflito entre os países imperialistas e política por querer dominar os povos “inferiores”
2º Guerra Mundial.
A II GUERRA MUNDIAL
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:
2ª Guerra Mundial.
CONTEXTO PRÉ-GUERRA Conseqüências da 1ª Guerra: derrota e humilhação alemã. Nacionalismos exagerados e democracias frágeis no continente Crise econômica.
II Guerra Mundial.
A II Guerra Mundial e a Guerra Fria
Em 1936, Hitler e Mussolini firmaram um acordo de apoio mútuo chamado de Eixo Roma-Berlim. Em 1940, os dois paises selaram com o Japão o Pacto Anti-Komintern,
A Segunda Guerra Mundial
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
Segunda Guerra Mundial
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
2ª Guerra Mundial.
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
Segunda Guerra Mundial
O Teatro de Guerra Europeu
O MUNDO VIVEU DURANTE A DÉCADA D E 1930 UM PERÍODO BASTANTE CONTURBADO.
OPERAÇÃO BARBARROSA OS NAZISTAS CONTAVAM COM UMA RÁPIDA E DECISIVA VITÓRIA SOBRE OS SOVIÉTICOS, POIS NAS FRONTEIRAS RUSSAS HAVIA DE SOLDADOS.
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
A Segunda Guerra Mundial
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Do avanço fascista ao Dia D
A IRRADIAÇÃO DO FASCISMO E O INICIO DA II GUERRA MUNDIAL
Apogeu e declínio da influência europeia
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
II Guerra Mundial (1939 – 1945) Thiago Rocha.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
 Este papel, redigido e assinado pelo Chanceler Adolf Hitler no dia 31 de Agosto de 1939, dá a ordem para todas as Forças Armadas do Terceiro Reich invadirem.
II Grande Guerra Mundial
Prof. Carlos Nasser. 1.Resquícios do Tratado de Versalhes  “única culpada”  exagero de punições  Resultado: desejo de vingança. 2.Crise de 29  aprofundamento.
ÍNDICE “UMA CONTINUAÇÃO DA ANTERIOR” A GUERRA (1939–1945)
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
 Embora seja uma guerra predominantemente europeia, o conflito atingiu dimensões mundiais devido à participação dos EUA e do Japão e à existência.
A Primeira Guerra Mundial
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARTE II Natania A S Nogueira
Transcrição da apresentação:

A Segunda Guerra Mundial: violência e reconstrução

A Segunda Guerra Mundial: violência e reconstrução 5.1 A origem, o decorrer e o desfecho da Segunda Guerra Mundial 5.2 As consequências demográficas, económicas e geopolíticas da Segunda Guerra Mundial Caça Spitfire usado na «Batalha de Inglaterra». Ataque japonês a Pearl Harbour, em 1941.

Os antecedentes da guerra Após a Primeira Guerra Mundial (1918), surgiram grandes tensões políticas e sociais em várias zonas do globo. Para as resolver, alguns países europeus, sobretudo a Alemanha e a Itália, adotaram regimes autoritários. No Oriente, o Japão era também dominado por um regime autoritarista e militarista. Perseguindo um ideal expansionista, estes países apetrecharam-se militarmente e iniciaram uma série de conquistas com vista à criação de vastos impérios. «Bons amigos em três países» (1938): postal de propaganda japonesa. No topo, estão representados nos medalhões Hitler, Konoe e Mussolini.

Os antecedentes da guerra Em 1931, o Japão invadiu a Manchúria e, em 1937, algumas regiões chinesas situadas em locais estratégicos. A Itália, com a ambição de construir um grande império, conquistou a Etiópia em 1935 e submeteu a Albânia em 1939. A Alemanha, que pretendia restaurar o poderio que perdera e afirmar a superioridade da raça ariana, partiu em conquista de espaço vital, readquirindo o controlo das regiões de Sarre (1935) e Renânia (1938) e anexando a Áustria e a Checoslováquia (1939). A comunhão de interesses levou estes países a aliarem-se e a formarem o Eixo em 1940. Assinatura do pacto tripartido do Eixo pela Alemanha, Japão e Itália, em 27 de setembro de 1940, em Berlim.

A expansão das potências do Eixo no fim do anos 30 do século xx. Os antecedentes da guerra A expansão das potências do Eixo no fim do anos 30 do século xx.

Cena da guerra-relâmpago (blitzkrieg). O início do conflito O ataque alemão à Polónia, em 1939, marcou o início da Segunda Guerra Mundial. A primeira fase do conflito ficou marcada pela supremacia alemã, que surpreendeu os Aliados com ataques rápidos e inesperados (guerra-relâmpago). Em pouco tempo, a Alemanha conseguiu ocupar grande parte da Europa, graças às divisões panzer, a uma aviação moderna e à artilharia e infantaria motorizadas. Cena da guerra-relâmpago (blitzkrieg). Combate aéreo durante a «Batalha de Inglaterra».

Os avanços da Alemanha Depois da ocupação da Polónia, seguiram-se a Dinamarca e a Noruega (abril de 1940), os Países Baixos e a Bélgica (maio de 1940) e a França (entrada em Paris em 1940). Alvo de violentos ataques aéreos, a Grã-Bretanha resistia, infligindo a primeira derrota aos Alemães. Em 1941, Hitler ordenou a invasão da Rússia, rompendo o Pacto de Não- -Agressão Germano-Soviético. Avanços do Eixo na Europa em 1939 e 1940. A ofensiva do Eixo na Europa a partir de 1941 .

Tropas nazis invadem a Rússia em 1941. A mundialização da guerra Em 1941, fortes ofensivas lanças pelos países do Eixo estenderam a Guerra a outras regiões. Abaixo apresentam-se acontecimentos que contribuíram para a expansão do conflito. Invasão da Jugoslávia e Grécia e ofensivas no norte de África por parte da Itália. Rutura do pacto germano-soviético e invasão da Rússia pelas tropas do Eixo. Entrada no conflito da Hungria, a Roménia e a Bulgária ao lado das forças do Eixo. Ataque japonês a Pearl Harbour, que levou à entrada dos EUA no conflito. Batalha de Midway. Combate entre Japoneses e Norte-Americanos em Midway (arquipélago do Havai), em 1942. Tropas nazis invadem a Rússia em 1941.

A guerra à escala global em 1942.

Desembarque das tropas aliadas na Normandia no Dia D. O início do fim A entrada dos EUA no conflito e a quebra do pacto entre a Alemanha e a União Soviética reequilibrou as forças em combate, tendo os EUA e a URSS passado a ser os principais adversários do Eixo. A partir de então, vários acontecimentos contribuíram decisivamente para o fim do conflito. A vitória britânica em El Alamein em novembro de 1942, que impediu as tropas italo-germânicas de dominarem o Mediterrâneo e o canal do Suez. As sucessivas vitórias americanas sobre as japonesas nas ilhas do Pacífico. A libertação de Itália pelas tropas anglo-americanas vindas do norte de África e a subsequente rendição da Itália em setembro de 1943. O desembarque das tropas aliadas na Normandia (França) no dia 6 de junho de 1944 — o Dia D. Desembarque das tropas aliadas na Normandia no Dia D.

O início do fim O recuo dos Alemães perante a ofensiva soviética, em 1944. A ocupação do território alemão pelas tropas aliadas, na primavera de 1945. O suicídio de Hitler, em 1945. As bombas atómicas sobre Hiroxima e Nagasáqui, em agosto de 1945 e a subsequente capitulação do Japão. Bomba atómica sobre Hiroxima. Bomba atómica sobre Nagasáqui.

As consequências da Segunda Guerra Mundial Elevado número de mortos — civis, soldados, judeu. Elevadas perdas materiais. Diminuição da produção agrícola e fabril. Inflação e desvalorização da moeda. Fome, propagação de doenças, miséria. Movimentos independentistas por parte das colónias asiáticas e africanas. Desnazificação da Alemanha — divisão de Berlim pelas quatro principais potências aliadas e julgamento de Nuremberga. Construção de um novo mapa político mundial. Destruição no centro de Londres, sujeito a bombardeamentos sistemáticos durante a guerra. Desnazificação — Estátua de Hitler destruída numa rua de Berlim. Sessão do julgamento de Nuremberga.

O novo mapa da Europa em 1947.

Cartaz das Nações Unidas durante a guerra (1943). A procura de uma paz duradoura: criação da ONU Principais objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU): Manter a paz e a segurança no mundo. Promover a igualdade e o respeito pelos direitos de todos os cidadãos. Fomentar a cooperação internacional. Reconhecer o direito dos povos à autodeterminação dos povos. Cartaz das Nações Unidas durante a guerra (1943).