História Prof. Carlos GEO Grupo SEB

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Transcrição da apresentação:

História Prof. Carlos GEO Grupo SEB

A Grécia Clássica e Helenística https://www.youtube.com/watch?v=Y1xL9V7oJPc

A Grécia Clássica e Helenística Objetivos Caracterizar os períodos Clássico e Helenístico Comparar a educação de Esparta e a de Atenas

1. Duas póleis no período Clássico - Rivalidades e militarismo - Esparta e Atenas 1.1 Esparta: a pólis oligárquica - Localizada no interior do Peloponeso - O homem espartano: “soldado mobilizado permanentemente para a guerra”. - Sociedade: extremamente dividida. - espartíata: elite, vivia das atividades ligadas ao Estado - hilotas: povos subjugados pelos espartanos - periecos: pequenos proprietários de terras, comerciantes, artesãos. - Diarquia: dois reis. Responsáveis pelos cultos religiosos e comando da cidade durante as guerras. - Gerúsia: conselho de anciãos (gerontes). Composta pelos reis e 28 membros vitalícios com mais de 60 anos. Responsáveis pela elaboração das leis e assuntos de política externa. - Ápela: assembléia popular. Escolhia os gerontes e tinha função consultiva para outros assuntos. Participavam espartíatas com mais de 30 anos. - Eforato: formado por 5 espartíatas. Vigiavam as ações dos reis e da Gerúsia, dirigir a educação dos espartanos exercer a justiça. - Sistema de governo oligárquico: poder centralizado nos donos de grandes propriedades.

1.2 Atenas e o surgimento a democracia - Localizada na península Ática, voltada para o mar Egeu, aberta a influências externas - Contribuiu para tornar-se uma cidade de navegadores, agricultores, filósofos, poetas e artistas. - Tornou-se Importante centro comercial - Comerciantes, artesãos e antigos escravos questionavam o domínio político dos proprietários de terra. - Pressão levou à reformas: Drácon -> tradição oral -> leis escritas Sólon -> acabou com a escravidão por dívidas - Após governo de Sólon, descontentamento popular. Seguiram-se governos tiranos.

- Clístenes: igualdade social - Clístenes: igualdade social. Qualquer um poderia participar da administração da cidade. - Porém os mais pobres continuavam a ser excluídos. - Péricles: remuneração aos cargos públicos. - Sociedade - cidadãos: todos os homens, não apenas os proprietários, comerciantes ou artesãos - metecos: estrangeiros ou descendentes de estrangeiros, sem direito à propriedade. - escravos: filhos de pais escravos ou prisioneiros de guerra. - Não eram considerados cidadãos estrangeiros, escravos e mulheres.

1.3 As instituições democráticas - A democracia era garantida pela: - Eclésia: Assembleia, cidadãos com mais de 18 anos. Vigiavam juízes, resolviam negócios da cidade e votavam as leis preparadas pelo Conselho dos Quinhentos. - Helieia: tribunal, principal órgão de justiça. - Igualdade de direitos entre os cidadãos porém, na Eclésia, os anciãos se expressavam primeiramente. - Não demonstrar interesse pelos assuntos públicos era visto com maus olhos.

1.4 A educação em Esparta e em Atenas - Homens: - Condição física perfeita, coragem e obediência às leis. Eram criados para serem soldados ideais. - Aqueles com problemas físicos eram lançados em um precipício. - O jovem espartano dos 7-20 anos. - Mulheres: - Educadas para serem mulheres fortes, excelentes esposas e mães de soldados. - Atenas - Visava a formação completa do cidadão (física, intelectual e artística) - Meninos eram entregues a pedagogos e frequentavam escolas de música e ginástica. - Meninas ficavam sob custódia da mãe até se casarem.

2. Período Clássico: esplendor e conflitos - Idade de Ouro da Sociedade Grega ou Século de Péricles: apogeu ateniense no século V. - Péricles destacou-se após a guerra contra os persas. - reconstruiu a cidade, promoveu inúmeras obras e incentivou a produção artística e cultural. - remuneração aos cargos públicos, permitindo aos mais pobres dedicarem-se à política. Grécia X Persas: Guerras Médicas - Batalha de Maratona - Batalha naval de Salamina - Vitórias gregas. Persas assinam “Paz de Cálias”

- Liga de Delos: manter uma força naval permanente contra ataques inimigos. - Atenas manipulava a liga para seus próprios interesses econômicos, despertando desconfiança em outras cidades. - Batalha entre as colônias de Córcira e Potideia. Buscam reforço de Atenas e e Esparta e toda Grécia se divide. - Guerra do Peloponeso: Esparta vence Atenas e assume hegemonia sobre demais cidades.

3. Período Helenístico: A Grécia sob o domínio dos macedônios - Diversos conflitos entre as cidades-Estado gerou o enfraquecimento destas. - Filipe, rei da Macedônia, aproveita a fragilidade e domina algumas cidades gregas. - Após Filipe, seu filho, Alexandre, vence os persas. Vai até o Egito e funda Alexandria, ganhando fama de libertador. - Outras conquistas: Babilônia, Susa, Persépolis. - Pelos seus feitos, que levaram à formação de um grande império, ficou conhecido com Alexandre, o grande. - Difusão da cultura grega. - Incentivo à fundação de bibliotecas. - Cultura Helnística: fusão da cultura grega com a de outros povos, como egípcios, mesopotâmicos e persas. - Conflitos dentro do império. Este sucumbe ao crescente poderio romano.

4. Aspectos da Cultura Grega 4.1 Arquitetura, a escultura e a pintura. - Principal inspiração: deuses e heróis - Estilos arquitetônicos: - dórico: sobriedade das linhas e solidez das construções - jônico: elegante e leve - coríntio: capitel ornamentado em forma de folhas - Acrópole de Atenas e o Paternon. - Escultura: temas religiosos, rurais, sentimentais, desportivos. - Cenas mitológicas e costumes gregos gravados em cerâmica.

4.2 A literatura e o teatro - Principais obras: Ilíada e Odisséia, de Homero, e Teogonia e Os trabalhos e os dias, de Hesíodo. - Teatro: tragédia, comédia, a influência de Dionísio, deus do vinho e as máscaras. - Principais autores: Ésquilo, Sófocles, Eurípedes (tragédias), Aristófanes (comédia). Este satirizou a política, justiça e costumes do seu tempo.

4.3 filosofia e as ciências - Berço da filosofia: estuda entender a existência humana e os fenômenos da natureza baseados na observação e no pensamento racional. - Refutou-se o uso restrito de explicações mitológicas para os fatos cotidianos. - Principais filósofos: - Sócrates: incentivou o raciocínio; todos são capazes de aprender. - Platão: seguidor de Sócrates, deu importância a essência das coisas, rejeitando a aparência delas, buscando conhecer a natureza e a humanidade. - Aristóteles: dedicou-se à botânica, zoologia, astronomia, química, e a lógica. Escreveu também sobre arte, política e ética. -Hipócrates: estudos sobre a cura - Atribuído aos gregos os primeiros relatos de fatos históricos, como a narração da guerra entre gregos e persas por Heródoto, em História.