Elaboração de Trabalho Científico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
Advertisements

MANUAL DO ESTUDANTE – 1º a 3º anos do EM
ARTIGO ARTIGO: É UM TEXTO DE CARÁTER CIENTÍFICO ESCRITO PARA SER PUBLICADO, “SE CONSTITUI PEÇA-CHAVE NO I INTERCÂMBIO CIENTÍFICO E NO PROGRESSO DO CONHECIMENTO.”
Informação e Documentação Trabalhos Acadêmicos
Para colaborar com a escrita do projeto:
Normas para publicação de trabalhos científicos
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO
DE TRABALHO CIENTÍFICO
ARTIGO CIENTÍFICO.
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
Dissertações e Teses-PROPAD
Apresentação didática da NBR de ago. de 2002
FORMATAÇÃO.
Prof. Msc. Diego Silvestre de Barros.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Metodologia Da Pesquisa
Metodologia Científica
Programa Introdução ao uso de padrões e normalização
Como fazer um PAPER Dra. Denise Pires Fincato
Metodologia de Pesquisa
Foto & Formatação: Ancelmo Atualizado em janeiro de 2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA
ARTIGOS CIENTÍFICOS ABNT NBR 6022 / 2003
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
ESTRUTURA DO RELATÓRIO (ABNT NBR 14724/2006)
PROJETO DE PESQUISA Marina Alvarenga.
TRABALHOS ACADÊMICOS: apresentação
Apresentação de trabalhos acadêmicos
FORMATAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
TEMAS CONTEMPORÂNEOS – Redação do TCC
Normas para elaboraçao de PFC
Construção de relatórios
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
Como fazer um artigo e/ou um trabalho científico?
A estrutura do artigo científico e outros
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS UNED – PARAÍSO DO TOCANTINS
Estrutura da Monografia
Formatando a página.
Modelo e Normas para Elaboração de Trabalhos Científicos
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos
Modelo de artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003
Revisão das Normas da ABNT
NORMAS DA ABNT.
Ambientação de jogos ABNT.
Composição tcc.
MONOGRAFIA ORIENTAÇÕES BÁSICAS.
Comunicação e Redação Empresarial
ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Profa. Msc. Cinthya N. V. Silva
ESTRUTURA DE TRABALHOS ESCRITOS
Produção de Artigo Acadêmico
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS
TRABALHOS ACADÊMICOS O que é trabalho acadêmico?
ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS
ELEMENTOS PRÉ - TEXTUAIS
APRESENTAÇÃO E ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
Editoração do TCC Disciplina: TCC II - Trabalho de Conclusão de Curso II Profa. Gabriela Dourado e Karla Resende.
TRABALHOS ACADÊMICOS.
1. A Estrutura da Monografia/ de um Artigo Científico
Estágios e tempos máximos para a elaboração de Norma Brasileira 12 MESES 16 MESES 22 MESES 24 MESES 3 MESES Estágio de Proposição Estágio.
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS CONFORME ABNT - NBR 14724:2005
Monografia I Prof. Dr. Leandro Brusadin Texto III Elementos Pré-textuais da Monografia Manual de Monografia.
Foto & Formatação: Ancelmo. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS  Título, e subtítulo (se houver)  Nome(s) do(s) autor(es)  Resumo na língua do texto  Palavras-chave.
SUGESTÃO DE ESTRUTURA DO ARTIGO
Estrutura dos Trabalhos Científicos Acadêmicos Metodologia científica e Técnicas de pesquisa.
Apresentação de relatórios científicos: TCC, Monografia, Dissertação e Tese.
ESTRUTURA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Geciane S Porto.
Transcrição da apresentação:

Elaboração de Trabalho Científico Normas de apresentação e Apresentação gráfica de projetos de monografias 13/05/2013

Normas de Apresentação NBR 14724 – Abr./ 2011: Informação e Documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação; NBR 10520 – Ago./ 2002: Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação NBR 6028 – Nov./ 2003: Resumos NBR 6027 – Maio/2003: Sumário NBR 6024 – Fev./2012: Numeração progressiva das seções de um documento NBR 6023 – Ago./2002: Informação e documentação – Referências – Elaboração NBR 6022 – Maio/2003: Apresentação de artigos de periódicos

Normas de Apresentação BIBLIOGRAFIA BÁSICA FRANÇA, Júnia Lessa et al. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 8 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. SOUZA, M. S. L. Guia para redação e apresentação de monografias, dissertações e teses. 3 ed. Belo Horizonte: COOPMED, 2005. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca Central. Normas para apresentação dos trabalhos. Curitiba: Editora UFPR,2000.

Normas de Apresentação: Projeto de Monografia - Capa -Folha de rosto - Listas - Sumário - Introdução (breve histórico, justificativa, objetivos, definições conceituais, definições das variáveis, hipóteses) -Referencial teórico - Metodologia (métodos e técnicas, caracterização do objeto de pesquisa, definição da área física, plano de amostragem, procedimentos de coleta de dados, apuração e análise dos dados) - Plano de desenvolvimento (cronograma de execução) - Recursos necessários (humanos, materiais, financeiros) Referências Anexos e/ou apêndices

Elementos de um projeto de pesquisa: baseado no Manual de Normalização Elementos de um projeto de pesquisa: baseado no Manual de Normalização*(pg.78-89) FOLHA DE ROSTO: inclui elementos identificadores do projeto de pesquisa: Autor (nome completo do autor, centralizado no alto da página) ; Título e subtítulo (deve ser simples e preciso, visando informar o objetivo da pesquisa. Apresentar fonte maior do que o usado para autoria e quando houver subtítulo, deve ser graficamente diferenciado e separado do título por dois pontos) ; Entidade à qual se destina( trazer informação que indique a que órgão, setor ou curso se destina a pesquisa – Projeto de pesquisa apresentado a...); Finalidade ( Incluir nota informando a finalidade do projeto de pesquisa); Local e data ( deverão constar na parte inferior, central, da folha de rosto).

Elementos de um projeto de pesquisa: baseado no Manual de Normalização Elementos de um projeto de pesquisa: baseado no Manual de Normalização*(pg.78-89) LISTAS: Ilustrações Tabelas Abreviaturas Siglas e símbolos

Elementos de um projeto de pesquisa: baseado no Manual de Normalização Elementos de um projeto de pesquisa: baseado no Manual de Normalização*(pg.71-79) SUMÁRIO: Listas das principais divisões do texto; Contém apenas as divisões que o sucedem; Identificação: Palavra sumário em maiúscula e centralizada – SUMÁRIO; Não confundir com índice ou listas

Elementos de um projeto de pesquisa: baseado no Manual de Normalização Elementos de um projeto de pesquisa: baseado no Manual de Normalização*(pg.71-79) INTRODUÇÃO: caracterização clara do problema a ser investigado, objetivos claramente definidos, delimitação do estudo e definição de termos/conceitos; REFERENCIAL TEÓRICO, REVISÃO DE LITERATURA OU MARCO TEÓRICO: revisão preliminar da literatura; METODOLOGIA: Detalhamento dos métodos e técnicas a serem utilizados;

Elementos de um projeto de pesquisa: baseado no Manual de Normalização Elementos de um projeto de pesquisa: baseado no Manual de Normalização*(pg.71-79) PLANO DE DESENVOLVIMENTO OU CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO: deve-se estabelecer as etapas/atividades e os prazos necessários para realização. Apresentar em forma de tabelas ou gráficos; REFERÊNCIAS:Listagem de publicações utilizadas para elaboração do trabalho, podendo ser ordenada alfabeticamente ou pelo sistema numérico; ANEXOS OU APÊNDICES: documentos complementares que possam enriquecer e elucidar o projeto.

Estrutura de uma monografia NBR 14724 Estrutura de uma monografia Elementos pré-textuais: elementos que antecedem o texto com formações que ajudam na identificação e utilização do trabalho; Elementos textuais :parte do trabalho em que é exposta a matéria; Elementos pós-textuais: elementos que complementam o trabalho.

Estrutura do documento Monografia: NBR 14724 Estrutura do documento Monografia: INTRODUÇÃO REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PROCEDIMENTO METODOLÓGICO RESULTADOS ANÁLISE CONCLUSÃO REFERÊNCIAS ANEXOS

Elementos pré-textuais: NBR 14724 Elementos pré-textuais: Capa: apresenta autor, título do trabalho,local (cidade),Ano de depósito e outras informações são opcionais ( ex.: instituição) Folha de rosto: autor, título, nota de trabalho indicando a natureza (trabalho de conclusão de curso, tese, dissertação), objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituição a que é submetido; área de concentração,notas tipográficas - Local , instituição, ano. Errata: lista das folhas e linhas que ocorrem erros, seguidas das devidas correções Folha de aprovação: folha que contém os elementos essenciais para aprovação do trabalho.Incluída após a aprovação do trabalho. Dedicatória: folha onde o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho. Agradecimentos: folha onde o autor faz agradecimentos dirigidos àqueles que contribuíram de maneira relevante á elaboração do trabalho. Epígrafe: Folha onde o autor apresenta uma citação, seguida da indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho. Resumo em língua vernácula: apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto. Resumo em Língua estrangeira: versão do resumo para idioma de divulgação internacional. Listas Sumário: enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho.

NBR 14724 Elementos textuais Introdução: parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho; Desenvolvimento: parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções que variam em função da abordagem do tema e do método: revisão de literatura, metodologia, apresentação e análise dos resultados; Conclusão: Parte final do texto, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipótese.

Elementos pós-textuais NBR 14724 Elementos pós-textuais Referências: elaborado conforme a NBR 6023 Glossário: relação de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições Apêndice: texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação Anexo: texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. Índice: lista de palavras ou frase, ordenadas segundo determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas no texto.

Redação do trabalho LINGUAGEM CIENTÍFICA Clareza; Sentenças curtas; Uso de adjetivos; Correção gramatical; Divisão do texto em sub-partes;

NBR 10520: citações e notas de rodapé CITAÇÃO INDIRETA (LIVRE) Como lembra Martins (1984), o futuro desenvolvimento da informação... Soltys e Spratling (1957) descreveram pela primeira vez, em porca com cistite e pielonefrite, a presença de Corynebacterium suis Após este primeiro isolamento, na Inglaterra, vários Casos têm sido descritos em países como Canadá, Noruega, Holanda, Dinamarca e Finlândia ( BANGE; DUCROT, 1984: GLAZERBROOK et al, 1973; JONES, 1981).

NBR 10520: citações e notas de rodapé CITAÇÃO DIRETA (TEXTUAL) Obrigatório citar após a data a página consultada; Parágrafo especial (se mais de 3 linhas); Recuo de 4 cm da margem esquerda; Espaço 1 entre linhas; Tamanho da fonte menor.

NBR 10520: citações e notas de rodapé CITAÇÃO DE CITAÇÃO Usar as expressões citado por apud conforme ou segundo Pode aparecer no texto, em nota de rodapé e nas listagens de referências. Marinho, (citado por MARCONI e LAKATOS, 1982), apresenta a formulação do problema como uma fase da pesquisa que...

NBR 10520: notas de rodapé Numeradas sequencialmente, algarismos arábicos; Separadas do texto por traço de contínuo de 3 cm; Espaço simples, fonte menor; Separadas por espaços duplos; 2 tipos de notas: Notas explicativas (comentários) Notas bibliográficas Exemplos: ________ ¹ NOBREGA, 1962. p.365 ² listserv@ibict.br ³ http://www.eca.usp.br/eca/prof/sueli/intro

NBR 6028: Resumos Em monografias precede o texto; Contém de 150 a 500 palavras; Contém um único parágrafo; Deve ser redigido de forma cursiva, concisa e objetivo usando o verbo na 3ª pessoa do singular; Apresenta objetivos, metodologia, descobertas, resultados e conclusões; Deve ser evitado expressões do tipo: o presente trabalho trata de... O autor do trabalho descreve...

NBR 6027: Sumário Listagem das principais divisões, seções e outras partes de um documento refletindo a organização e a grafia da matéria do texto; Último elemento pré-textual; Deve incluir apenas as partes que lhe sucedem;

NBR 6024: Numeração Progressiva Algarismos arábicos; Seções primárias: letras maiúsculas; Demais seções: letras minúsculas, exceto a primeira.

NBR 6024: Numeração Progressiva 1 INTRODUÇÃO 2 REVISÃO DE LITERATURA 2.1 Alimentos suculentos 2.2.1 Forragens verdes 2.2.2 Cana de açúcar 3 CONCLUSÃO REFERÊNCIAS ANEXOS

NBR 6023: Elaboração de referências Digitadas na margem esquerda; Espaço simples (um); Separadas por espaços duplos; Uso de travessão (seis espaços) para substituir nomes de autores quando se tratar de várias obras do mesmo autor; Ordenação alfabética ou ordenação numérica

Apresentação Gráfica Trabalhos devem ser digitados em papel branco, formato A4, na cor preta, apenas no anverso da folha; Margem esquerda e superior 3 cm e superior e direita 2 cm; Texto do trabalho deve ser digitado em espaço duplo; Fonte tamanho 12; sugestão arial ou times new roman Títulos com indicativo numérico devem ser alinhados à esquerda, separado por um espaço;

Apresentação Gráfica Títulos sem indicativo numérico errata, agradecimentos, sumário, referencias, anexo devem ser centralizados na página; Folha de aprovação, dedicatória e epígrafe não possuem título e nem indicativo numérico; Nota de tese, na folha de rosto, deve ser alinhada do meio da mancha para a margem direita; Tipo de parágrafo: tradicional a 2 cm da margem esquerda ou moderno com o texto todo na margem esquerda e parágrafo marcado por dois espaços entre eles

Apresentação Gráfica: abreviações Quando uma sigla ou abreviatura for apresentada pela primeira vez no texto, deve ser precedida do nome por extenso; Ex: Programa de Comutação Bibliográfica – COMUT Não se empregam abreviaturas nos títulos e resumos dos trabalhos

Apresentação Gráfica: numerais Escrever os números de 0 a 9 por extenso; A partir de 10 usar os algarismos; Ex: Quatro anos de idade 35 anos de idade Nos números seguidos de unidades padronizadas, é obrigatório o uso do algarismo 5 m 8 cm 4 ml Aconselha-se evitar o uso de números no início das frases; Para expressar porcentagem adotar o símbolo próprio 85%; Nas referências ás paginas e volumes de uma publicação, usam-se sempre os cardinais: v.3, na página 82

Apresentação Gráfica: Ilustrações FIGURAS Centradas na página Designadas e mencionadas no texto como Fig. (abreviado, no singular) FIG.3 e 4 A FIG. 21 mostra que... Durante os primeiros 30 segundos após a HV, ocorreu Hiperpnéia involuntária (FIG. 12) Apresentação: Título, Legenda, Fonte (separar por hífen) Abaixo da figura e na mesma margem FIGURA 1 – Ordenação alfabética dos títulos dos trabalhos Legenda FONTE _Guimarães & Nozowa, 1991. p.126

Apresentação Gráfica: Ilustrações GRÁFICO 1 – Distribuição de freqüência FONTE – Alfieri et al., 1991.p.296 TABELAS Numeradas sequencialmente, com algarismos arábicos Titulo centrado, acima da tabela Fontes e notas: abaixo da tabela TABELA 1 Título Abaixo: Fonte, Notas