Linguagem de Programação 11 Estruturas de Decisão e Repetição. Prof. Luiz José Hoffmann Filho

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Linguagem de Programação 11 Estruturas de Decisão e Repetição. Prof. Luiz José Hoffmann Filho
Transcrição da apresentação:

Linguagem de Programação 11 Estruturas de Decisão e Repetição. Prof. Luiz José Hoffmann Filho

Estrutura de Decisão Em algoritmos, na maioria das vezes necessitamos tomar decisões no andamento do algoritmo. Essas decisões interferem diretamente no andamento do programa. Os comandos de decisão ou desvio fazem parte das técnicas de programação que conduzem a estruturas de programas que não são totalmente sequenciais. Com as instruções de salto ou desvio pode-se fazer com que o programa proceda de uma ou outra maneira, de acordo com as decisões lógicas tomadas em função dos dados ou resultados anteriores.

if {} A estrutura de decisão “IF” normalmente vem acompanhada de um comando, ou seja, se determinada opção for satisfeita pelo comando “IF” então execute determinado comando. Exemplo: Um aluno somente estará aprovado se sua média for maior ou igual a 7.0.

if {} Exemplo: #include int main() { float media; printf(“Digite a média do aluno : ”); scanf(“%f”, &media); if (media >= 7) { printf(“Aprovado”); } return 0; }

if {} INICIO Media FIM Media >= 7.0 Aprovado sim não

if {} else {} Funciona exatamento como a estrutura “if”, com apenas uma diferença, com “if” somente podemos executar comandos caso a condição seja verdadeira, diferente do “if/else” pois sempre um comando será executado independente da condição, ou seja, caso a condição seja verdadeira o comando da condição será executado, caso contrário o comando da condição falsa será executado.

IF Aninhados Um IF aninhado é um comando if que é o objeto de outro IF ou ELSE. Exemplo: if ( x = 0) { if( y = 1) { k =1; } else { if(j = 0) { t =1; }

if {} else {} Em C: #include int main() { float media; printf(“Digite a média do aluno : ”); scanf(“%f”, &media); if (media >= 7) { printf(“Aprovado”); } else { printf(“Reprovado”); } return 0; }

if {} else {} INICIO Media FIM Media >= 7.0 Aprovado simnão Reprovado

If {} else {} if{} Exemplo: if ( x < 0) { j = 0; } else if (x >10) { j =1; } else { j =2; }

O ? alternativo Não se esqueça que o operador “?” é um alternativo ao “if”. A expressão Condicional if (b) printf(“entrou aqui\n”); if (b != 0) printf(“entrou aqui”); São iguais, em C o teste é se a condição é verdadeira ou falsa, ou seja, é 0 ou 1.

switch case{} A estrutura de decisão escolha/caso é utilizada para testar na condição, uma única expressão, que produz um resultado, ou, então, o valor de uma variável, em que está armazenado um determinado conteúdo. Compara-se, então, o resultado obtido no teste com os valores fornecidos em cada cláusula “caso”.

switch case{} Síntaxe em C: switch ( ) { case 1: break; case 2 : break; default : }

switch case{} void main() { int valor; printf(“Digite um valor”); scanf (“%i”,&valor); switch (valor) { case 1: printf(“Voce digitou 1”); break; case 2 : printf(“Voce digitou 2”); break; default : printf(“Valor zero ou maior que 2”); }

switch case{} INICIO valor Valor = 1 Você digitou 1Você digitou 2 Valor = 2 Sim Não Valor zero ou maior que 2 FIM

Switch case{} O comando switch difere do comando if por que switch só pode testar igualdade, enquanto if pode avaliar uma expressão lógica ou relacional. Duas constantes case no mesmo switch não podem ter valores idênticos. Obviamente, um comando switch incluído em outro switch mais externo pode ter as mesmas constantes case; Se constantes de caractees são usadas em um comando switch, elas são automaticamente convertidas para suas valores inteiros.

switch case{} – Uso do Break void main() { int valor; printf(“Digite um valor”); scanf (“%i”,&valor); switch (valor) { case 1: printf(“Voce digitou 1”); break; case 2 : printf(“Voce digitou 2”); case 3: printf(“Voce digitou 3”); break; } O que irá acontecer aqui?

Estrutura de Repetição Utilizamos os comandos de repetição quando desejamos que um determinado conjunto de instruções ou comandos sejam executados um número definido ou indefinido de vezes, ou enquanto um determinado estado de coisas prevalecer ou até que seja alcançado.

for () { } Para número definido de repetições. Essa estrutura de repetição é utilizada quando se sabe o numero de vezes que um trecho do algoritmo deve ser repetido. O incremento, ou seja, o contador é adicionado automático.

for () { } Em C: void main() { int i, soma; for (i=1; i<= 100; i++) { printf(“%d”,i); soma = soma + i; } printf(“%i”,soma); }

for () { } INICIOFIM num<=10? sim num = 1 num = num + 1 não num soma soma =soma+ num Aqui eu posso ter uma expressão! Para um laço infinito: for(;;) { printf(“lanço infinito”); } Para um laço infinito: for(;;) { printf(“lanço infinito”); }

while(<condição>){} Para número indefinido de repetições e teste no inicio. É utilizada quando não se sabe o número de vezes que um trecho do algoritmo vai ser repetido, embora também possa ser utilizada quando se conhece esse número. Essa estrutura baseia-se na análise de uma condição. A repetição será feita enquanto a condição for verdadeira.

while(<condição>){} Síntaxe em C: while ( ) { }

while(<condição>){} Em C: void main() { int x, y; x = 0; y = 10; while (x < y) { x = x + 2; }

while(<condição>){} INICIO FIM x < y? sim x = 1 y = 10 x = x + 2 não Aqui eu posso ter uma expressão! Para um laço infinito: while(1) { printf(“lanço infinito”); } Para um laço infinito: while(1) { printf(“lanço infinito”); }

do {} while(); Para número indefinido de repetições e teste no final. A diferença entre a estrutura enquanto e a estrutura repita é que nesta ultima os comandos serão repetidos pelo menos uma vez, já que a condição de parada se encontra no final.

do {} while(); Em C: void main() { int x,y; x = 1; y = 5; do { x = x + 2; y = y + 1; } while ( x <= y) ; }

do {} while(); INICIOFIM x >= y? sim x = 1 y = 5 x = x + 2 não y = y + 1

Comando de Desvio Comando return : Usado para retornar de uma função; o Exemplo : return; return 0; return x; Comando break: terminar um case no switch ou terminar um laço de repetição; o Exemplo: for(;;) { if (i ==0 ) break; } Comando exit: Da mesma forma que podemos sair de um laço podemos sair de um programa. Comando continue: força que ocorra a próxima interação. o Exemplo: for (i=0;i<100;i++) if (I == 10) continue; }