SOP por transferência de planejamento a longo prazo para LIS/PIS/Capacidade SAP Best Practices.

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Transcrição da apresentação:

SOP por transferência de planejamento a longo prazo para LIS/PIS/Capacidade SAP Best Practices

Objetivo, benefícios e processos-chave abordados Verificar se as quantidades de vendas planejadas podem ser produzidas, avaliar necessidades de material e utilização dos centros de custo de produção. Benefícios Evitar gargalos, sobreabsorção e subabsorção na produção. Planejamento de necessidades de material como base para os contratos de compra. Principais fluxos de processo abordados Criar plano de vendas e transferência SOP (Planejamento de vendas e operações). Comparação aproximada de quantidades de vendas planejadas e recursos de produção no SOP. Criar cenário de planejamento em “Planejamento a longo prazo” para simular planejamento de produção para as quantidades de vendas planejadas. Com base em dados de produção simulada e dados operacionais (listas técnicas, roteiros), são calculadas as capacidade dos centros de trabalho e necessidades de material. Usar necessidades de material para AOP – planejamento de preço de material de compra. Usar capacidade de centro de trabalho no AOP – planejamento geral do centro de custo.

Aplicações SAP necessárias e Funções da empresa Necessário Enhancement package 5 for SAP ERP 6.0 Funções da empresa Planejador de receitas Planejador logístico

Descrição detalhada do process AOP – SOP por transferência de planejamento a longo prazo para LIS/PIS/Capacidade Consulte a especificação 172 – AOP - Orçamento de quantidade de vendas e transferência SOP para todas as etapas referentes ao planejamento de quantidades de vendas. A especificação atual começa com a transferência de quantidades de vendas confirmadas para o Planejamento de vendas e operações (SOP). No SOP, o planejamento global de capacidade é executado para verificar se as mercadorias planejadas para serem vendidas podem passar pelos recursos de gargalo da empresa necessário para a produção. Depois de verificada a viabilidade do plano de produção pelo SOP, ele é passado para um cenário de planejamento no módulo Planejamento a longo prazo (PLP). No PLP são criadas necessidades independentes previstas (NIP). Com base em NIPs, o Planejamento de necessidades de material é simulado para criar e verificar necessidades previstas para todos os materiais (componentes, matéria-prima) e recursos. A simulação do MRP também permite revisar as capacidades dos centros. A nivelação de capacidade pode, então, ser executada para reduzir os gargalos. Depois de executar o MRP como descrito acima, um dos objetivos principais da parte de logística do AOP é alcançado: cálculo da utilização total dos tipos de atividade atribuídos aos centros de trabalho de produção necessários para produzir as quantidades de vendas planejadas. A utilização é baseada no consumo dos tipos de atividades definidos nos roteiros dos produtos (semi-acabados e finais) do plano de produção.

Diagrama do fluxo do processo SOP por transferência de planejamento a longo prazo para LIS/PIS/Capacidade Evento AOP – Cálculo de custo standard (178) AOP - Planejamento do centro de custo de produção (176) AOP - Planejamento de preços de material comprado (174) Plano operacional anual Planejador de receitas AOP - Orçamento da quantidade de vendas e transferência SOP (172) Planejador logístico Sim Dados operacionais de produção Plano aceitável? Verificação SOP Transferir para gestão de demanda inativa PLP MRP de planejamento a longo prazo Planejamento da capacidade Não AOP= Planejamento operacional anual PLP= Planejamento a longo-prazo SOP= Planejamento de vendas e operações MRP= Planejamento de necessidades de material

Legenda Símbolo Descrição Comentários da utilização Símbolo Descrição Faixa: identifica uma função do usuário, como revisor de faturas ou representante de vendas. Esta faixa também pode identificar uma unidade organizacional ou grupo de empresas, em vez de uma função específica. Os outros símbolos de fluxo do processo nesta tabela aparecem nestas linhas. Você tem tantas linhas quantas forem necessárias para cobrir todas as funções no cenário. A faixa de função contém tarefas comuns àquela função. Eventos externos: contém eventos que começam ou terminam o cenário, ou influenciam o curso de eventos do cenário. Linha de fluxo (sólida): a linha indica a seqüência normal de etapas e direção do fluxo no cenário. Linha de fluxo (pontilhada): a linha indica o fluxo de tarefas utilizadas com pouca freqüência ou tarefas condicionais em um cenário. A linha também pode levar a documentos envolvidos no fluxo do processo. Conecta duas tarefas em um processo de cenário ou um evento sem etapas Atividade comercial/evento: identifica uma ação que leva para dentro ou para fora do cenário, ou um processo externo que ocorre durante o cenário Não corresponde a uma etapa da tarefa no documento Processo da unidade: identifica uma tarefa que é abordada etapa a etapa no cenário Corresponde a uma etapa da tarefa no documento Referência a processo: se o cenário fizer referência a um outro cenário no total, coloque o número e nome do cenário aqui. Referência a sub-processo: se o cenário fizer referência a um outro cenário em parte, coloque aqui o número e o nome do cenário bem como os números das etapas daquele cenário Decisão do processo: identifica um ponto de decisão/ramificação, significando uma escolha a ser feita pelo usuário final. As linhas representam escolhas diferentes que surgem de partes diferentes do losango. Em geral, não corresponde a uma etapa da tarefa no documento; reflete uma escolha a ser feita após a execução da etapa Símbolo Descrição Comentários da utilização Para o próximo/Do próximo diagrama: leva à página seguinte/anterior do diagrama O fluxograma continua na página seguinte/anterior Impressão/documento: identifica um documento, relatório ou formulário impresso Não corresponde a uma etapa da tarefa em um documento; é utilizado para refletir um documento gerado por uma etapa da tarefa; essa forma não tem nenhuma linha de fluxo de saída Dados reais financeiros: indica um documento de lançamento financeiro Planejamento do orçamento: indica um documento de planejamento do orçamento Processo manual: cobre uma tarefa que é feita manualmente Em geral, não corresponde a uma etapa da tarefa em um documento; utilizado para refletir uma tarefa que é executada manualmente, como descarregar um caminhão em um depósito, que afeta o fluxo do processo. Versão/dados existentes: este bloco cobre dados que são alimentados de um processo externo Em geral, não corresponde a uma etapa da tarefa em um documento; essa forma reflete os dados provenientes de uma fonte externa; esta etapa não tem linhas de fluxo de entrada Decisão aprovar/reprovar do sistema: este bloco cobre uma decisão automática feita pelo software Em geral, não corresponde uma etapa da tarefa no documento; é utilizado para refletir uma decisão automática feita pelo sistema após a execução de uma etapa. Conexão do diagrama <Função> Impressão/ documento Externo ao SAP Dados reais financeiros Planejamento do orçamento Atividade comercial/ evento Processo da unidade Processo manual Referência a processo Versão/ dados existentes Referência a sub-processo Decisão do processo Decisão de aprovar/ reprovar do sistema