Devoluções e reclamações SAP Best Practices Baseline Package (Brasil)

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Devoluções e reclamações SAP Best Practices Baseline Package (Brasil)

Síntese do cenário – 1 Objetivo e benefícios: Objetivo Benefícios Este cenário descreve o processamento de devoluções da ordem do cliente. Benefícios Processamento integrado do sistema de reclamações e devoluções do cliente Fluxos do processo-chave abordados Criar ordem de devolução (NF própria / NF do cliente) Criar devolução Criar faturamento Documento de Nota Fiscal (NF-e) Exibir Nota Fiscal (NF do cliente)

Síntese do cenário – 2 Aplicações SAP necessárias: Obrigatório SAP enhancement package 4 for SAP ERP 6.0 Funções da empresa envolvidas nos fluxos do processo Serviço ao cliente Encarregado do depósito Encarregado de faturamento Gerente de contas a receber

Síntese do cenário – 3 Descrição detalhada do processo: Devoluções e reclamações O processo inicia com uma solicitação do cliente para autorização de devolução de materiais ao centro para crédito, referida como RMA (Autorização de devolução do material). A solicitação é aprovada e, em seguida, uma ordem do cliente de devolução é criada com referência à fatura original das mercadorias. Um documento RMA é impresso e encaminhado ao cliente para ser anexado às mercadorias recebidas. As mercadorias são retornadas, uma devolução é criada referente ao RMA e o material é recebido no estoque de devolução. O local do estoque de devolução é definido como não relevante para MRP. As mercadorias são inspecionadas, resultando em uma disposição para serem devolvidas ao estoque ou sucateamento. Uma nota de crédito é criada a partir da execução do faturamento e lançada na conta dos clientes.

Diagrama do fluxo do processo Devoluções e reclamações Evento Necessidades do cliente de devolver produto Nota Fiscal (NF-e) Nota Fiscal Serviço ao cliente Criar ordem de devolução Encarregado do depósito Criar devolução Atribuir número de série Registrar entrada de mercadorias Encarregado de faturamento Faturamento Gerente de contas a receber Remover bloqueio de faturamento Liberar documentos bloqueados p/ contabilidade

Legenda Símbolo Descrição Comentários da utilização Símbolo Descrição Faixa: identifica uma função do usuário, como revisor de faturas ou representante de vendas. Esta faixa também pode identificar uma unidade organizacional ou grupo de empresas, em vez de uma função específica. Os outros símbolos de fluxo do processo nesta tabela aparecem nestas linhas. Você tem tantas linhas quantas forem necessárias para cobrir todas as funções no cenário. A faixa de função contém tarefas comuns àquela função. Eventos externos: contém eventos que começam ou terminam o cenário, ou influenciam o curso de eventos do cenário. Linha de fluxo (sólida): a linha indica a seqüência normal de etapas e direção do fluxo no cenário. Linha de fluxo (pontilhada): a linha indica o fluxo de tarefas utilizadas com pouca freqüência ou tarefas condicionais em um cenário. A linha também pode levar a documentos envolvidos no fluxo do processo. Conecta duas tarefas em um processo de cenário ou um evento sem etapas Atividade comercial/evento: identifica uma ação que leva para dentro ou para fora do cenário, ou um processo externo que ocorre durante o cenário Não corresponde a uma etapa da tarefa no documento Processo da unidade: identifica uma tarefa que é abordada etapa a etapa no cenário Corresponde a uma etapa da tarefa no documento Referência a processo: se o cenário fizer referência a um outro cenário no total, coloque o número e nome do cenário aqui. Referência a sub-processo: se o cenário fizer referência a um outro cenário em parte, coloque aqui o número e o nome do cenário bem como os números das etapas daquele cenário Decisão do processo: identifica um ponto de decisão/ramificação, significando uma escolha a ser feita pelo usuário final. As linhas representam escolhas diferentes que surgem de partes diferentes do losango. Em geral, não corresponde a uma etapa da tarefa no documento; reflete uma escolha a ser feita após a execução da etapa Símbolo Descrição Comentários da utilização Para o próximo/Do próximo diagrama: leva à página seguinte/anterior do diagrama O fluxograma continua na página seguinte/anterior Impressão/documento: identifica um documento, relatório ou formulário impresso Não corresponde a uma etapa da tarefa em um documento; é utilizado para refletir um documento gerado por uma etapa da tarefa; essa forma não tem nenhuma linha de fluxo de saída Dados reais financeiros: indica um documento de lançamento financeiro Planejamento do orçamento: indica um documento de planejamento do orçamento Processo manual: cobre uma tarefa que é feita manualmente Em geral, não corresponde a uma etapa da tarefa em um documento; utilizado para refletir uma tarefa que é executada manualmente, como descarregar um caminhão em um depósito, que afeta o fluxo do processo. Versão/dados existentes: este bloco cobre dados que são alimentados de um processo externo Em geral, não corresponde a uma etapa da tarefa em um documento; essa forma reflete os dados provenientes de uma fonte externa; esta etapa não tem linhas de fluxo de entrada Decisão aprovar/reprovar do sistema: este bloco cobre uma decisão automática feita pelo software Em geral, não corresponde uma etapa da tarefa no documento; é utilizado para refletir uma decisão automática feita pelo sistema após a execução de uma etapa. Conexão do diagrama <Função> Impressão/ documento Externo ao SAP Dados reais financeiros Planejamento do orçamento Atividade comercial/ evento Processo manual Processo da unidade Referência a processo Versão/ dados existentes Referência a sub-processo Decisão de aprovar/ reprovar do sistema Decisão do processo

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