ÁSIA – ÁSIA MERIDIONAL, SUDESTE ASIÁTICO, TIGRES ASIÁTICOS E CHINA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As regiões geoeconômicas do Brasil
Advertisements

NOVO SÍMBOLO NO COMÉRCIO MUNDIAL
ÁSIA E BACIA DO PACíFICO
JAPÃO.
EUROPA – ASPECTOS HUMANOS E ECONOMICOS
Trabalho de Geografia REGIÕES GEOECONÔMICAS Estudantes: Dany e Giseli
CHINA.
ÁSIA MONÇÔNICA Prof. Márcio.
China O Dragão do Século XXI
OS TIGRES ASIÁTICOS Capítulo 11 – pg. 218 a pg.223
Novos Países Industrializados
TIGRES ASIÁTICOS Cingapura. Taiwan (Formosa). Hong Kong.
ÍNDIA O POVO HINDU.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
Novos Países Industrializados
Agricultura Mundial I, II e III – G13, G14 e G15
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
CEFSA – Centro Educacional da Fundação Salvador Arena
O DRAGÃO e os TIGRES ASIÁTICOS
ÁSIA DE MONÇÕES.
GEOPOLÍTICA DA AMÉRICA LATINA
Associação de Nações do Sudeste Asiático
SUDESTE e LESTE (EXTREMO ORIENTE)
CAPÍTULO 14 - ÁSIA DIVERSIDADE DE POVOS E CULTURAS
ÍNDIA e CONFLITO DA CAXEMIRA
A NOVA CHINA.
Conjunto regional, também conhecido como “subcontinente indiano”
NOVOS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS
Capítulo 22 – Os países emergentes
ECONOMIA ASIATICA – INTRODUÇÃO
ESTADOS UNIDOS.
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
ATIVIDADE INDUSTRIAL NA ÁFRICA
SUDESTE ASIÁTICO TIGRES ASIÁTICOS
QUESTÕES GEOPOLÍTICAS SOBRE A CHINA
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
O JAPÃO E OS “TIGRES” ASIÁTICOS
JAPÃO: O PAÍS MAIS INDUSTRIALIZADO DA ÁSIA
Correção das Atividades do Livro China
A impactante parceria dos “gigantes emergentes”
Revisão 7ª série.
 O Japão, seguindo as idéias expansionistas das potências do Eixo na 2ª guerra mundial, invadiu a China  Durante este período as idéias opostas existentes.
CAPÍTULO 24: CHINA.
Prof. Arnaldo Trilobita.org.br/arnaldo
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
ÍNDIA PAÍS SUBDESENVOLVIDO INDUSTRIALIZADO PAÍS EMERGENTE PAÍS DO BRIC
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
CHINA.
Professor Luiz Felipe Geografia
Japão e os tigres asiáticos
QUESTÕES GEOPOLÍTICAS SOBRE A CHINA
China: Um universo dentro do mundo
ÍNDIA.
Ásia – questões políticas
TIGRES ASIÁTICOS Prof. Arnaldo trilobita.org.br/arnaldo.
Mundo Indiano.
Resumo explicativo Aula 31 Aula 32.
Revisão Cap. 41 e 42.
Mundo Indiano.
 3º país mais extenso do mundo, sendo o país mais populoso (1,3 bi de hab);  “Política do filho único” imposto no final da década de 70;  Desproporção.
A Ásia Industrializada
Índia: o país das diversidades
TIGRES ASIÁTICOS. CINGAPURA CORÉIA DO SUL TAIWAN HONG KONG.
O SUL DA ÁSIA OU ÁSIA MERIDIONAL
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
China: a potência do século XXI
Tigres Asiáticos Geografia Geral Prof. Sérgio Nart.
ASPECTOS SOCIOECONOMICOS ASPECTOS NATURAIS
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
ÁSIA.
Transcrição da apresentação:

ÁSIA – ÁSIA MERIDIONAL, SUDESTE ASIÁTICO, TIGRES ASIÁTICOS E CHINA.

Questão - china (Unicamp) Graças ao tamanho continental e à imensa população do país, as políticas implementadas pelo governo permitiram à China combinar as vantagens da industrialização voltada para a exportação, induzida em grande parte pelo investimento estrangeiro, com as vantagens de uma economia nacional centrada em si mesma e protegida informalmente pelo idioma, pelos costumes, pelas instituições e pelas redes, aos quais os estrangeiros só tinham acesso por intermediários locais. Uma boa ilustração dessa combinação são as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do nada e que hoje abrigam dois terços do total mundial de trabalhadores em zonas desse tipo. (Adaptado de Giovanni Arrighi, Adam Smith em Pequim: origens e fundamentos do século XXI. São Paulo: Boitempo, 2008, p.362.) a) Indique duas ações políticas do governo chinês que produziram as condições internas para a ascensão econômica do país. b) Aponte as estratégias geopolíticas utilizadas pela China para a obtenção de recursos naturais em distintas partes do mundo, que possibilitam a manutenção do atual modelo de produção industrial em larga escala no país.

QUESTÃO íNDIA Aponte a justificativa mais plausível para os investimentos multinacionais na Índia e as questões religiosas que tornaram sua grande população um restrito mercado consumidor.

Questão  Milhares de pessoas chegam anualmente a Benares para purificar seu espírito nas águas do rio sagrado. Durante as cheias, suas águas depositam grande quantidade de limo nas margens, fazendo com que as terras cortadas pelo rio sagrado sejam talvez, as mais férteis do mundo, concentrando-se aí cerca de 150 milhões de pessoas cuja maioria vive de agricultura e, portanto, do benefício direto e indireto do sagrado rio. Entre as alternativas abaixo, o texto melhor se aplica ao rio e ao país: a) Tigre, Irã. b) Ganges, Índia. c) Meckong, Vietnã. d) Eufrates, Iraque. e) Indo, Paquistão

Ásia meridional Possui as três nações que estão entre as mais populosas do mundo: Índia, Paquistão e Bangladesh. Apresentam grande diversidade cultural e religiosa; Após a colonização britânica, em 1947 eclode uma guerra civil entre hindus e muçulmanos, resultando na divisão entre Índia e Paquistão. E em 1971, por motivos étnicos, forma-se Bangladesh.

Índia – aspectos humanos Sistema de castas: foi abolido no país, mas ainda existe e não há perspectivas para sua efetiva extinção. Ele não permite a mobilidade social e acreditam que uma parte da humanidade saiu do corpo de Brahma. País populoso, rural e com acelerado processo de urbanização. 40% de analfabetos e metade da população abaixo da linha da pobreza. ‘MOSAICO’ de povos; 2º país em crescimento econômico do mundo, país emergente e grande “exportador de cérebros”.

Índia – aspectos econômicos Potência econômica emergente e membro do BRICs. Potência industrial: desenvolvimento de polos tecnológicos na área de informática e indústrias farmacêuticas. Maior “CALL CENTER” do mundo (desenvolvido setor de serviços). Agricultura de jardinagem, plantation e extrativismo mineral e vegetal.

Índia – aspectos geopolíticos Movimentos separatistas: violentos conflitos entre a maioria hindu e a minoria muçulmana. Destaque principal para a região da Caxemira.

Sudeste asiático É uma região densamente povoada. Apresenta os chamados “formigueiros humanos”, que se localizam junto às planícies aluviais. Destaca-se pela produção de arroz, pelo cultivo de borracha, por grandes plantations na Malásia e na Indonésia e pelo cultivo do chá e da juta. Também destaca-se o extrativismo mineral, em especial os minérios de estanho, na Malásia e Tailândia, e o petróleo em Mianmar (Birmânia) e na Indonésia.

Tigres asiáticos 1ª fase: Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Cingapura. 2ª fase: Filipinas, Indonésia, Tailândia e Malásia

Países que vem apresentando um acelerado crescimento econômico e alto grau de competitividade. Recebem investimentos estrangeiros (EUA e Japão) Forte participação do Estado no desenvolvimento de infraestrutura, na qualificação de mão-de-obra

China – características gerais 3º país mais extenso do mundo, sendo o país mais populoso (1,3 bi de hab); “Política do filho único” imposto no final da década de 70; Desproporção de homens e mulheres como resultado da valorização do dos bebês do sexo masculino; Predomínio de homens e com grande crescimento da população de idosos; Desafio: criar um sistema de seguridade social;

China - regionalização Dividida em dois grandes domínios naturais: Oeste e Leste. Oeste: domínio de terras altas (Himalaia e Tibete) e de clima seco. Leste: domínio de terras baixas (Manchúria e Planície Chinesa) e dos climas temperados continental e das monções.

China – regiões geoeconômicas Mongólia interior: cultivo irrigado de trigo e pastoreio nômade; Manchúria: recursos naturais (ferro, minérios e carvão). Zona de indústria pesada estatal; Planície Chinesa: ‘celeiro’ agrícola (arroz, soja e trigo) e ZEEs. Tibete: mananciais e recursos naturais. Xinjang-Uigur: reserva de petróleo.

China – zonas econômicas especiais Com a abertura econômica nos anos 70. Implantação das ZEEs, ligadas ao setor industrial, com infraestrutura montada pelo governo e investimentos privados, inclusive estrangeiros. ESTADO + ZEE (investimento privado). ‘Um país com dois sistemas’