FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Coração.
Advertisements

Sistema circulatório.
Fisiologia cardiovascular
CIRCULAÇÃO SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Vasos sanguíneos e Sangue
Sistema Cardiorrespiratório 9º ano
SISTEMA CARDIOVASCULAR
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Sistema Circulatório.
Sistema Cardiovascular
SISTEMA CIRCULATÓRIO OU CARDIOVASCULAR
DOENÇAS DO SISTEMA CIRCULATÓRIO E DO SANGUE. Objetivos Identificar as principais doenças do sistema circulatório e do sangue e as medidas cabíveis para.
Sistema cardiovascular – coração, vasos sanguineos e sangue
Sistema Cardiovascular Colégio INEDI - Turmas 71 e 72.
Sistema circulatório e sistema linfático
SISTEMA CARDIOVASCULAR
O ciclo cardíaco.
BIOFÍSICA HEMODINÂMICA Profª. Ana Mércia Wanderley.
Sistema Circulatório.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Sistema cardiovascular Professora: Alba Almeida
Sistema Cardiovascular circulação sanguínea
VAMOS ESTUDAR O SISTEMA CIRCULATÓRIO? Só se for agora!
FISIOLOGIA HUMANA Eduardo Silva..
Sistema Cardiovascular
Aula 9 – Fisiologia do Sistema Cardiovascular II
Tipos de Sistema Circulatório
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Distensibilidade Vascular
REGULAÇÃO DO DÉBITO CARDÍACO
Anatomia e fisiologia animais – circulação
Sistema Circulatório 2 Rosana Moraes.
Sistema circulatório e Sistema linfático
SISTEMA CIRCULATORIO.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Sistema circulatório.
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
TROMBOSE.
Sistema cardiocirculatório
Sangue.
O sistema cardiovascular
Coração Veias pulmonares Veias cavas Artéria aorta Artéria pulmonar Vênulas Arteríolas Sangue Capilares.
Maristela Bressler Ruben Zimmer Taís Ludwig Tuane Sehnem
Escola E.B 2/3 Vasco Santana Pedro L.
Sistema Cardiovascular
Sistema Cardiovascular
Células Endoteliais e Músculo Liso
Sistema Circulatório.
O Sistema Cardiovascular
Sistema Circulatório O Sistema Circulatório é formado pelo:
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Grupo: Ana Paula Piazza, Pedro Henrique Campos e Stephanie Butierres
Principais funções cardiovasculares:
FISIOLOGIA HUMANA Fisiologia Humana Prof. Dr. Rogaciano Batista
O sistema cardiovascular
Fisiologia do Sistema Cardiovascular
Sistema Circulatório.
Sistema cardiovascular
Prof. Adrean Scremin Quinto
Sistema cardiovascular
SISTEMAS CIRCULATÓRIOS
FISIOLOGIA HUMANA.
Função circulatória.
Anatomia e Fisiologia Cardiovascular
SISTEMA CIRCULATÓRIO. SISTEMA CIRCULATÓRIO Como é constituído o sangue? No sistema circulatório distingue-se um líquido – o sangue –, um conjunto de.
Anatomia e Fisiologia Aula 5.
Sistema circulatório.
Sistema Circulatório Profa: Marta Adorno.
Sistema cardiorrespiratório Unidade 6 Planeta Terra — 9.º ano.
Transcrição da apresentação:

FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR. Vanessa Corralo

Circulação Suprir as necessidades dos tecidos corporais: -transportar nutrientes, eliminar os produtos do metabolismo, transporte de hormônios. Manter o ambiente apropriado em todos os líquidos teciduais do organismo para que as células funcionem adequadamente- homeostase.

Resposta as suas necessidades Intensidade do fluxo sanguíneo Coração Circulação Débito cardíaco Pressão arterial

Função Artérias: transportar sangue, sob alta pressão, para os tecidos- fortes paredes musculares onde o sangue flui em alta velocidade. Arteríolas: pequenos ramos finais do sistema arterial (condutos de controle)-sangue é liberado pelos capilares- tem forte parede muscular- capaz de ocluir totalmente o vaso ou com relaxamento- alterar muito o fluxo sanguíneo, dependendo da necessidade. Capilares: troca de líquidos, nutrientes, eletrólitos, hormônios- entre o sangue e o líquido intersticial- Paredes finas e poros permeáveis à água e outras moléculas menores.

Vênulas: Coletam o sangue dos capilares e, coalescem formando veias progressivamente maiores. Veias: Transporte de sangue das vênulas de volta para o coração- importante reservatório de sangue extra. Pressão no sistema venoso é baixa- veias são finas, mas se contraem e expandir, agindo de reservatório controlável para o sangue extra.

Circulação divide-se: -Sistêmica ou grande circulação -Pulmonar 84%- sangue na circulação sistêmica 16%- coração e pulmões

Pressão nas diversas partes da circulação

Teoria Básica da Função circulatória A intensidade do fluxo sanguíneo para cada tecido corporal é, quase sempre controlado em relação as necessidades: Tecidos ativos requerem até 30X mais fluxo. Coração não consegue aumentar o débito mais que 7 vezes. Microvasos em cada tecido monitoram as necessidades teciduais- como: disponibilidade de oxigênio e nutrientes, acúmulo de dióxido de carbono. Eles agem diretamente sobre os vasos sanguíneos locais- dilatando-os ou contraindo- fluxo adequado.

O débito cardíaco é controlado, principalmente, pela soma de todos os fluxos teciduais locais. Após fluir pelos tecidos, o sangue retorna pelas veias direto ao coração, que responde automaticamente ao aumento da chegada- bombeando-o imediatamente para as artérias. Responde de forma autômata, entretanto em alguns casos necessita de impulsos nervosos que o fazem bombear a quantidade necessária.

A pressão arterial é controlada de modo independente do fluxo sanguíneo local ou do débito cardíaco. Esse sistema tem um extensivo controle. Quando a pressão cai: aumenta a força de bombeamento cardíaco,constrição de grandes reservatórios sanguíneos, constrição da maioria das arteríolas em todo o corpo-maior quantidade se acumula nas artérias aumentando a pressão. Muitos dias- papel do rim no controle da pressão.

Inter-relações entre pressão, fluxo e resistência O fluxo sanguíneo por um vaso é determinado por dois fatores: -Diferença de pressão sanguínea entre as duas extremidades do vaso (gradiente de pressão)- força que impulsiona o sangue pelo vaso Impedimento ao fluxo sanguíneo pelo vaso ou resistência vascular.

P1- pressão na origem do vaso P2- pressão na extremidade Resistência: resultado do atrito entre o sangue em movimento e o endotélio intravascular (inflamação, cortes, batidas). Lei de Ohm: F= ΔP/R F= fluxo sanguíneo ( quantidade de sangue que passa por determinado ponto)- 5 L/min.

Fluxo Sanguíneo Normal- Fluxo laminar- sangue flui de forma estável pelo vaso sanguíneo- se organiza em linhas de corrente. Porção de células permanece no centro do vaso. Perfil parabólico do fluxo sanguíneo- as que tocam o endotélio se movem por pequenas distâncias

Turbilhonamento: quando a intensidade/velocidade do fluxo é muito aumentada ou quando o sangue passa por uma obstrução- fluxo turbulento ou desordenado.

Sangue normal- 3 x mais viscoso que a água. Hematócrito- Mulher: 38 % Efeito do Hematócrito e da Viscosidade do Sangue sobre a resistência vascular e o fluxo sanguíneo Quanto maior é a viscosidade menor é o fluxo pelo vaso, se todos os demais fatores permanecerem constantes. Sangue normal- 3 x mais viscoso que a água. Hematócrito- Mulher: 38 % Homens: 42%

O hematócrito é a porcentagem (%) do volume total de sangue que é ocupada pelas células vermelhas. Contagem de células vermelhas: em milhões de células por microlitro. Uma máquina conta as células de acordo com a quantidade de luz que passa por elas. A morfologia das células vermelhas: fornece diagnóstico de doenças.

Policitemia A policitemia vera é um aumento anormal das células sangüíneas (principalmente de glóbulos vermelhos), como resultado de um aumento da produção pela medula óssea. A policitemia vera é rara (5 indivíduos:1 milhão). Ocorre com maior freqüência em homens e quase nunca em pessoas com menos de 40 anos. A doença se desenvolve lentamente, em geral após os 50 ou 60 anos de idade e pode progredir até converter-se em uma leucemia mielocítica aguda. A viscosidade do sangue e o aumento de plaquetas resultam em um alto potencial para a formação de coágulos, que pode causar derrame ou um ataque cardíaco. Em alguns pacientes ocorre uma hemorragia porque, apesar da presença de um grande número de plaquetas responsáveis pela coagulação sangüínea, sua capacidade de coagulação está deteriorada. A incidência é maior nas pessoas de ascendência judaica.

Sintomas: fraqueza, fadiga, cefaléia, tontura e falta de ar. A visão pode ser distorcida e o indivíduo pode apresentar manchas cegas ou pode ver flashes de luz. O sangramento gengival e através de pequenos cortes é comum. A pele, especialmente a da face, pode tornar-se avermelhada. Com a evolução do distúrbio, o fígado e o baço podem aumentar de tamanho, causando uma dor maçante e intermitente no abdômen.

Efeito da pressão sobre a resistência e fluxo sanguíneo Aumento da pressão arterial- aumenta a força que impulsiona o sangue e distende os vasos- diminuindo assim a resistência vascular. O fluxo sob pressão arterial de 100 mm Hg é, em geral 4-6 vezes maior que o fluxo sob 50 mm Hg- devido ao aumento do diâmetro.

Distensibilidade Vascular Importante característica do sistema vascular- todos os vasos sanguíneos são distensíveis. Aumento da pressão nos vasos sanguíneos- dilatam- sua resistência diminui- aumenta fluxo sanguíneo.