Preparação para apresentação do TCC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Preparar-me para um teste
Advertisements

Elaborado por: Prof. Julien Ariani de Souza Laudelino
Telemarketing.
Elaborado por: Profa. Ms. Elaine Ap. Barreto Gomes de Lima
Profª. Josélia Fontenele B. Cabral
Oficina de Apresentação Oral
Como Preparar Seminários
Como Preparar uma aula com o PowerPoint
APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS
Titulo da monografia Nome do aluno: Orientadora:
Comunicação verbal e não verbal
Dicas para apresentação em banca
Aprenda a utilizar o Shiva PASSO A PASSO. Passo_1 INSTALANDO O APARELHO VOCÊ PODE DEIXÁ-LO SOBRE BANCADAS DE APOIO.
Dicas para Apresentações
A obesidade vs Atividade física aliada à Alimentação equilibrada
Dicas para apresentação em banca Releia os slides - Passe, repasse e repita. Examine os títulos, os alinhamentos, as ilustrações. Não há nada torto ou.
Atualidades Entrevista de emprego.
Fundamentação Bíblica – Atos 17, 22-34
Manual do Cuidador.
Exercícios no frio e na chuva (04/05)
Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira
Introdução ao Secretariado Aula 3
Técnicas dos alunos de sucesso
Oficina de Oratória Falar e Falar.
Síntese Comunicar Componentes da comunicação Formas de comunicação Expressão Oral Dicção Expressão Corporal Gestos Linguagem corporal Linguagem facial.
Por Antonio Castro do Amaral Mestre
IFSC Curso de Técnico em Informática
Profª. Josélia Fontenele B. Cabral
FALAR EM PÚBLICO.
Apresentação oral Como fazer uma boa apresentação ?
Dicas para Apresentação em Banca
CAMINHOS PARA UMA BOA APRESENTAÇÃO
Dicas para Apresentações
DEZ DICAS DE COMO FALAR EM PÚBLICO
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
WORKSHOP DE ORATÓRIA Temas:
Metodologia e Redação Científica
Apresentações em PowerPoint
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Dicas para apresentação em banca Releia os slides - Passe, repasse e repita. Examine os títulos, os alinhamentos, as ilustrações. Não há nada torto ou.
DICAS PARA APRESENTAÇÃO EM BANCA
FALANDO NA ESCOLA VIVENCIAL, ULTRÉYAS E CURSILHOS
Desafio Pré-vestibular
O que quero dizer ? Quais as regras da sessão ? Duração permitida
COMO REALIZAR UMA APRESENTAÇÃO?
INSTRUÇÕES e Modelo para apresentação
Criando interação Dulce Márcia Cruz, Dra.
COMUNICAÇÃO PESSOAL - II
Apresentação do Projeto de Pesquisa e do Trabalho de Graduação
Diagnóstico do Curso de História 1º. Semestre Disciplinas 2.Perfil dos Estudantes.
Noções para o Pregador Pr. Denis Almeida.
Dicas - como criar um boa apresentação Dicas Como criar um boa apresentação.
DICAS PARA APRESENTAÇÃO EM BANCA
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Técnicas de Apresentação
Como apresentar meu TCC ? Boa tarde a todos.
CURRÍCULO E ENTREVISTA PROFISSIONAL
Dicas para apresentação do TCC
Comunicação Verbal e Oratória
Dicas para apresentação do TCC
Utilização Eficaz do PowerPoint
Como se apresentar na banca
APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS Prof. Mauricio de Araujo Mendes.
A Construção da Leitura e da Escrita. DICAS PARA MELHOR FALAR EM PÚBLICO.
Dicas para uma boa apresentação
Transcrição da apresentação:

Preparação para apresentação do TCC CURSO: PSICOLOGIA SEMINÁRIO DE SOCIALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DAS PESQUISAS PROFESSORES: CELSO FRANCISCO TONDIN TERESINHA RITA BOUFLEUER

Objetivo Auxiliar no enfrentamento da ansiedade diante da apresentação do TCC; Preparar para falar em público, conduzir reuniões, facilitar capacitações... e apresentar o TCC.

É normal ficar nervoso? Natural a sensação de “frio no estômago”, “tremura nas pernas”. Os 5 primeiros minutos são os mais difíceis. Indica sua responsabilidade e respeito com seu público. Preparar-se é fundamental. Cada vez que fala, perderá um pouco de nervosismo.

O que observamos na apresentação dos colegas?

Algumas observações Ótimas apresentações de forma geral; Bom tom de voz, articulação, segurança na fala; Simpatia; Clareza sobre o tema; Boas sínteses; Tranquilidade e boa postura;

Algumas observações Pernas atravessadas (5) Esfregar as mãos – mexer no anel - mãos no bolso Braços cruzados Rir de nervosismo – diferente de simpatia e bom humor Ir para trás – segurar na mesa Alguns presos ao papel – papel na mesa ao lado Fixar o olho numa só pessoa Fala agitada Não organização no tempo ...

Possíveis soluções A nível mental A nível físico A nível elaborativo Mudar seu estado de ânimo, desenvolvendo a autoestima Vencer as inibições falando. A nível físico Respirar lentamente e cuidar da postura corporal Exercício de relaxamento e alongamento Usar roupa e calçado confortável Tomar água A nível elaborativo - Preparar o tema e estudar o conteúdo Conhecer o público Planejar a atividade

Plano de Apresentação O que ... CONTEÚDO/TEMA Quando... DATA E HORÁRIO Local... CONHECER O ESPAÇO Público... BANCA, CONVIDADOS, COLEGAS Tempo... LIMITE MÍNIMO E MÁXIMO Para que .. OBJETIVOS Como ... METODOLOGIA O que usar... RECURSOS Quanto... INVESTIMENTO / CUSTO Como avaliar .... CRITÉRIOS E INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO

FASES DA APRESENTAÇÃO 1 Introdução 2. Desenvolvimento 3. Fechamento Despertar a curiosidade; Apresentar tema e objetivos; Aquecimento, quebra-gelo; Evitar comentários sobre política, religião e time de futebol. 2. Desenvolvimento Conteúdo abordado com o uso de técnicas, recursos, instrumentos... 3. Fechamento Síntese geral (certificar-se se ficou alguma dúvida); Elo para situações futuras (caso haja maiores informações entrar em contato, bibliografia, email).

DICAS .... Um dia antes: revisar todo material, levar em mais de uma forma de apresentação. Verificar se não há erro na escrita ou digitação. No dia: chegar antes dos particiapantes para se familiarizar com o local, instalar equipamentos, verificar se está tudo funcionando, receber as pessoas. Durante a apresentação: Estar atento a sua volta, saber o que está acontecendo com as pessoas. Evitar a impressão de “sabe-tudo” tipo dono da verdade. Não se desculpar ou dar a impressão de que não sabe nada. Ao terminar a apresentação, capacitação, reunião: Apagar anotações do quadro Desligar e recolher equipamentos Deixar a sala organizada.

Dicas... Um dia antes: revisar todo material, levar em mais de uma forma de apresentação. Verificar se não há erro na escrita ou digitação. No dia: chegar antes dos particiapantes para se familiarizar com o local, instalar equipamentos, verificar se está tudo funcionando, receber as pessoas. Durante a apresentação: Estar atento a sua volta, saber o que está acontecendo com as pessoas. Evitar a impressão de “sabe-tudo” tipo dono da verdade. Não se desculpar ou dar a impressão de que não sabe nada. Ao terminar a apresentação: Apagar anotações do quadro Desligar e recolher equipamentos Deixar a sala organizada.

Mais dicas Olhar nos olhos mas sem embaraçar os ouvintes; Se usar papel para apoio, colocar na frente ou ter na mão; Caminhar e falar naturalmente; Cuidar com vícios tipo “né”, “certo”, “tipo”, “então”... Manter as mãos acima da cintura; Evitar gestos repetitivos, mexer no cabelo; Usar roupa confortável e evitar adornos chamativos Atentar para seu estilo (autoconhecimento); Capte a atenção da plateia; Usar linguagem clara, objetiva e correta adequada ao público; Terminar antes que a plateia deseje.

Recursos didáticos - slides Não substitui o instrutor Letra legível Apenas pontos chaves Ficar ao lado para não prejudicar a visão Falar sempre voltado para o grupo e não para a tela Testar o equipamento antes do público chegar deixando tudo preparado Filme: Preparar os participantes para assistir o filme, quanto tempo tem de duração e com que finalidade será apresentado.

Falha nossa... Restringir a exposição a uma simples leitura. Comunicar-se com deficiência, articulando mal as palavras ou dificuldades de controle da saliva. Não respeitar horários de início e término. Olhar a todo instante para o relógio. Cometer erros graves de gramática. Utilizar em excesso expressões vulgares ou gírias. Trajar-se inadequadamente. Fixar o olhar em um único ponto ou pessoa da sala. Responder evasivamente às questões formuladas.

Lembre-se... Você é o que mais sabe sobre o tema; Se for em dupla, organizar as falas para não se atravessar; O trabalho é seu e o momento é de compartilhar o que construiu; É momento de mostrar que está pronto para assumir o desafio de ser Psicólogo(a);