AS NOVAS FRONTEIRAS DA EXPLORAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O sol O Sol é uma estrela, como todas as outras que vemos no céu à noite. A diferença é a distância. As outras estão a anos-luz de distância, ao passo.
Advertisements

O que existe no Universo
Sistema Solar.
POTÊNCIAS DE 10 DO MICRO AO MACROCOSMO ..
Tecnologia e Ciência Satélites. Satélite Um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer.
Sistema Solar Adaptação: Fernanda Gonçalves.
Comunicações Via satélite
A chegada do Homem a Marte por Aldo Loup Interior da cápsula do “Columbiad”
Sessão Astronomia Especial MISSÃO LUA PARTE II - III.
SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO: CIÊNCIA TRANSFORMANDO A SOCIEDADE 14 de novembro de 2006 Pesquisadores do INPE colaboram.
ESTA É A VIA LÁCTEA NOSSA CIDADE, ONDE MORAMOS
Constituição da Avaliação
UNIVERSO: Formação do Universo Professor António Nunes
TERRA - UM PLANETA COM VIDA
Provas no dia 16 de maio. Inscrições até 4 de abril.
Deus em nossas vidas By
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
Modelo geocêntrico de Ptolomeu Modelo heliocêntrico de
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
Ciências Naturais – 7.º ano
VIDA DE ASTRONAUTA Fonte:
Física ECLIPSES E AS FASES DA LUA Ilan Rodrigues.
Reformulação do cartaz da Sessão Astronomia: uma proposta
Apollo 11 Viagem a Lua.
A chegada do homem A lua!.
A TERRA NO UNIVERSO.
Poeira dos Céus Transformações do Pronome Pessoal O.
Tema 2 – O Universo e a Terra
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
Descubra dez curiosidades sobre o sol
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica! OBA 2011.
Algumas Constelações Peixes.
Estive lá!.
Chubaka Producciones Inc. apresenta :.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 4 - CONHECENDO MELHOR O PLANETA TERRA
O Sistema Solar 8-abr-17.
A espaçonave NEW HORIZONS. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA-OBSERVATÓRIO DIETRICH SCHIEL-USP. KAREN SILVA.
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
Filipa Vicente TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO n Como o Homem tem conseguido explorar o Universo.
Distâncias no Universo
Satélite de Comunicação Sputnik
Agora vamos fazer um viagem que começa a 10 milhões de anos-luz (10 23 m) e termina a ( m) aqui na Terra. Para isso lembre-se que a velocidade da.
SATÉLITE SPUTNIK CURSO: Técnicas de Organização de Eventos Formador: Hélder Alvalade Formanda: Manuela Ramalho Data: 18/10/2010 Módulo: STC5-DR 3 Sociedade,
Mas creia, é real. O que você verá agora Poderá parecer ficção...
TERRA NO ESPAÇO 2. PLANETA TERRA
Esta é uma viagem que começa e termina com distâncias possíveis de serem entendidas, apenas por meio de notação científica. Começa a 10 milhões de anos-luz.
Vejam isto.... Vejam isto... Nos meses de Junho e Julho a Terra estará mais perto de Marte e será a maior proximidade de que se tenha conhecimento.
O Universo nunca foi visto assim Visto agora pelo Hubble . . .
DESCOBRINDO O CÉU.
Uma casa no Céu por Aldo Loup. Mercury (1961) : 1 dia.

DO MICRO AO MACROCOSMOS
SISTEMA SOLAR.
A espaçonave NEW HORIZONS CENTRO DE DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA-OBSERVATÓRIO DIETRICH SCHIEL-USP. KAREN SILVA. PRISCILA DA SILVA MENDES
Capítulo3 Pág. 28 á 37 O UNIVERSO  Prof.º Fylipe Alves.
O UNIVERSO -Povos que no passado foram grandes astrônomos:
QUAL É O TAMANHO DO UNIVERSO?
Vaivéns Foguetões Fatos Espaciais
A Força da Gravidade.
Sondas pioneiras em ação Palestrante: Jéssica Cristina Ramos –
Crescimento populacional no mundo e no Brasil

GLONASS.
Sistema Solar Júpiter Sol Saturno Mercúrio Úrano Vénus Neptuno Terra
Terra, um planeta com vida
A sonda norte-americana Mariner 4 foi a primeira a alcançar com sucesso a órbita de Marte em 1964, produzindo 21 imagens ALGUMAS MISSÕES JÁ ENVIADAS AO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO FÍSICA MOSTRA FÍSICA CONTEXTUALIZADA EM.
Astronáutica no Brasil Centro de Divulgação Científica e Cultural.
1. Sondas Marcianas Rumo a Marte Jéssica Cristina Ramos
Transcrição da apresentação:

AS NOVAS FRONTEIRAS DA EXPLORAÇÃO ESPACIAL Em 1961, o homem orbitava a Terra pela primeira vez, no que daria início à Corrida Espacial entre União soviética e Estados Unidos. Hoje, a tecnologia espacial se desenvolve com a cooperação de muitos países e até empresas privadas, buscando novos rumos como Marte e investindo em um novo tipo de turismo, com tecnologia de ponta e distâncias inimagináveis.

DISTÂNCIA MÉDIA DA TERRA: 100 KM SPACESHIPTWO DISTÂNCIA MÉDIA DA TERRA: 100 KM Nos últimos anos, surgiram empresas dispostas a investir em projetos de turismo espacial, para ampliar e baratear viagens de pessoas ao espaço. A empresa Virgin Galactic anunciou que sua aeronave, a SpaceShipTwo, será a primeira a enviar civis ao espaço regularmente. Apesar da data de lançamento não ter sido divulgada, passagens já estão à venda, ao custo de US$ 200 mil. Com capacidade para seis pessoas, a aeronave fará um voo de duas horas e meia a uma altura de 109,73 km. Ao todo, sete pessoas já pagaram para estar no espaço. Eles viajaram a bordo da nave espacial Soyuz, em uma parceria entre o programa espacial russo e a empresa norte-americana Space Adventures.

DISTÂNCIA MÉDIA DA TERRA: 150 KM LONG MARCH 2F LM-2F DISTÂNCIA MÉDIA DA TERRA: 150 KM A China é a nova potência na corrida espacial. Com um centro de lançamento próprio e com seus foguetes Long March, ela tem hoje, segundo especialistas, a mesma tecnologia dos Estados Unidos e União Soviética nos anos 1960. A China já realizou quatro viagens tripuladas, incluindo uma mulher, Liu Yang, e um passeio espacial. Existe um projeto para uma estação espacial própria para 2020. Apesar da comunidade internacional saber poucos detalhes sobre suas intenções, o Irã e a Coreia do Norte também mostraram ser capazes de colocar objetos em órbita recentemente.

ISS DISTÂNCIA MÉDIA DA TERRA: CERCA DE 400 KM A Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) foi lançada em 2000 e desde então já recebeu mais de 204 moradores temporários. Fruto de uma parceria entre Estados Unidos, Rússia, Agência Espacial Europeia, Japão e Canadá, o módulo completo tem o tamanho de um campo de futebol e orbita a terra 16 vezes por dia, a mais de 400 km de altitude. O milionário norte-americano Dennis Tito foi o primeiro turista espacial da história ao viajar para a ISS, no dia 28 de abril de 2011. Ele desembolsou cerca de US$ 20 milhões para realizar a viagem espacial. A Soyuz TMA-08 fez o voo mais rápido da história entre a Terra e a ISS, em 28 de março de 2013, levando apenas 5h45 do Cazaquistão até a Estação, com dois cosmonautas russos e um astronauta americano a bordo, durante a missão de número 35.

DISTÂNCIA MÉDIA DA TERRA: 400 KM SOYUZ DISTÂNCIA MÉDIA DA TERRA: 400 KM A cápsula espacial Soyuz, acoplada a foguetes de mesmo nome, é o único modo de levar astronautas para Estação Espacial Internacional atualmente, depois que os Estados Unidos aposentaram seus ônibus espaciais. Comporta seis pessoas. Estima-se que 1700 foguetes Soyuz já tenham sido lançados desde o início da conquista do espaço pelo homem. É o foguete mais usado para se chegar ao espaço. O brasileiro Marco Pontes foi o único visitante brasileiro da ISS, na 29ª missão tripulada. Ele chegou a bordo da Soyuz e permaneceu quase seis meses realizando experimentos em micro gravidade.

HUBBLE DISTÂNCIA MÉDIA DA TERRA: 569 KM O telescópio foi um dos maiores avanços na exploração espacial até hoje. Com capacidade para fotografar os lugares mais longínquos do universo, o Hubble, lançado em 1990 a um custo de 1,5 bilhões de dólares, está orbitando a 569 km da Terra, a 28.000 km/h. O objeto mais distante fotografado pelo Hubble foi um conjunto de galáxias registrado em um pequeno quadrado, algumas delas a uma distância de mais de 13 bilhões de anos-luz.

ORION DISTÂNCIA MÉDIA DA TERRA: EM FASE DE TESTES A Orion Multi-Porpouse Crew Vehicle vem sendo desenvolvida pela Nasa em parceria com o setor privado para ser a nova geração de naves suborbitais americanas a substituir o uso da Soyuz em missões tripuladas. Capaz de levar até quatro astronautas em voos de baixa órbita – entre 350 e 1400 km de altitude - acessar satélites e a Estação Espacial, o protótipo está em fase de testes. O projeto pretende desenvolver uma família de naves para ir além da baixa órbita, servindo para expedições à Lua, asteroides que se aproximem da Terra e até Marte.

DISTÂNCIA MÉDIA DA TERRA: 600 KM WSO DISTÂNCIA MÉDIA DA TERRA: 600 KM O WSO-UV é um projeto encabeçado pela Programa Espacial Russo, em cooperação com a Espanha, Ucrânia, China, Itália e Alemanha. Projetado para ser lançado em 2015 e durar 10 anos no espaço, será tão potente quanto o Hubble, mas equipado com câmeras capazes de captar ondas UV.

LIXO ESPACIAL O lixo espacial gerado pelo homem - desde tanques de foguetes até pequenas partículas sólidas de combustível - circunda a Terra e se tornou um problema para a reentrada de naves espaciais e até ameaçando o funcionamento de satélites. Esse cinturão de detritos se estende da Baixa Órbita, a 200 km de altitude a até 50 mil km do solo, na Órbita Geossíncrona, onde orbitam alguns tipos de satélites. A maior concentração de detritos está entre 750 e 800 km da Terra. Existem cerca de 21 mil partículas maiores do que dez centímetros e cerca de 500 mil partículas com tamanhos entre um e dez centímetros. As partes menores que um centímetro ultrapassam 100 milhões.

DISTÂNCIA MÉDIA DA TERRA: 27.000 KM ASTEROIDE DISTÂNCIA MÉDIA DA TERRA: 27.000 KM O asteroide 2012 DA14 passou pela Terra no dia 15 de fevereiro a 27,7 mil quilômetros, distância considerada "muito próxima" de nós. É o maior objeto conhecido a passar tão perto da Terra, sem oferecer nenhum risco de colisão, no entanto.

CINTURÃO DE SATÉLITES DISTÂNCIA MÉDIA DA TERRA: 36.000 KM Os satélites artificiais estão em várias faixas de altitude na órbita da Terra. A região mais "povoada" é o chamado Cinturão de Clarke, onde estão os satélites geoestacionários, a cerca de 36 mil km da superfície. A essa altitude, o período orbital do satélite é o mesmo da Terra, o que faz parecer que estão flutuando parados sobre a superfície.

DISTÂNCIA MÉDIA DA TERRA: 380.000 KM LUA DISTÂNCIA MÉDIA DA TERRA: 380.000 KM O projeto Constellation, pretendia desenvolver naves capazes de levar o homem de volta à Lua nos próximos anos, no entanto, a administração Obama cancelou o programa em 2010. A última vez que o homem pisou na Lua foi em dezembro de 1972, com a Apollo 17. Foram apenas quatro anos de exploração da Lua, desde o primeiro astronauta pisar lá, em 1969. Z1 SPACESUIT A Nasa apresentou no final de 2012 um protótipo do novo modelo de traje que seus astronautas devem usar em missões a partir de 2015.

APOLLO 13 DISTÂNCIA MÉDIA DA TERRA: 400.000 KM Ao passar atrás da Lua, a tripulação da Apollo 13 – que teve sérios problemas durante a missão – quebrou o recorde com a maior distância que o homem já esteve da Terra (254 km da Lua, 400.171 km da Terra).

MARTE DISTÂNCIA MÉDIA DA TERRA: 560 MILHÕES DE KM Em 2012, a Nasa enviou com sucesso o jipe-robô Curiosity, que aterrissou na superfície do planeta vermelho após uma viagem de 567 milhões de quilômetros e quase nove meses. A Nasa mantém ainda outro robô explorador coletando informações de Marte, o Opportunity. Enviado em 2003 para uma missão de 90 dias, ele continua transmitindo dados e fotografias até hoje. A Nasa deve lançar uma nova sonda ao planeta vermelho, para estudar sua atmosfera. Em 2012, a Nasa enviou com sucesso o jipe-robô Curiosity, que aterrissou na superfície do planeta vermelho após uma viagem de 567 milhões de quilômetros e quase nove meses. A Nasa mantém ainda outro robô explorador coletando informações de Marte, o Opportunity. Enviado em 2003 para uma missão de 90 dias, ele continua transmitindo dados e fotografias até hoje. A Nasa deve lançar uma nova sonda ao planeta vermelho, para estudar sua atmosfera. Desde o início da corrida espacial na década de 60 já foram enviadas 40 missões espaciais a Marte, desde satélites, sondas e balões até robôs de superfície. Apenas 16 foram completamente bem-sucedidas.

VOYAGER 1 DISTÂNCIA MÉDIA DA TERRA: 18,5 BILHÕES DE KM A sonda é o objeto feito pelo homem mais distante da Terra. Estima-se que a Voyager, lançada ao espaço em 1977, esteja a 18,5 bilhões de quilômetros de distância, saindo do Sistema Solar. Equipada com instrumentos de medição de radiação e magnetismo, ela ainda envia informações para a Terra, o que deve continuar fazendo até 2025. Um disco de cobre banhado em ouro contendo fotos e sons da Terra, além de diagramas de como usá-los e como é o corpo humano, foi enviado junto com a sonda, para o caso de alguma forma de vida inteligente encontre a sonda um dia.

CRÉDITOS http://noticias.uol.com.br/infograficos/ciencias/novas-fronteiras-exploracao-espacial/index.htm FIM PROF. PAULO FIRMINO