A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. José Carlos Rabello. LITORAL SUL DE SANTA CATARINA E c o s s i s t e m a d e b e l e z a í m p a r q u e c o m b i n a m a t a a t l â n t i c a,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. José Carlos Rabello. LITORAL SUL DE SANTA CATARINA E c o s s i s t e m a d e b e l e z a í m p a r q u e c o m b i n a m a t a a t l â n t i c a,"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. José Carlos Rabello

2 LITORAL SUL DE SANTA CATARINA E c o s s i s t e m a d e b e l e z a í m p a r q u e c o m b i n a m a t a a t l â n t i c a, m a r, r i o s, l a g o s e m o r r o s n o m e s m o a m b i e n t e. N o s p r o p o m o s, e n t ã o, a c o n h e c e r s u a f a u n a e f l o r a p a r a f o r m a r m o s m a i o r c o n s c i ê n c i a n a i m p o r t â n c i a d e s u a p r e s e r v a ç ã o, p o i s s ó s e a m a a q u i l o q u e s e c o n h e c e...... Pensar globalmente e Agir localmente...!!!

3 Unidade Geomorfológica de Planície Costeira – municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivotas, Sombrio, Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Passo de Torres, situada entre as coordenadas 29°02’09.74”S e 49°36’36.40”O.

4 Localização da pesquisa Ecossistema de Morro dos Conventos: Mata Atlântica, Restinga, Mangues Falésias, Dunas, Rio, Lagos e Mar.

5 VEGETAÇÃO

6 A Região da AMESC, devido a sua posição geográfica, com diversificação de relevo, solo e aspectos climáticos, apresenta uma cobertura vegetal variada. Segundo Klein 1978, podemos distinguir quatro formações vegetais distintas: Vegetação Litorânea, Vegetação Litorânea, Floresta Tropical de Planície, Floresta Tropical de Planície, Floresta Topical de Encosta Floresta Topical de Encosta Floresta Nebular. Floresta Nebular. No entanto, a ação do homem sobre estas formações vegetais originais, através da exploração de madeira, implantação de cultivos (culturas cíclicas ou permanentes), etc., descaracterizaram essas coberturas vegetais, restando poucos remanescentes, que devem ser preservados.

7 As formações vegetais mais atingidas pela ação antrópica foram as Florestas Tropicais de Planície e de Encosta, as quais vem sendo exploradas como recurso energético desde os colonizadores aos dias atuais. A área mais preservada compreende os contrafortes da Serra Geral, onde ocorre a floresta nebular. dunas e restingasA Vegetação Litorânea, é predominantemente herbácea e arbustiva, abrangendo agrupamentos e associações vegetais diretamente relacionados ao mar. Em nossa região temos como Vegetação Litorânea os vegetais típicos de dunas e restingas. Floresta Ombrófila Densa ou Mata AtlânticaAs florestas tropicais de Planície ou Encosta, também denominadas de Floresta Ombrófila Densa ou Mata Atlântica, ocupam a maior extensão da região, indo desde o complexo lagunar, próximo ao litoral, até os Aparados da Serra Geral, formada por densas comunidades arbóreas, com grandes árvores (30 - 35 metros), entremeadas por diversos estratos, constituídos por árvores, arvoretas e arbustos. A Vegetação Nebular ocorre ao longo dos Aparados ou Contrafortes da Serra Geral. Segundo Klein (1978) é assim denominada pelo fato de estar frequentemente encoberta de neblina, formada pelas correntes eólicas quentes, úmidas e ascendentes da Costa Atlântica, que subindo esfriam-se, condensando e aumentando a umidade. Este tipo de vegetação é constituído por matinha baixa e densa, formada por árvores medianas e tortuosas, cujos galhos e troncos são cobertos de musgos.

8 Fauna da região Capivara Lebre Preá Ratão do banhado Lagarto Sagui Lebre

9 Fauna ameaçada de extinção GraxaimTamanduá Mirim Lobo Guará Mão Pelada Paca Tatu Quati Lontra Jaguatirica

10 Aves (clique nas imagens para saber mais sobre as aves e ouvir seus cantos) CURIÓ cardeal

11

12

13 Falésias, Mata Atlântica, dunas, restinga, rio e farol do Morro dos Conventos Imagens

14 Rio Araranguá com o Morro dos Conventos

15 Parque Ecológico Maracajá

16 Lago Azul (Lagoa da Serra) – Baln. Arroio do Silva e Araranguá

17 Lagoa dos Bichos (Lago Dourado) – Morro dos Conventos

18 Lagoa do Caverá (Araranguá e Sombrio)

19 Lagoa do Sombrio (Sombrio, Baln. Gaivotas, Sta Rosa do Sul e São João do Sul)

20 Cachoeira da Peróba (Santa Rosa do Sul)

21 Devemos preservar todas as espécies animais e vegetais, para não comprometer a cadeia alimentar e, assim, não desequilibrar o ecossistema do planeta...


Carregar ppt "Prof. José Carlos Rabello. LITORAL SUL DE SANTA CATARINA E c o s s i s t e m a d e b e l e z a í m p a r q u e c o m b i n a m a t a a t l â n t i c a,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google