A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INFLAÇÃO Livro: Introdução à Economia Autores: Paulo E. V

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INFLAÇÃO Livro: Introdução à Economia Autores: Paulo E. V"— Transcrição da apresentação:

1 INFLAÇÃO Livro: Introdução à Economia Autores: Paulo E. V
INFLAÇÃO Livro: Introdução à Economia Autores: Paulo E.V. Viceconti e Silvério das Neves Profª Salete P. Borilli

2 INFLAÇÃO Definição inflação é definida com sendo uma alta persistente e generalizada dos preços da economia ou ainda como sendo uma elevação persistente do nível geral de preços ao longo do tempo. A taxa de inflação mede o ritmo do crescimento dos preços. Quando o ritmo de crescimento dos preços for decrescente diz-se que está ocorrendo um desinflação. Deflação – é uma queda do nível geral de preços da economia.

3 INFLAÇÃO Inconvenientes da inflação - distorções na economia de mercado tais como: Perda do poder aquisitivo dos salários e outras rendas fixas; Desorganização do mercado de capitais e aumento da procura por ativos reais; (Inviabiliza os financiamentos de médios e longos prazos, isto reduz o valor dos investimentos privados e compromete o crescimento de longo prazo da economia. Os investimentos preferíveis são ativos tangíveis com valor intrínseco); Surgimento de déficits no balanço de pagamentos – se as taxas de câmbio for fixas a inflação desestimula as exportações e torna atraente as importações. Dificuldades para o financiamento do setor público; Indexação – impede a desorganização total da economia.

4 INFLAÇÃO Dificuldades para o setor público devido:
Efeito Tanzi – erosão da receita entre o período do fato gerador e o seu recolhimento; Dificuldades de financiamento – o governo paga taxa de juros nominais e são inferiores as taxas de inflação; Obriga o governo a emitir papel-moeda para financiar seu déficit, o que realimenta a inflação.

5 INFLAÇÃO TIPOS DE INFLAÇÃO
1- Inflação de demanda – é causada por um aumento da demanda agregada,em função de: Aumento dos investimentos Aumento dos gastos do governo Aumento das exportações Redução dos tributos Redução das importações Aumento da oferta de moeda.

6 Meios de se combater a inflação de demanda:
Através de uma política monetária e fiscal restritiva, que venham a reduzir a Demanda Agregada.

7 INFLAÇÃO 2.INFLAÇÃO DE CUSTOS – é provocada por uma diminuição da Oferta Agregada. Causas da inflação de custos (diminuição da Oferta Agregada): Aumento dos salários acima de aumento da produtividade (pressão de sindicatos); Aumento autônomo das margens de lucros das empresas em mercados monopolistas ou oligopolistas; Aumento de preços agrícolas em função de intempéries climáticas; Elevação autônoma de preços de produtos importados - matérias-primas importantes na produção de bens na economia. (petróleo) Desvalorização real da taxa de câmbio maior que o diferencial entre as taxas de inflação interna e externa.

8 INFLAÇÃO Meios para combater a inflação de custos:
O meio mais adequado para combater a inflação de custos seria o controle de preços e salários (governo ou por uma comissão nacional).

9 INFLAÇÃO Inflação inercial – o seu principal defeito é a perpetuação da taxa de inflação a níveis elevados e é decorrente dos reajustes de preços e salários, provocados pela indexação ou correção monetária. Indexação – reajuste dos preços presentes pela inflação passada. Ágio – adicional cobrado sobre um preço tabelado quando, a esse preço, a demanda supera a oferta.

10 INFLAÇÃO COMO MEDIR A INFLAÇÃO: O número índice de preço é uma estatística que visa medir a variação relativa de preço de um agregado de bens e serviços em uma sequência de períodos de tempo.

11 INFLAÇÃO Principais indicadores:
INPC – índice nacional de preços ao consumidor (IBGE) – é calculado com base em índices elaborados para nove regiões metropolitanas (Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de janeiro, Salvador e São Paulo) mais os municípios de Brasília e Goiânia. Refere-se às famílias cuja fonte de rendimentos é o trabalho assalariado e cujo rendimento esteja entre 1 e 8 salários mínimos. IPCA – Índice nacional de preços ao consumidor (IBGE) – calculado com base em uma cesta de itens representativos do consumo de famílias com renda entre 1 e 40 pisos salariais, sem distinção quanto à fonte de renda.

12 INFLAÇÃO INCC – índice nacional de custo de construção (FGV) – mede a evolução dos custos da construção habitacional. IGP-M – índice geral de preços de mercado (FGV) – voltado à comunidade financeira, baseado na comparação dos três decêndios do mês referência em relação a idêntico período do mês-base.


Carregar ppt "INFLAÇÃO Livro: Introdução à Economia Autores: Paulo E. V"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google