COMPONENTE CURRICULAR Regência verbal na construção do texto

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Apresentação em tema: "COMPONENTE CURRICULAR Regência verbal na construção do texto"— Transcrição da apresentação:

1 COMPONENTE CURRICULAR Regência verbal na construção do texto
Ensino Médio - 3ª Ano Regência verbal na construção do texto

2 Você está rindo de mim ou pra mim???
Língua Portuguesa , 3º Ano Regência verbal na construção do texto  Você está rindo de mim ou pra mim??? Veja a seguir!!!

3 A Regência verbal e o efeito de sentido
Língua Portuguesa , 3º Ano Regência verbal na construção do texto A Regência verbal e o efeito de sentido Quando se diz: Você está rindo de mim. Alguém está zombando de outrem. Entende-se que: Logo, o verbo rir, neste caso, é transitivo indireto e, regido da preposição “de”, apresenta a ideia: “Fazer de algo ou alguém motivo de riso, diversão, menosprezo, zombaria”.

4 Você está rindo para mim.
Língua Portuguesa , 3º Ano Regência verbal na construção do texto Ainda sobre Regência verbal e o efeito de sentido Quando se diz: Você está rindo para mim. Alguém está procurando ser gentil, agradável ou simpático. Entende-se que: Assim, o verbo rir, neste caso, é transitivo indireto e, regido da preposição “para”, apresenta a ideia: “Ser ou tornar-se agradável”.

5 Verbo Transitivo direto
Língua Portuguesa , 3º Ano Regência verbal na construção do texto Agora reflita!!! Verbo Transitivo direto Outro exemplo: Priscila namora Luís. ->

6 Regência de alguns verbos
Língua Portuguesa , 3º Ano Regência verbal na construção do texto Regência de alguns verbos Vamos estudar, a seguir, a regência de alguns verbos, subdividindo-os em dois grupos. O primeiro desses grupos é constituído por verbos que apresentam uma determinada regência na variedade padrão e outra na variedade popular; o segundo é formado por verbos que apresentam, na variedade padrão, diferentes sentidos associados a diferentes regências.

7 Língua Portuguesa , 3º Ano
Regência verbal na construção do texto 1º GRUPO No estudo da regência verbal, como no estudo de outros tópicos gramaticais, a comparação entre estruturas sintáticas coexistentes no idioma se faz sob a perspectiva da adequação à situação de uso, por isso, uma determinada regência de um verbo pode ser adequada em um contexto e ser inadequada em outro. Assim, havendo duas estruturas equivalentes, cabe ao falante, ao optar por uma delas, avaliar sua aceitabilidade em função do contexto comunicativo em que se encontra.

8 na variedade popular e na variedade padrão
Língua Portuguesa , 3º Ano Regência verbal na construção do texto A Regência verbal na variedade popular e na variedade padrão Compare, a seguir, em cada conjunto de exemplos, as diferentes regências que cada verbo apresenta na variedade popular e na variedade padrão.

9 Verbo assistir ( significando “ver”)
Língua Portuguesa , 3º Ano Regência verbal na construção do texto Assistir Pela TV, nós assistimos o show de rock. -> Variedade popular Pela TV, nós assistimos ao show de rock. -> Variedade padrão Verbo assistir ( significando “ver”) Na variedade popular Na variedade padrão É verbo transitivo direto (VTD); apresenta objeto direto. Logo: assistir [alguma coisa]. É verbo transitivo indireto (VTI); apresenta objeto indireto iniciado pela preposição a. Logo: assistir a [alguma coisa]

10 Complemento teórico Fique atento! Língua Portuguesa , 3º Ano
Regência verbal na construção do texto Complemento teórico Na variedade padrão, quando o complemento de um verbo é representado por um pronome relativo (que, o qual, quem, etc.), a preposição , eventualmente exigida por esse verbo, precisa ser introduzida antes do relativo. Fique atento! O verbo assistir, além de significar “ver”, tem estes outros dois significados: “ajudar/auxiliar”; “caber/pertencer”. Consulte o segundo grupo de verbos, logo após. Exemplo: Os dois filmes a que assistimos ontem são brasileiros. pronome relativo preposição exigida pelo verbo assistir ( assistir a alguma coisa)

11 Você vai ao cinema amanhã? -> Variedade padrão
Língua Portuguesa , 3º Ano Regência verbal na construção do texto Ir e chegar Variedade popular Você vai no cinema amanhã? -> Você vai ao cinema amanhã? -> Variedade padrão Já chegou no porto o imenso navio holandês -> Variedade popular Já chegou ao porto o imenso navio holandês -> Variedade padrão Comentários a seguir!

12 na variedade popular e na variedade padrão
Língua Portuguesa , 3º Ano Regência verbal na construção do texto A Regência verbal na variedade popular e na variedade padrão Verbos ir e chegar Na variedade popular Na variedade padrão Apresentam a preposição em iniciando o adjunto adverbial de lugar. Assim: ir em [algum lugar]; chegar em [algum lugar]. Apresentam a preposição a iniciando o adjunto adverbial de lugar. Ir a [algum lugar]; Chegar a [algum lugar].

13 Verbos obedecer e desobedecer
Língua Portuguesa , 3º Ano Regência verbal na construção do texto Obedecer e desobedecer O motorista responsável obedece os sinais de trânsito -> Variedade popular O motorista responsável obedece aos sinais de trânsito -> Variedade padrão Quem desobedece às regras de trânsito deve ser punido -> Variedade padrão Verbos obedecer e desobedecer Na variedade popular Na variedade padrão São VTD; apresentam objeto sem preposição inicial (objeto direto). Assim: Obedecer [alguém/alguma coisa]. Desobedecer [alguém/alguma coisa]. São VTI; exigem objeto indireto iniciado pela preposição a. Assim: Obedecer a [alguém/alguma coisa]. Desobedecer a [alguém/alguma coisa].

14 Verbo preferir Na variedade popular Na variedade padrão
Língua Portuguesa , 3º Ano Regência verbal na construção do texto Preferir Ele preferiu mais partir do que ficar aqui. -> Variedade popular Ele preferiu partir a ficar aqui. -> Variedade padrão Verbo preferir Na variedade popular Na variedade padrão É empregado com expressões comparativas ( “mais... que”, “muito mais ... que”, “do que”, etc.). Assim: preferir mais [uma coisa] do que [outra]. É VTDI; exige dois objetos: um direto e um indireto (iniciado pela preposição a): preferir [ alguma coisa] a [ outra].

15 O que dizem os linguistas
Língua Portuguesa , 3º Ano Regência verbal na construção do texto Preferir Preferir “x a y” Ou preferir “x do que y”? O que dizem os linguistas [...] num texto de Maria Victória Benevides, pode-se ler: “A faxineira, mãe de quatro filhos, preferia fazer suas compras no Pão de Açúcar aqui ao lado [...] do que pertinho de sua casa, na zona sul da cidade.” [...] O erro de regência poderia ser explicado pela distância entre os elementos comparados por meio do verbo preferir. Seria uma boa explicação se a regência recomendada pelas gramáticas ainda fosse utilizada. Nesse caso, prefiro dizer que a grande Maria Victória está nos mostrando um sintoma claro: “preferir x a y” é simplesmente um arcaísmo. Todos “preferem x do que y”. Sírio Possenti. A cor da língua e outras croniquinhas de linguística. Campinas: Mercado de Letras, p. 150 – 1.

16 Pagar e perdoar Língua Portuguesa , 3º Ano
Regência verbal na construção do texto Pagar e perdoar Esses dois verbos apresentam semelhança quanto à regência. Variedade popular A prefeitura ainda não pagou os funcionários. -> Variedade padrão A prefeitura ainda não pagou aos funcionários. -> Ela tentou, mas não conseguiu perdoar o amigo. -> Variedade popular Variedade padrão Ela tentou, mas não conseguiu perdoar ao amigo -> Comentários a seguir!

17 na variedade popular e na variedade padrão
Língua Portuguesa , 3º Ano Regência verbal na construção do texto A Regência verbal na variedade popular e na variedade padrão Verbo pagar e perdoar Na variedade popular Na variedade padrão São VTD; apresentam objeto sem preposição (OD). Assim: pagar [alguém]; perdoar [alguém]. São VTI quando o objeto é gente; requerem preposição a iniciando o objeto indireto. Assim: pagar a [alguém]; Perdoar a [alguém].

18 Complemento teórico: verbos pagar e perdoar
Língua Portuguesa , 3º Ano Regência verbal na construção do texto Complemento teórico: verbos pagar e perdoar Quando o objeto desses dois verbos é coisa (e não pessoa), ambos são transitivos diretos, tanto na variedade popular como na norma – padrão. Exemplos: Você ainda não pagou o aluguel!? -> Perdoar uma traição nem sempre é fácil.-> Variedade padrão e Variedade popular Variedade padrão Variedade popular e

19 Verbo visar Na variedade popular Na variedade padrão
Língua Portuguesa , 3º Ano Regência verbal na construção do texto Visar Muitos treinadores visam o cargo de técnico da seleção. -> Variedade popular Muitos treinadores visam ao cargo de técnico da seleção. -> Variedade padrão Verbo visar Na variedade popular Na variedade padrão É VTD; apresenta objeto sem preposição (OD): visar [ alguma coisa]. É VTI, com preposição a iniciando o objeto indireto: visar a [ alguma coisa].

20 Ainda sobre o verbo “visar”
Língua Portuguesa , 3º Ano Regência verbal na construção do texto Ainda sobre o verbo “visar” Fique atento! O verbo visar, além de significar “objetivar, ter como meta”, tem também estes outros dois significados: “mirar/dirigir a pontaria”; “assinar/ pôr visto”. Consulte o segundo grupo de verbos, a seguir!

21 Obedecer/ desobedecer
Língua Portuguesa , 3º Ano Regência verbal na construção do texto Síntese: Regência de alguns verbos na variedade padrão Verbo Transitividade Exemplo Assistir (significando “ver”) VTI ( com preposição a) Hoje vou assistir ao jogo do Brasil. Ir/chegar VI (com preposição a iniciando o adjunto adverbial de lugar) A criança vai ao parque. O homem foi à Lua em 1969. Obedecer/ desobedecer (com preposição a) Ele desobedeceu ao regulamento. Preferir VTDI (com preposição a iniciando o objeto indireto) Prefiro telejornais a novelas. Pagar/ perdoar VTI (com preposição a) Eu pagarei ao gerente. Visar (significando “ter como meta”) Nem toda pesquisa científica visa ao progresso humano.

22 Observação: Língua Portuguesa , 3º Ano
Regência verbal na construção do texto Observação: Na variedade padrão, os complementos representados por pronomes relativos (que, qual, quem, etc.) devem ser precedidos pela preposição exigida pelo verbo. Compare: As leis que eles obedecem são rigorosas. -> Variedade popular As leis a que eles obedecem são rigorosas. -> Variedade padrão Preposição exigida pelo verbo obedecer

23 Língua Portuguesa , 3º Ano Regência verbal na construção do texto
2º GRUPO Há verbos que, na variedade padrão do idioma, apresentam variação de transitividade associada a mudanças em seu significado. Alguns dos inúmeros verbos desse tipo são: Agradar Aspirar Assistir Querer Visar Veja a seguir!!!

24 No sentido de “acariciar” No sentido de “contentar, satisfazer”
Língua Portuguesa , 3º Ano Regência verbal na construção do texto Agradar Sentado no chão, o garoto agradava o cãozinho. (agradar = acariciar) A filha faz tudo para agradar aos pais. (agradar= contentar, satisfazer) Verbo agradar No sentido de “acariciar” No sentido de “contentar, satisfazer” É VTD; apresenta objeto sem preposição inicial (OD). É VTI; apresenta objeto indireto iniciado pela preposição a. Complemento teórico O verbo desagradar, que significa “descontentar, chatear”, também é transitivo indireto. Exemplo: A atitude do jogador, ao ser substituído, desagradou ao técnico. Coesão sequencial

25 No sentido de “sugar, respirar” No sentido de “pretender, almejar”
Língua Portuguesa , 3º Ano Regência verbal na construção do texto Aspirar Enormes exaustores aspiram o ar poluído da fábrica. (aspirar = sugar) No pequeno jardim, aspirava-se o suave perfume das flores. ( aspirar = respirar) É natural que os jovens aspirem ao sucesso e à felicidade. ( aspirar = pretender, almejar) Coesão sequencial Verbo aspirar No sentido de “sugar, respirar” No sentido de “pretender, almejar” É VTD; apresenta objeto sem preposição inicial (OD) É VTI; apresenta objeto indireto iniciado pela preposição a.

26 No sentido de “auxiliar, dar assistência”
Língua Portuguesa , 3º Ano Regência verbal na construção do texto Assistir O caminhante não assiste o atropelado. (assistir = auxiliar) Nas cadeias, assiste-se a cenas cruéis. (assistir = ver) O direito de reprovar assiste ao professor. (assistir = caber) Verbo assistir No sentido de “auxiliar, dar assistência” No sentido de “ver, presenciar” No sentido de “caber, pertencer” É VTD; seu objeto não é iniciado por preposição. É VTI; apresenta objeto indireto com preposição a. É VTI; o objeto indireto é iniciado pela preposição a.

27 No sentido de “desejar” No sentido de “ter afeto, amar”
Língua Portuguesa , 3º Ano Regência verbal na construção do texto Querer É próprio do ser humano querer um futuro melhor. (querer = desejar) João quer ao sobrinho, tanto quanto quer aos filhos. (querer = ter afeto, amar) Verbo querer No sentido de “desejar” No sentido de “ter afeto, amar” É VTD; o objeto não apresenta preposição inicial. É VTI: o objeto indireto é iniciado pela preposição a.

28 No sentido de “objetivar, ter como meta”
Língua Portuguesa , 3º Ano Regência verbal na construção do texto Visar Seu trabalho nunca visou ao dinheiro. (visar = objetivar) O ladrão, ao usar a arma, visou a cabeça do refém. (visar = mirar) O gerente visou os cheques. (visar = pôr visto) Verbo visar No sentido de “objetivar, ter como meta” No sentido de “mirar, dirigir a pontaria” No sentido de “assinar, pôr visto” É VTI; o objeto indireto é iniciado pela preposição a. É VTD; o objeto não é iniciado por preposição. É VTD; o objeto não apresenta preposição.

29 Síntese: Verbo Sentido Língua Portuguesa , 3º Ano
Regência verbal na construção do texto Síntese: Regência de alguns verbos que apresentam diferentes transitividades Verbo Sentido Transitividade Exemplo Agradar acariciar contentar VTD VTI (rege prep. a) A jovem agradava o namorado. Tua atitude agradou ao professor. Aspirar sugar almejar VTI (rege a) Aspirei o ar puro da mata. Você aspirou ao cargo de diretor? Assistir auxiliar ver pertencer A enfermeira assistia o menino operado. Quem assistiu a esse jogo? Esse direito assiste a todos. Querer desejar amar/ gostar O jovem quer a moto. A filha queria muito ao irmão. Visar objetivar mirar assinar Suas atitudes visavam à tomada do presente. Vise o alvo e atire. Peço que você vise este cheque.

30 A Regência verbal no texto literário
Língua Portuguesa , 3º Ano Regência verbal na construção do texto A Regência verbal no texto literário O verbo lembrar(-se ) apresenta as mesmas regências que o verbo esquecer(-se). Assim, no sentido de evocar, sugerir, trazer à lembrança, é transitivo direto. Exemplo: A cidade abandonada lembrava um cenário de filme de faroeste. No seu sentido mais comum, de vir à memória, admite preposição, como no exemplo da tira: “Se lembra de como você prometeu ...” – O verbo apresenta a forma pronominal ( por isso, tem seu objeto precedido pela preposição “de”). Observação: O pronome oblíquo “se” aparece iniciando a oração por se tratar de texto literário.

31 A Regência verbal no texto literário
Língua Portuguesa , 3º Ano Regência verbal na construção do texto A Regência verbal no texto literário O verbo ensinar é bitransitivo. Portanto, exige dois complementos: um objeto direto e um objeto indireto. Na frase da tira: “Vou ensinar-lhe algo sobre a vida!” – o pronome oblíquo “lhe” funciona como objeto indireto. Se for trocado por um substantivo, deverá vir regido da preposição “a”. Exemplo: Vou ensinar a Joana algo sobre a vida! O objeto direto do verbo bitransitivo (ensinar) é: “algo” – não regido de preposição.

32 Atividade 1 Língua Portuguesa , 3º Ano
Regência verbal na construção do texto Atividade 1 Analise a Regência verbal do verbo em destaque, retirado de cada tira abaixo. Justifique suas respostas. a) a)“assiste” ( ) _____________________________ ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

33 Língua Portuguesa , 3º Ano Regência verbal na construção do texto
“pergunte” ( ) ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

34 Atividade 2 Língua Portuguesa , 3º Ano
Regência verbal na construção do texto Atividade 2 1. (UPM - SP) A regência verbal está errada em:  a) Esqueceu-se do endereço. b) Não simpatizei com ele. c) O filme a que assistimos foi ótimo. d) Faltou-me completar aquela página. e) Aspiro um alto cargo político. 2. (FESP) Observe a regência verbal e assinale a opção falsa: a - (  ) Avisaram-no que chegaríamos logo. b - (  ) Informei-lhe a nota obtida. c - (  ) Os motoristas irresponsáveis, em geral, não obedecem aos sinais de trânsito. d - (  ) Há bastante tempo que assistimos em São Paulo.   e - (  ) Muita gordura não implica saúde.

35 Atividade 2 Língua Portuguesa , 3º Ano
Regência verbal na construção do texto Atividade 2 3. Partindo-se do pressuposto de que a mudança de transitividade implica tão somente na mudança de significado, analise os páreos linguísticos em questão, com vistas a apontar o sentido expresso pelo verbo: a - O garoto sempre agrada sua mãe.  b - As novas propostas não agradaram aos eleitores. c - Eu aspirei aquele inesquecível perfume. d - Todos aspiram a um bom cargo dentro da empresa. e - Todas as noites, a enfermeira assistia o enfermo. f - Todos assistiram ao filme e ficaram encantados com o enredo. g - Chamem os convidados para a abertura do evento. h - Seu pai chamou- lhe de incompetente.

36 Atividade de Pesquisa e Produção textual
Língua Portuguesa , 3º Ano Regência verbal na construção do texto Atividade 2 4. De forma adequada, empregue a regência de cada verbo expresso à devida preposição: a - O filme * que assisti recebeu a melhor premiação durante o festival do ano passado. b - Confio que estejas lutando para conquistar o cargo * que aspiras. c - Passada a tempestade, esta é a cidade * que chegamos. d - Aquela é a garota * quem muito simpatizei. e -  Por favor, não altere a música * que mais gostei. Atividade de Pesquisa e Produção textual Proponha uma pesquisa sobre a regência de outros verbos ( não apresentados em sala). Sugestão: na web. Produza um texto dissertativo – argumentativo ou de natureza literária, usando adequadamente a Regência verbal.

37 Atividade 2 (gabarito) Língua Portuguesa , 3º Ano
Regência verbal na construção do texto Atividade 2 (gabarito) E A 3. a – oferecer carinho.   b - satisfazer a alguém.  c – sorver, sentir cheiro. d – almejar, ter por objetivo. e – cuidar, dar assistência. f – estar presente. g – convocar h – nomear, atribuir uma denominação. 4. a – a que assisti b -  a que aspiras c – a que chegamos. d – com quem e – de que mais gostei.

38 Referências bibliográficas
Língua Portuguesa , 3º Ano Regência verbal na construção do texto Referências bibliográficas AMARAL, Emília; FERREIRA, Mauro; LEITE, Ricardo; ANTÔNIO, Severino - Novas Palavras – V.3 – Editora: FTD ABAURRE, Maria Luiza M.; ABAURRE, Maria Bernadete M.; PONTARA, Marcela – Português – Contexto, Interlocução e Sentido – V.3 – Editora: Moderna CEREJA, William Roberto. Português: Linguagens: volume 2: ensino médio / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. – 5. ed. – São Paulo: Atual, 2005. ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramática Normativa da Língua Portuguesa: prefácio de Serafim da Silva Neto. – 45ª ed. – Rio de Janeiro: José Olympio, 2006. Referências Eletrônicas

39 Tabela de Imagens Língua Portuguesa , 3º Ano
Regência verbal na construção do texto Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 2    10/08/15 5 10/08/15 11

40 Língua Portuguesa , 3º Ano Regência verbal na construção do texto
n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 20    10/08/15 23 10/08/15 28 30 a 33 11/08/15


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