A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema"— Transcrição da apresentação:

1 Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema
Planejamento Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema

2 Panejamento No processo de planejamento precisamos responder às seguintes questões: 1. O que pretendo alcançar ? 2. Em quanto tempo pretendo alcançar ? 3. Como posso fazer isso que pretendo ?

3 4. O que fazer e como fazer ? 5.Quais os recursos necessários? 6. O quê, e como analisar a situação, a fim de verificar se o que pretendo foi alcançado ?

4 Etapas do Planejamentode Ensino
1.Conhecimento da Realidade 2.Elaboração do Plano 3.Execução do Plano 4. Avaliação

5 Conhecimento da realidade
Para planejar adequadamente a tarefa de ensino e atender as necessidades dos alunos é preciso saber: 1. Para quem se vai planejar; 2. Conhecer o aluno; 3. Conhecer o seu ambiente, suas aspirações, frustações, necessidades e possiblidades ( 3 ENCONTROS )

6 SONDAGEM Fazendo isto estaremos fazendo uma SONDAGEM.
Uma vez realizada a sondagem deve-se estudar os dados coletados cuidadosamente; a isto chamamos de DIAGNÓSTICO.

7 Elaboração do Plano de Aula
A partir dos dados fornecidos pela sondagem e interpretados pelo diagnóstico , temos condições de estabelecer: 1. O que é possivel alcançar; 2. Como fazer para alcançar; 3. Como avaliar os resultados; O que venho eu fazer aqui? O que eu espero deles?

8 Elaboracao do Plano de Aula
1. Deteminar os objetivos; 2. Selecionar e organizar os conteúdos; 3. Selecionar e organizar os procedimentos de ensino; 4. Selecionar os recursos didáticos; 5. Selecionar os diferentes tipos de avaliação.

9 Pense Na elaboração do plano:
1. Sempre haverá um elemento não previsto. Plano A e B; 2. Reações dos alunos. Estar pronto para receber as reações ou críticas; 3. Checar as circunstâncias do ambiente; 4. Mudança de sala; 5. Flexiblidade é a característica de um bom planejamento

10 Componentes Básicos do Planejamento
Objetivos: descrição clara do que se pretende alcancar como resultado da nossa atividade. Os objetivos devem nascer da própria situação: da comunidade, da família, da escola, da disciplina, do professor e do próprio aluno.

11 Objetivos Geral ou Educacionais: são metas, proposições, valores mais amplos que procuramos atingir. Instrucionais ou Específicos: são proposições mais específicas referentes a mudança de comportamentos esperadas para um deteminado grupo – classe - turma.

12 Estes objetivos só serão atingidos de modo gradativo no processo ensino aprendizagem.

13 Bloom (a maior autoridade na área de formulação de objetivos)
“A formulação de objetivos tem por finalidade comunicar, expressar as mudanças que o professor espera, deseja, em sua mente e na vida dos seus aprendizes. Taxionomia dos objetivos- Bloom. Taxis = ordem e nomos = lei

14 Importância do Planejamento de Ensino
1. Evita a rotina; 2. Contribui para a realização dos objetivos desejados na mudança de comportamento; 3. Promove a eficiência do ensino; 4. Garante maior segurança na direção do ensino; 5. Garante econômia de tempo e energia do Professor.

15 Importância do Planejamento de Ensino
Proporciona flexibilidade na mudança de atividades para a turma;

16 Um bom planejamento … Deve ser elaborado em função das necessidades e das realidades apresentadas pelos alunos, pela comunidade, pela membrezia.


Carregar ppt "Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google