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UMA PREGAÇÃO CARISMÁTICA

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Apresentação em tema: "UMA PREGAÇÃO CARISMÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 UMA PREGAÇÃO CARISMÁTICA

2 Quando a pregação é inspirada pelo Espírito Santo, ou seja, quando o pregador buscou na intimidade com Deus o direcionamento, as moções proféticas para a pregação, fica evidente, a efusão do Espírito Santo através de seus dons. Assim, quando falamos de pregador no Grupo de Oração da RCC, referimo-nos certamente a um arauto, um mensageiro que se abre aos dons carismáticos para acolher a revelação da mensagem a ser proclamada. I Cor 12,1-11

3 Considerando os carismas manifestados na RCC, tornam-se evidentes o carisma da Profecia e os de revelação, Ciência e Sabedoria. Esses dons farão parte de todo o processo de escuta, roteirização e proclamação(verbalização) da pregação. Outros também estão presentes e são importantes, de modo especial, no decorrer da proclamação, são eles os dons de poder: Fé, milagres e cura.

4 Carisma da Profecia na pregação querigmática
I Cor 14,3 ´´Aquele, porém, que profetiza fala aos homens, para edificá-los, exortá-los e consolá-los.´´ O carisma da profecia se destaca de um modo muito especial no pregador, a ponto deste, poder ser identificado como profeta. Certamente, de todos os carismas este deve ser o mais evidente e importante para a assembleia. O pregador, na condição de profeta e portador de uma profecia, fala em nome de Deus àquela comunidade, pois o Senhor tocou os seus lábios para com a pregação.

5 O carisma da profecia também pode ser considerado um dom de revelação, pois dá a conhecer aos homens o que ele não poderia descobrir por suas próprias forças. São Paulo em I Cor 14,1, refere-se a profecia como o melhor carisma e desta forma convida a comunidade de Coríntios a aspirar o dom, pois os profetas falavam em nome do Senhor.

6 Se o pregador é aberto a esse dom do Espírito, sua pregação como um todo será profética. Quando está preparando a mensagem, o pregador acolhe a profecia, pois Deus deseja revelar-lhe o que anseia comunicar aos seus filhos. Esta profecia norteará a pregação, por meio dela, o Senhor irá comunicar algo especial a comunidade. Para que a proclamação da Palavra de Deus seja eficaz, é necessário que ela se faça com força impactante da profecia!

7 A pregação profética é confirmada pela comunidade
A pregação profética é confirmada pela comunidade. Muito comum será após escutar a Palavra de Deus e acolhê-la em sua vida, permitindo que o Espírito Santo faça germinar a semente do Evangelho, um ouvinte testemunhar: `` Esta pregação foi para mim! Deus falou comigo através dela! Ou ainda: Você falou tudo o que eu precisava ouvir do Senhor!

8 Carisma de ciência na pregação querigmática
A respeito deste carisma as Sagradas Escrituras nos dão um exemplo que nos permite reconhecer a Palavra de ciência para o exercício do Ministério de Pregação. Atos 10,1-33 O dom de ciência corresponde a uma revelação de Deus a fim de que o pregador possa diagnosticar e conhecer a que realidade espiritual ou temporal Deus deseja revelar-se.

9 Este carisma se manifesta revelando ao pregador as palavras necessárias para que a mensagem evangélica penetre a realidade do ouvinte que seriam impossíveis de se adquirir humanamente.

10 Carisma de sabedoria na pregação querigmática
O carisma de sabedoria, tal como os demais, pode ser exercido pelo pregador tanto na escuta e preparação da pregação como durante sua realização. Não basta somente acolher a profecia, ter o conhecimento a respeito do momento vivido pela assembleia, é necessária também a sabedoria para transmitir a mensagem revelada, para ensinar e explicar a fim de que os ouvintes compreendam. Sab 9,1-6

11 As assembleias de oração da RCC costumam ser composta por pessoas dos mais diversos níveis de escolaridade, diferentes profissões, diversas idades e diferentes classes sociais. O pregador não pode correr o risco de se preparar apenas com uma linguagem que chegue facilmente a um público específico.

12 O carisma da sabedoria responde ao diagnóstico revelado pelo dom de ciência, possibilitando ao pregador a palavra, frase, atitude ou ação, a fim de que as pessoas percebam a verdade que antes não conheciam e iluminando a pregação.

13 Carisma de poder na pregação querigmática
Lucas 9, Anunciar o Evangelho requer instrumentos que manifestem a glória de Deus. Assim, os carismas são graças do Espírito Santo, que, direta ou indiretamente, tem uma utilidade eclesial, pois são ordenados à edificação da Igreja, ao bem dos homens e às necessidades do mundo. Os dons de Fé, Milagres e Cura colaboram com a pregação confirmando o poder da proclamação da Boa Nova de Cristo Jesus.

14 A fé carismática age de forma que o pregador é animado pela fé em Cristo e sua Palavra e a comunica com entusiasmo. Esta fé traz certeza dos frutos da pregação, da ação de Deus através das Escrituras na vida das pessoas. O Papa João Paulo II na Encíclica Redemptoris Missio destacou que o ``Anúncio é animado pela fé. Se o querigma suscita a fé, o dom carismático, vivenciado pelo pregador, traz a certeza de que a pregação será um forte e poderoso instrumento de conversão e salvação de vidas. Esse carisma provocará e implicará a manifestação dos demais dons de poder. A fé é a chave que abre a porta para que o Espírito Santo entre e comece a agir, um abandono total em Deus``

15 Os carismas de Cura e Milagres também podem e devem ser exercidos pelo pregação, na oração que se segue à pregação, pois pregação é pregação e oração por cura, por milagre é oração. O pregador deve ter consciência disso para não comprometer o anúncio da Palavra de Deus em detrimento do exercício destes carismas. Quando aberto a estes dons, o pregador corre o risco de supervalorizá-lo e menosprezar a mensagem que Deus lhe revelou e que deseja comunicar ao seu povo.

16 Os carismas enriquecem a mensagem, confirmam seu poder
Os carismas enriquecem a mensagem, confirmam seu poder. Contudo a fé carismática garante a eficácia da pregação por si só sem comprometer seu fim último, o anúncio, quando inspirada pelo Espírito Santo. A nós, discípulos destes tempos e pregadores desta hora, pela graça da efusão do Espírito, somos enviados a pregar o Reino, curar e realizar milagres em nome de Jesus.


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