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Ideb: qualidade, avaliação e perspectivas de investigação

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Apresentação em tema: "Ideb: qualidade, avaliação e perspectivas de investigação"— Transcrição da apresentação:

1 Ideb: qualidade, avaliação e perspectivas de investigação
Ocimar Munhoz Alavarse Feusp / 2016

2 Resultados de avaliação externa como
o indicador ou a medida da qualidade da educação escolar, como uma tendência das políticas educacionais

3 Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)

4 DECRETO Nº 6.094. DE 24 DE ABRIL DE 2007
Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. DECRETO Nº DE 24 DE ABRIL DE 2007 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, incisos IV e VI, alínea “a”, da Constituição, e tendo em vista o disposto nos arts. 23, inciso V, 205 e 211, § 1o, da Constituição, e nos arts. 8o a 15 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, DECRETA:

5 CAPÍTULO I DO PLANO DE METAS COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO [...] XIX - divulgar na escola e na comunidade os dados relativos à área da educação, com ênfase no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, referido no art. 3o; CAPÍTULO II DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Art. 3o  A qualidade da educação básica será aferida, objetivamente, com base no IDEB, calculado e divulgado periodicamente pelo INEP, a partir dos dados sobre rendimento escolar, combinados com o desempenho dos alunos, constantes do censo escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB, composto pela Avaliação Nacional da Educação Básica - ANEB e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil). Parágrafo único.  O IDEB será o indicador objetivo para a verificação do cumprimento de metas fixadas no termo de adesão ao Compromisso.

6 Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
MEC Ministério da Educação INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) Reynaldo Fernandes Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), à época da criação do Ideb, e Professor Titular da Universidade de São Paulo. FERNANDES, Reynaldo. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), p. (Série Documental. Textos para Discussão, 26). Brasília-DF 2007

7 Coeficiente: resulta da divisão de duas grandezas da mesma classe ou natureza. Por exemplo: o coeficiente de alunos aprovados (80) para um total de alunos matriculados (100) 80/100 = 0,80

8 Taxa: resulta da multiplicação de um coeficiente por um número que seja potência de dez (10n) que transforma, sendo n=2, o coeficiente em porcentagem. Por exemplo: a taxa de alunos aprovados para um total de alunos matriculados 0,80 x 100 = 80%

9 Índice: resulta da divisão de grandezas de classes diferentes
Índice: resulta da divisão de grandezas de classes diferentes. Por exemplo: o índice de alunos por professor alunos/10 professores = alunos por professor

10 Indicador: é um conceito em termos de 1) representação quantitativa de um construto 2) sensibilidade às mudanças do construto na realidade

11 Ideb: índice que relaciona proficiência com fluxo, grandezas de classes diferentes

12 Ideb: indicador que representa quantitativamente o construto qualidade, considerado variável na realidade das escolas

13 Ideb: equaciona qualidade da educação escolar com proficiência (aprendizagem) e fluxo escolar (tempo de conclusão / sucesso)

14 Ideb: um ou o indicador de qualidade da educação básica?

15 Qualidade da educação escolar: conceito histórico em termos de 1) propriedades ou excelência; 2) processo ou produto; 3) acesso, permanência e conclusão; 4) igualdade de oportunidades; 5) igualdade de resultados.

16 Qualidade da educação escolar: mensurabilidade em termos de 1) currículo; 2) condições de ensino; 3) taxas de matrícula, rendimento e transição; e 4) conhecimentos e competências.

17 Ideb: o ganho como objeto de avaliação?

18 Ideb: avaliação – julgamento – de ganho, tendo por critério a variação projetada?

19 Ideb: o ganho – variação – considerado como desenvolvimento ao longo de um período?

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35 Ideb: seus cálculos

36 Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
Média, entre 0 e 10, das notas de Língua Portuguesa e Matemática no Saeb Ideb = Fluxo, entre 1 a n anos, como tempo médio em cada série, para conclusão da etapa

37 Ideb = Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
Média, entre 0 e 10, das notas padronizadas de Língua Portuguesa e Matemática dos alunos que participaram da aplicação do Saeb Taxa de aprovação do segmento no ano de aplicação do Saeb X Ideb =

38 Np LP = Nota padronizada Língua Portuguesa – 5º ano (Np LP)
Nota de Língua Portuguesa no Saeb 1997 = 49 Np LP = X 10 324 – 49 = 275

39 Np LP = Nota padronizada Língua Portuguesa – 9º ano (Np LP)
Nota de Língua Portuguesa no Saeb 1997 = 100 Np LP = X 10 400 – 100 = 300

40 Matemática – 5º ano (Np M) Nota de Língua Portuguesa no Saeb 1997 = 60
Nota padronizada Matemática – 5º ano (Np M) Nota de Língua Portuguesa no Saeb 1997 = 60 Np M = X 10 322 – 60 = 262

41 Nota padronizada Matemática – 9º ano (Np M)
Nota de Língua Portuguesa no Saeb 1997 = 100 Np M = X 10 400 – 100 = 300

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60 Ideb: questões de pesquisa

61 Ideb: como calcular o Ideb “verdadeiro”
Ideb: como calcular o Ideb “verdadeiro”? O Ideb “verdadeiro”, inicialmente, expressa o tempo médio por série concluída para se obter determinada proficiência.

62 Ideb: qual seria a diferença com o cálculo da proficiência apenas dos concluintes de uma etapa? Atualmente são calculadas as proficiência de todos os alunos matriculados.

63 Ideb: qual seria a diferença com o cálculo do fluxo apenas dos concluintes de uma etapa? Atualmente são calculadas as taxas de aprovação de todos os alunos matriculados na etapa à qual se refere.

64 Ideb: como estudar, em cada escola, sua série histórica
Ideb: como estudar, em cada escola, sua série histórica? Isso demanda um estudo de cada geração de realiza o Saeb, incluindo as condições de ensino.

65 Ideb: como dimensioná-lo de modo que 0 (zero) e 10 (dez) fossem possíveis?

66 Ideb: como dimensionar o condicionamento à variabilidade do Saeb de 1997 ao longo da série histórica?

67 Avaliação da educação básica brasileira: Ideb é qualidade?

68 Avaliação da educação básica brasileira: Ideb é parte da qualidade !


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