Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouPietra Sacramento Monteiro Alterado mais de 9 anos atrás
1
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA DO BRASIL MÓDULO 01
7
Brasil: 5º maior em extensão.
9
4 fusos horários Em 2008 é extinto o 4º fuso 3 fusos oficiais Horário oficial (Brasília) 3horas atrasado de Greenwich
10
Outubro de 2013 volta a condição anterior Acre e região de Tabatinga-AM com duas horas de atraso em ao horário oficial
11
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
14
PRINCIPAIS EIXOS DE OCUPAÇÃO Obs. : é possível traçar um paralelo com os principais ciclos econômicos. Zona da Mata Nordestina : cana-de-açúcar / cacau Amazônia : drogas do sertão Sudeste / GO / MT : mineração Sertão Nordestino : pecuária extensiva Pampas : pecuária extensiva Amazônia Ocidental : borracha Região Sul : terras para imigrantes europeus
15
O modelo de ocupação territorial baseado em economia de arquipélago resulta em: Concentração populacional periférica Interior despovoado Ilhas populacionais no interior Falta de conexão entre os polos Essa distribuição se mantém até a metade do século XX:
16
A industrialização e a modernização do campo foram principais fatores que reorganizaram o espaço brasileiro: Integração do mercado nacional; nova distribuição da divisão territorial do trabalho; desequilíbrio de desenvolvimento.
18
DIVISÕES REGIONAIS Político-administrativa Geoeconômica Técnico-científico-informacional
19
Político-administrativa - IBGE Determinações econômicas, sociais e políticas que dizem respeito à totalidade da organização do espaço nacional Considera basicamente as semelhanças histórico- socioeconômicas.
20
Político-administrativa - IBGE
21
Geoeconômica: Pedro P. Geiger - 1967 Baseia-se no processo histórico de formação do território brasileiro: Bases econômicas, históricas e culturais. especialmente, os efeitos da industrialização
22
Nos anos de 1990 consolida-se a ideia do Prof. Milton Santos que propõe a junção das Regiões Sul e Sudeste, formando a REGIÃO CONCENTRADA, consolidando um espaço diferenciado dentro de um caráter técnico-científico-informacional. Teoria dos “QUATRO BRASIS” Características atuais do meio-técnico-científico- informacional associadas às heranças do passado.
23
A regionalização baseada no meio técnico-científico-informacional considera para cada região: quantidade e densidade de recursos tecnológicos avançados; número de atividades econômicas modernas nas áreas financeira, comercial, de serviços, industrial e agropecuária.
25
A região Concentrada Densidade do sistema de relações que intensifica os fluxos de mercadorias, capitais e informações; o seu núcleo é a metrópole paulista, que desempenha funções de cidade global e reforça o comando sobre o território nacional; a soldagem do Sul e Sudeste reflete a descentralização industrial recente e a implantação de infraestruturas técnicas que a sustentam; elevados índices de urbanização
26
O Centro-Oeste Emerge como área de ocupação periférica e recente; fundada na especialização agropecuária e na modernização subordinada às necessidades das firmas que tem sede na Região Concentrada; o estado de Tocantins, estranhamente deslocado para a região Norte pela constituição de 1988, reincorpora-se ao Centro-Oeste.
27
O Nordeste Define-se pelo peso das heranças: ”é uma área de povoamento antigo onde a constituição do meio mecanizado se deu de forma pontual e pouco densa”; urbanização irregular; a rugosidade do espaço geográfico retarda os fluxos; a instalação das infraestruturas e redes informacionais realiza-se de modo descontínuo, “sobre um quadro socioespacial praticamente engessado”; atualmente apresenta as maiores transformações em função dos avanços sociais e estruturais dos últimos anos.
28
A Amazônia Caracteriza-se pela rarefação demográfica e baixa densidade técnica; Os sistemas informacionais aparecem como formas externas, representadas, por exemplo, pelos satélites e radares do Sivam; raras áreas de agricultura moderna; os grandes projetos estruturam enclaves, isolados num meio pré-mecânico.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.