A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

C AMPANHA DA FRATERNIDADE 2016. TEMA: Casa Comum, nossa responsabilidade LEMA: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "C AMPANHA DA FRATERNIDADE 2016. TEMA: Casa Comum, nossa responsabilidade LEMA: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que."— Transcrição da apresentação:

1 C AMPANHA DA FRATERNIDADE 2016

2 TEMA: Casa Comum, nossa responsabilidade LEMA: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24)

3 Saneamento básico é a atividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades.

4 M OTIVAÇÃO Fundamentou-se na compreensão de que, no centro da vivência ecumênica, está a fé em Jesus Cristo. Isso se deu, porque o movimento ecumênico está marcado pela ação e pelo desafio de construir uma Casa Comum (oikoumene) justa, sustentável e habitável para todos os seres vivos. Essa luta é profética, pois questiona as estruturas que causam e legitimam vários tipos de exclusão: econômica, ambiental, social, racial e étnica. São discriminações que fragilizam a dignidade de mulheres e homens.

5 A BRANGÊNCIA O cuidado com a criação e a luta pela justiça, sobretudo dos países pobres e vulneráveis, haja vista que este problema afeta o meio ambiente e a vida de todos os seres vivos, que é a fragilidade e, em alguns lugares, a ausência dos serviços de saneamento básico em nosso país.

6 A LGUMAS CONSIDERAÇÕES Como já dissemos, o abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos, o controle de meios transmissores de doenças e a drenagem de águas pluviais são medidas necessárias para que todas as pessoas possam ter saúde e vida dignas. A combinação do acesso à água potável e ao esgoto sanitário é condição para se obter resultados satisfatórios também na luta para a erradicação da pobreza e da fome, para a redução da mortalidade infantil e pela sustentabilidade ambiental. Há que se ter em mente que “justiça ambiental” é parte integrante da “justiça social”

7 Segundo o relatório “Progresso no Saneamento e Água Potável –Atualização e Avaliação dos ODMs 2015”1 da UNICEF e da Organização Mundial de Saúde (OMS), 2,4 bilhões de pessoas ficaram sem acesso ao saneamento melhorado no ano de 2015. O Índice de Desenvolvimento do Saneamento no Brasil foi de 0,581. Essa posição é inferior aos países desenvolvidos, mesmo frente a vários países da América do Sul. Muito embora tenhamos uma lei que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico, este tema permanece um dos grandes desafios para a qualidade de vida de todas as pessoas.

8 O BJETIVO G ERAL Assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum.

9 O BJETIVO ESPECÍFICO 1- Unir igrejas, diferentes expressões religiosas e pessoas de boa vontade na promoção da justiça e do direito ao saneamento básico; (Como e porque é importante que todos estejam juntos nessa mesma luta? Como lidar com as diferenças religiosas diante da intolerância religiosa?) 2-Estimular o conhecimento da realidade local em relação aos serviços de saneamento básico; (Fazer um levantamento da realidade do local de moradia dos integrantes do grupo e da cidade de POA) 3-Incentivar o consumo responsável dos dons da natureza, principalmente da água; ( O que já foi feito que é viável, inclusive em outros países?)

10 4-Apoiar e incentivar os municípios para que elaborem e executem o seu Plano de Saneamento Básico; (Qual é o plano de POA, (leis), porque é importante a consciência cidadã para tal incentivo?) 5-Acompanhar a elaboração e a excussão dos Planos Municipais de Saneamento Básico;( De que forma deve-se acompanhar esta execução? De que forma isso ocorre em outros países e porque é importante a consciência cidadã para tal acompanhamento?) 6-Desenvolver a consciência de que políticas públicas na área de saneamento básico apenas tornar-se-ão realidade pelo trabalho e esforço em conjunto; (Como e porque fazer isso? E somente em relação ao saneamento básico? Qual política pública interessaria em maior escala o adolescente?)

11 7-Denunciar a privatização dos serviços de saneamento básico, pois eles devem ser política pública como obrigação do Estado; (Citar casos em que isso já aconteceu, que denuncias foram feitas? E de que forma isso interfere na vida do cidadão pagador de seus impostos?) Corrupção. 8-Desenvolver a compreensão da relação entre ecumenismo, fidelidade à proposta cristã e envolvimento com as necessidades humanas básicas. (prof)

12 P ROPOSTA DE A VALIAÇÃO Reunir-se em grupo a fim de discutir e problematizar um objetivo especifico da C.F 2016, de forma que fique claro a que se propõe tal objetivo e o que já foi feito e ou pode ser feito para o mesmo seja alcançado. O resultado será apresentado sob forma de seminário, onde será observado a postura, material didático, conteúdo e domínio de conteúdo.


Carregar ppt "C AMPANHA DA FRATERNIDADE 2016. TEMA: Casa Comum, nossa responsabilidade LEMA: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google