A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MATEMÁTICA 8º ANO DE ESCOLARIDADE Escola E. B. 2, 3 de Carregosa Ano Letivo 2012/2013 Professora Ana Paula Bastos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MATEMÁTICA 8º ANO DE ESCOLARIDADE Escola E. B. 2, 3 de Carregosa Ano Letivo 2012/2013 Professora Ana Paula Bastos."— Transcrição da apresentação:

1 MATEMÁTICA 8º ANO DE ESCOLARIDADE Escola E. B. 2, 3 de Carregosa Ano Letivo 2012/2013 Professora Ana Paula Bastos

2 Potências de Expoente Inteiro Relativo  Potências de Expoente Natural  Sinal de uma potência  Adição e Subtração de Potências  Multiplicação de Potências  Divisão de Potências  Potências de Expoente Nulo  Potência de Potência  Potências de Expoente Inteiro Negativo

3 Chama-se potência de base a e expoente natural n, e escreve-se, ao produto de n fatores iguais a a : Potências de Expoente Natural Noção de Potência n fatores

4 Sinal de uma Potência Base positiva: Base negativa: O resultado é sempre positivo expoente PARresultado positivo ÍMPARresultado negativo

5 Para adicionar (ou subtrair) potências calcula- se o valor de cada uma das potências e adicionam-se (ou subtraem-se) os resultados obtidos. Operações entre Potências Adição e Subtração Exemplos: = 25= 12

6 Para multiplicar potências com a mesma base mantém-se a base e somam-se os expoentes: Operações entre Potências Multiplicação Exemplos: Com a mesma base:

7 Para multiplicar potências com o mesmo expoente mantém-se o expoente e multiplicam-se as bases: Operações entre Potências Multiplicação Exemplos: Com o mesmo expoente:

8 Para dividir potências com a mesma base mantém-se a base e subtraem-se os expoentes: Operações entre Potências Divisão Exemplos: Com a mesma base:

9 Para dividir potências com o mesmo expoente mantém-se o expoente e dividem-se as bases: Operações entre Potências Divisão Exemplos: Com o mesmo expoente:

10 Potência de Expoente Nulo Qualquer potência de expoente nulo (zero) é sempre igual a 1. Exemplos:

11 Para calcular qualquer potência elevada a outra potência mantém-se a base e multiplicam-se os expoentes: Potência de Potência Exemplos:


Carregar ppt "MATEMÁTICA 8º ANO DE ESCOLARIDADE Escola E. B. 2, 3 de Carregosa Ano Letivo 2012/2013 Professora Ana Paula Bastos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google