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PublicouMaria Eduarda Soares Barbosa Alterado mais de 8 anos atrás
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Capitães da Areia Jorge Amado (1912-2001) Ano de Lançamento da Obra: 1937
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Sobre Jorge Amado Segunda geração do literatura modernista brasileira Realismo socialista Deputado do Partido Comunista Brasileira Gabriela,Cravo e Canela; Dona Flor e Seus Dois Maridos Prêmio Camões (1994)
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Contexto Histórico Exemplares de Capitães da Areia foram queimados em praça pública no ano de sua publicação,o que ilustra o clima político da obra. Início da ditadura getulista do Estado Novo Repressão
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Contexto Político Analogia entre a aventura narrada e mensagem política Conscientização Política Questão dos menores de rua sob uma perspectiva social e não simplesmente policial
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Personagens Pedro Bala Sem-Pernas Gato Pirulito Boa-vida Professor
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Volta-Seca Padre José Pedro João de Adão João Grande Dora
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Resumo da Obra Capitães da Areia faz referência aos meninos de rua que vivem em um armazém abandonado,em uma das praias de Salvador. Os personagens principais que compõem a narrativa possuem algumas particularidades. Dora,cujos pais haviam morrido em uma epidemia de malária,junta-se ao grupo.Inicialmente é vista com desconfiança mas aos poucos ganha a confiança de todos e o amor de Pedro Bala. Durando um episódio ocorrido os dois são presos. Dora é colocada em um orfanato,enquanto Pedro é torturado com o objetivo de revelar o esconderijo do grupo de garotos.
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Pedro Bala foge do reformatório e liberta Dora,que sai doente do orfanato,e assim os dois passam a ultima noite da menina juntos. A morte de Dora coincide com o momento de passagem para a vida adulta dos principais membros do bando. Ao final, João Grande vira marinheiro,Volta-Seca se torna cangaceiro,Pirulito entra para a ordem religiosa e Sem-Pernas comete suicídio para não ser preso. Já Pedro Bala abandona o grupo,mas não a condição de líder,agora voltada para a vida operária.Dessa forma continua a obra inacabada do pai.
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Análise do Livro Pedro Bala é quase que o típico herói romântico,porém se encaixa melhor na posição de anti-herói da nossa literatura. A figura de Dora também é uma marca muito forte do modelo romântico,tanto por sua concepção idealizada,quando pelo final triste da morte.
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Os adultos participam da narrativa,divididos em dois grupos bem distintos: De um lado aqueles que rejeitam os meninos (as beatas,os policiais e todos aqueles ligados aos espaços repressivos do reformatório e do orfanato). Do outro,os cúmplices (o amigo capoeirista Querido-de-Deus, o padre João Pedro e Don’Aninha,a mãe-de-santo)
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Apesar da ficção,o autor aborda à todo tempo a realidade baiana. Preconceito das elites para com os meninos Greves dos trabalhadores Ação repressora da força policial Sincretismo religioso (mistura de referências católicas com ritos afro-brasileiros)
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Durante a leitura fica evidente que o autor distancia seus personagens principais da condição de “bandidos”,vendo-os mais como vítimas de uma sociedade injusta e aproximando-os da condição de marginalizados,na qual se identificam com as classes trabalhadoras. O resultado dessa aproximação é sugerido pela trajetória do líder Pedro Bala: que acaba por integrar-se à luta política. Menino órfão,acaba encontrando uma família na revolução socialista – ideal político do autor e explícito no livro.
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