A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A GRANDE DEPRESSÃO. CAUSAS DA CRISE A década de 20 nos EUA foi marcada pela prosperidade e pelo aumento da produção (novos produtos). O consumo aumentou,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A GRANDE DEPRESSÃO. CAUSAS DA CRISE A década de 20 nos EUA foi marcada pela prosperidade e pelo aumento da produção (novos produtos). O consumo aumentou,"— Transcrição da apresentação:

1 A GRANDE DEPRESSÃO

2 CAUSAS DA CRISE A década de 20 nos EUA foi marcada pela prosperidade e pelo aumento da produção (novos produtos). O consumo aumentou, devido ao aumento da oferta à utilização do crédito e ao desenvolvimento da publicidade. 1 - CRISE DE SUPERPRODUÇÃO

3 CAUSAS DA CRISE 1 - CRISE DE SUPERPRODUÇÃO Mas a produção aumentou muito além da procura, quer interna, quer externa. Os produtos começam a acumular-se (excesso de oferta), sem serem vendidos (acumulação de stocks). Os preços baixaram (deflação). CRISE DE SUPERPRODUÇÃO (agrícola e industrial)

4 CAUSAS DA CRISE Em Nova Iorque, a Bolsa de Wall Street, registava um grande investimento especulativo. Todos investiam Todos investiam: Empresários Bancos Trabalhadores E todos procuravam aumentar os seus rendimentos comprando ações e voltando a vendê-las com lucro. 2 - ESPECULAÇÃO BOLSISTA

5 CAUSAS DA CRISE 2 - ESPECULAÇÃO BOLSISTA Era fácil comprar ações, pois os bancos davam empréstimos sem grandes dificuldades. Compra exagerada de ações Subida das cotações (valor das ações), sem corresponder ao valor das empresas.

6 CAUSAS DA CRISE 2 - ESPECULAÇÃO BOLSISTA Outubro de 1929 A imprensa publica notícias sobre a verdadeira situação de algumas empresas (dificuldades/ falências) Acionistas começam a vender ações para não perder dinheiro Cotações começam a descer Pânico em Wall Street

7 CAUSAS DA CRISE 2 - ESPECULAÇÃO BOLSISTA 24 de Outubro de 1929 (5ª feira negra) Crash de Wall Street Mais de dez milhões de ações foram postas à venda, sem encontrar comprador, levando à ruína milhares de acionistas (particulares, empresas e Bancos).

8 Circulo vicioso da crise Grande Depressão Falências de empresas, quebras de produção e da banca Desemprego e miséria Diminuição do consumo Baixa de preços

9 MUNDIALIZAÇÃO DA CRISE A crise depressa se espalhou a todo o mundo, com exceção da União Soviética, devido à ligação direta ou indireta com os EUA Dois fatores contribuíram para esse alastramento Causas.

10 MUNDIALIZAÇÃO DA CRISE (causas) Devido à crise, os EUA retiraram todo o dinheiro que tinham investido na Europa depois da 1ª Guerra Mundial, levando à falência de bancos e empresas, principalmente na Áustria, Alemanha e Inglaterra. Retirada dos capitais americanos.

11 MUNDIALIZAÇÃO DA CRISE (causas) Contração do comércio mundial Os países afetados pela crise tentaram tornar-se independentes; impuseram barreiras alfandegárias para evitar as importações. Países industrializados deixaram de conseguir escoar a sua produção industrial. Países subdesenvolvidos e colónias deixam de conseguir vender as suas matérias-primas. Miséria alastra a todo o mundo

12 CONSEQUÊNCIAS DA CRISE Falência de milhares de Bancos (mais de 5000 nos EUA); Desvalorização das moedas europeias; Quebra nas Bolsas de Valores. Financeiras :.

13 CONSEQUÊNCIAS DA CRISE Queda da produção agrícola e industrial; Protecionismo alfandegário; Diminuição e desorganização do comércio mundial. Económicas :

14 CONSEQUÊNCIAS DA CRISE Ruína dos agricultores Desemprego Miséria Mendicidade Crime Xenofobia Tensões sociais Sociais :

15 CONSEQUÊNCIAS DA CRISE Intervenção do Estado na economia. Crescimento das ditaduras (na Europa). Políticas :


Carregar ppt "A GRANDE DEPRESSÃO. CAUSAS DA CRISE A década de 20 nos EUA foi marcada pela prosperidade e pelo aumento da produção (novos produtos). O consumo aumentou,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google