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Projetos de Engenharia Mecânica Prof. Marco Aurélio 2016 Material 8.

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1 Projetos de Engenharia Mecânica Prof. Marco Aurélio 2016 Material 8

2 Interação de fatores organizacionais Fator humano (pessoas, vontade e ambições) Organização (funções, divisão do trabalho e poder) Autoridade: posição, poder, condução de atividades e delegação Comunicação: recursos e mecanismos, decisões, grau de formalidade ou informalidade Atividade: divisão do trabalho, quantidade, sequencia e instrumentos oferecidos AutoridadeComunicaçãoAtividade

3 Estruturas tradicionais Alto nível de formalização (registros) Unidade de comando (hierarquia) Especialização elevada (conhecimento) Comunicação vertical (hierarquia) Presidente Diretoria Industrial Gerência comercial Gerencia fábrica Diretoria de Engenharia Gerência do produto

4 Estruturas tradicionais - Funcional Conceito: agrupamento de pessoas que realizam atividades dentro de uma mesma área técnica Exemplo: depto de finanças, depto marketing Vantagens: Especialização da área técnica Eficiente utilização dos recursos

5 Estruturas tradicionais - Geográfica Conceito: agrupamento de pessoas que realizam atividades relacionadas com uma mesma área geográfica Exemplo: depto de vendas para a capital, vendas para o sul Vantagens: Permite lidar melhor com os problemas de cada área Elevada integração das pessoas que lidam com a mesma área geográfica

6 Estruturas tradicionais Por processo Conceito: agrupamento de pessoas que realizam atividades relacionadas com uma fase do processo Exemplo: depto de fundição, depto de usinagem Vantagens: Especialização nas várias fases do processo Elevada integração das pessoas que trabalham em determinada fase.

7 Estruturas tradicionais Por clientes Conceito: agrupamento de pessoas que estão relacionadas com o mesmo cliente Exemplo: depto de vendas para empresas privadas, depto de vendas para empresas governamentais. Vantagens: Especialização no tratamento de cada tipo de cliente Elevada integração das pessoas que lidam com o mesmo tipo de cliente

8 Estruturas tradicionais Por produtos Conceito: agrupamento de pessoas que estão relacionadas com o mesmo produto ou linha de produtos Exemplo: depto de carros de passeio, depto de caminhões Vantagens: Especialização nos produtos Elevada integração das pessoas que lidam com o mesmo tipo de produto

9 Estruturas inovadoras Dinamismo no ambiente não permite muita formalização Unidade de comando não é necessariamente obedecida Especialização relativamente baixa Comunicação vertical, horizontal e diagonal

10 Estruturas Inovadoras Por projeto É organizada uma task force para fazer com que o projeto aconteça. Profissionais de várias áreas de conhecimento ficam lotados em tempo integral para o projeto.

11 Estruturas Inovadoras Por centros de lucro As pessoas unem-se numa área de negócio com propósito definido e devem apresentar um resultado (lucro) ao término do trabalho. São responsáveis pelo controle das receitas e despesas

12 Estruturas Inovadoras – Novos negócios Um grupo de pessoas de diversas áreas de especialização, forma um time com intuito de estruturar e iniciar a implantação e o funcionamento de um novo negócio em uma organização.

13 Estruturas funcionais X por projeto Funcional: encontrada na maior parte das empresas Por projeto: para atender grandes projetos com recursos dedicados Essas características quando somadas podem ser muito uteis para os projetos. Tem-se assim uma estrutura híbrida denominada Matricial.

14 Estrutura matricial Equipe para o projeto com elementos de diversas áreas de especialização que atua em regime de tempo parcial para elaboração do projeto Baixo nível de formalização Multiplicidade de comando Diversificação elevada Comunicação horizontal, vertical e diagonal

15 Evolução para estrutura matricial Fase 1 Pré Matriz Fase 2 Embrião da Matriz Fase 3 Estruturas paralelas Fase 4 Estruturas Matriciais Estrutura por projetos Estrutura funcional Estrutura matricial funcional Estrutura matricial projetos Estrutura matricial pura Estrutura matricial projetos informal Estrutura matricial funcional informal Estruturas paralelas

16 Estrutura Matricial Pura Gerentes de projeto e funcionais com o mesmo nível hierárquico e grau de autoridade Gerentes de projeto apenas gerenciam projetos e não ocupam cargos funcionais Comunicação direta entre gerente de projeto e equipe técnica (especialistas) - sem passar pelos gerentes funcionais.

17 Estrutura matricial Fatores de sucesso Capacidade e autoridade: obter resultados por meio da cooperação das pessoas Capacidade para adaptar-se a novos grupos: vários projetos simultaneamente Capacidade para desempenhar múltiplos papéis: conhecimento, compartilhamento e relacionamento – fazer um balanço e avaliar os resultados Atitude de colaboração: integração de esforço Preferência por abrangência de tarefas: entender da interface de seu trabalho com o de outros

18 Estrutura matricial Fatores de sucesso Experiência matricial: entender a distribuição de responsabilidade, do poder e a autonomia que existe nessa estrutura Habilidade política: na negociação de recursos, de prazos Capacidade para suportar ambiguidades: muito estresse, pois há muitas subordinações Capacidade de comunicação: transmissão de informações sobre o desenvolvimento e estado do projeto Liderança: fazer acontecer por meio das pessoas.

19 Matriz de Responsabilidade Dirige as pessoas em seus compromissos de entrega Ajuda a estabelecer as expectativas, e assegurar que as pessoas saibam de suas responsabilidades. O propósito da Matriz de Responsabilidade é proporcionar claridade e obter um acordo sobre quem faz o que Para que a Matriz de Responsabilidade seja eficaz, é vital que a mesma seja bem clara. A Matriz deverá refletir as expectativas e as responsabilidades das pessoas envolvidas.

20 Matriz de Responsabilidade MR é um gráfico RACI (Responsible, Accountable, Consult and Inform - Responsável pela execução, pela Aprovação, Consultado e Informado). GP = Gerente de projeto; GF = Gerente Funcional; AA = Alta Administração X = é consultado; O = Executa; # = toma decisão.

21 Fator Humano em Projetos Formação da equipe do projeto Estrutura de projeto Estruturas organizacionais Divisão de atribuições

22 Equipe do projeto O patrocinador Apoio político Interesse no projeto Viabilização Recursos O gerente Planejamento Responsabilidade geral Integração de esforços Entrega Equipe Conhecimento técnico Execução Qualidade Escopo Garantias

23 Liderança A condução de um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados é chamado de liderança. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização. Líder é aquele que tem seguidores. Peter Drucker Liderança é uma habilidade (nata ou desenvolvida) que implica em prazer em servir pessoas

24 Estilos de liderança Liderança autocrática: autoritária ou diretiva - líder é focado apenas nas tarefas. O líder toma decisões individuais, determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.

25 Estilos de liderança Liderança democrática: participativa ou consultiva, voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. O próprio grupo esboça as alternativas, as tarefas, a divisão das tarefas. O líder é objetivo e limita-se aos fatos nas suas críticas e elogios.

26 Estilos de liderança Liderança liberal: as pessoas tem mais liberdade na execução dos seus projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, auto dirigida e que não necessita de supervisão constante. Por outro lado, a Liderança liberal também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.

27 Estilos de liderança Liderança paternalista: o líder e sua equipe tem relações interpessoais similares às de pai e filho. Pode ser confortável para os liderados e evitar conflitos, mas não é o modelo adequado num relacionamento profissional, pois o equilíbrio deve preponderar e os resultados a serem alcançados pela equipe são mais importantes do que um indivíduo.

28 Estilos de liderança Liderança por Ideal: conduzir equipes por meio das convicções e dos valores do líder sem desmerecer os objetivos individuais dos liderados. A cultura organizacional se sustenta na filosofia e nos modelos mentais do líder, que gera um ambiente de participação e integração dentro do grupo.

29 Treina os colaboradores Depende da boa vontade Gera entusiasmo Diz “Nós” Corrige as falhas Mostra como faz Desenvolve as pessoas Preocupa-se com as pessoas Dá creditos Pergunta Diz “Vamos” Contempla o amanhã Dirige empregados Depende da autoridade Inspira medo Diz “Eu” Culpa pelas falhas Sabe como faz Usa pessoas Preocupa-se com coisas Fica com os créditos Ordena Diz “Vão” Enxerga o hoje Chefe X Líder

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31 Teste: Você é um líder?

32 1 – Olhe para as três filas de números abaixo. Se os somar de forma a obter três resultados, qual deles será o mais elevado? (Responda em 10 segundos): a) 08360157 b) 5190035140 c) 41905014 2 - Em geral, as pessoas precisam saber por que recebem ordem para fazer uma determinada coisa. a) Verdadeiro b) Falso 3 - Acredita que há alturas que as suas decisões não devem ser questionadas a) Verdadeiro b) Falso 4 - Os líderes devem estabelecer relações pessoais com aqueles que lideram a) Verdadeiro b) Falso

33 Teste: Você é um líder? 5 - Para dar uma impressão de objetividade, um chefe deve fechar os ouvidos aos problemas dos colegas a) Verdadeiro b) Falso 6 - Em qualquer amostragem da população, algumas pessoas são tão fracas ou estúpidas que não servem para nada a) Verdadeiro b) Falso 7 – Acima de tudo, um bom líder deve ser temido (que infunde medo) a) Verdadeiro b) Falso 8 - Pedir ajuda aos colegas ou à família é sinal de fraqueza a) Verdadeiro b) Falso

34 Teste: Você é um líder? 9 - Elogiar é mais produtivo que criticar a) Verdadeiro b) Falso 10 - É melhor trabalhar dia após dia, que fazer planos a longo prazo a) Verdadeiro b) Falso 11 – As emoções de um líder tem pouca influência sobre a produtividade daqueles que o rodeiam a) Verdadeiro b) Falso 12 - Se estamos zangados com alguém, devemos mostrá-lo, e não nos coibirmos a) Verdadeiro b) Falso 13 - Um bom chefe deve, ele mesmo, fazer grande parte do trabalho a) Verdadeiro b) Falso

35 Teste: Você é um líder? Respostas: Marque 10 pontos para cada resposta certa: 1 – a 2 – Verdadeiro 3 – Verdadeiro 4 – Falso 5 – Falso 6 – Falso 7 – Falso 8 – Falso 9 – Verdadeiro 10 – Falso 11 – Falso 12 – Falso 13 – Falso

36 Teste: Você é um líder? Se marcou entre 110 e 130 pontos (pontuação máxima): Tem as qualidades necessárias para ser líder, isto é, se respondeu às perguntas honestamente. Se não ocupa uma posição de autoridade neste momento, é natural que seja porque nunca se importou com isso, ou porque não lhe interessa. Você daria um excelente diretor. Tem talento e instinto para conseguir poder pessoal e o bom senso de não abusar dele. Se marcou entre 50 e 100 pontos: Certamente não nasceu para ser líder, mas pode tornar-se um com facilidade se aprender as técnicas apropriadas. Tudo que precisa é de um pouco de disciplina e perseverança. Se marcou 40 pontos ou menos: É sem dúvida uma pessoa tímida e introvertida. Está mais à vontade entre os seus livros no escritório que à cabeça de uma hierarquia. Mas se conseguir ultrapassar a timidez, pode descobrir que tem, escondida em si, uma inclinação para a autoridade.

37 Dinâmica Emboladão Façam um círculo de mãos dadas. Grave exatamente a pessoa em que vai dar a mão direita e a mão esquerda. Larguem as mãos e caminhem aleatoriamente, passando uns pelos outros olhando nos olhos. Se abracem no centro do círculo" bem apertadinhos". Mantenham nesta posição como estátuas, e Em seguida dêem as mãos para as respectivas pessoas que estavam de mãos dadas anteriormente (sem sair do lugar). Todos juntos tentem abrir a roda. Vale: Pular, passar por baixo, girar e saltar, alguém fique de costas, o que não é uma contra-regra.

38 Liderança de sucesso Atitudes do líder de sucesso 1 – Trazer segurança para a equipe. Não intimide. Encoraje e incentive a equipe. 2 – Fazer acontecer. Os líderes são especialistas em tomar decisões! 3 – Comunicar expectativas. Grandes líderes são grandes comunicadores. 4 – Desafiar a equipe a pensar. Deixar todos confortáveis para crescer. 5 – Dar exemplo. Praticar o que prega. 6 – Recompensar bom desempenho. Para estimular os funcionários. 7 – Fornecer feedback. Os empregados querem saber se estão tendo um bom desempenho.

39 Liderança de sucesso 8 – Aproveitar talentos da equipe. 9 – Fazer perguntas e pedir conselhos. Estar constantemente em busca de conhecimento. 10 – Resolver problemas. 11 – Criar positividade ao ambiente. 12 – Ser bom professor. 13 – Investir em relacionamento. 14 – Saber a influência que possui. “Alguém que tem o poder de influenciar outros, é um líder” Chuck Swindoll.


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