A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Primavera Árabe  Onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Primavera Árabe  Onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011."— Transcrição da apresentação:

1 GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY

2 Primavera Árabe  Onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011.  A raiz dos protestos é o agravamento da situação dos países, provocado pelas crises socioeconômicas e as longas ditaduras.  Os protestos se organizaram através de redes sociais.

3 Principais Países Envolvidos

4

5 Ditaduras derrubadas  Tunísia e Egito – Ditadores Depostos  Líbia - Muammar Kadafi foi morto por uma rebelião interna.  No Iêmen, o presidente Saleh resistiu às manifestações por vários meses, até transferir o poder a um governo provisório.

6

7 Geopolítica Árabe  Os Estados Unidos eram aliados de ditaduras árabes, buscando garantir interesses geopolíticos e econômicos na região, que abriga as maiores reservas de petróleo do planeta.  A Primavera Árabe colocou em cheque a política externa de Washington para a região. A Liga Árabe, liderada pela Arábia Saudita e pelo Catar, assume um papel de destaque na mediação das crises e dos conflitos provocados pela Primavera Árabe.

8 O início  As manifestações contra o regime de Bashar al- Assad teve início em março de 2011.  As manifestações começaram pacíficas nos primeiros quatro meses, mas, a partir de agosto, manifestantes fortemente reprimidos passaram a recorrer à luta armada.

9 Necessidade de mudança e promessa de nova Constituição  Há quase 50 anos, a Síria é governada pelo mesmo partido, o Baath.  O país é liderado com mãos de ferro pelo presidente Bashar Al-Assad desde julho de 2000. Antes disso, seu pai, Hafez al-Assad, presidiu o país por 30 anos.  Nesse período, ele proibiu a criação de partidos de oposição e a participação de qualquer candidato de oposição em uma eleição.

10

11 2012: A Guerra Civil  Em 2012, A Cruz Vermelha e a ONU classificaram os conflitos como Guerra Civil, abrindo caminho para a cobrança da aplicação do Direito Humanitário Internacional e para a investigação de crimes de guerra.  As missões diplomáticas para resolver o conflito têm fracassado.  O número de mortes já chega à 470 mil.

12 Estado Islâmico

13

14

15

16 Estados Unidos Opõe-se a: Bashar Al-Assad e Estado Islâmico (EI). Apoia: grupos rebeldes considerados moderados e os curdos. X Rússia Opõe-se a: Estado Islâmico e outros rebeldes. Apoia: Bashar Al-Assad.

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33 (UFPR – 2013 – 1° Fase) Rússia e China se opuseram a intervenções militares na Síria ao longo dos 17 meses de um conflito sangrento entre rebeldes e as tropas leais ao presidente sírio, Bashar al-Assad. Os dois países vetaram três resoluções defendidas por Estados árabes e potências ocidentais no Conselho de Segurança da ONU, que aumentariam a pressão sobre Damasco para encerrar a violência. (Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2012/08/21. Acesso em 05 set.2012.) Sobre os conflitos recentes do Oriente Médio, é correto afirmar: a) Tais conflitos resultam do acomodamento de tensões geopolíticas que deram origem ao mundo bipolar, representado pelo socialismo e pelo capitalismo, liberados pela União Soviética e pelos Estados Unidos, respectivamente. b) As manifestações que têm, sucessivamente, ocorrido no mundo árabe podem ser explicadas notadamente como conflitos de ordem econômica, haja vista a dimensão que o petróleo possui para a economia daqueles países. c) O movimento conhecido como primavera árabe tem derrubado muitos governos no Oriente Médio, mas não tem implicado mudanças na organização política desses países. d) Após o término da Guerra Fria, conflitos internos, isto é, que ocorrem dentro de cada Estado-Nação, passaram a ter efeitos regionais, motivo pelo qual Rússia e China vetaram as resoluções da ONU, que envolviam potências ocidentais. e) Os interesses e as estratégias geopolíticas globais de potências ocidentais e orientais dependem do equilíbrio regional que se estabelece no Oriente Médio.


Carregar ppt "GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Primavera Árabe  Onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google