A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As colônias da América Prof. Filipe Carota. Regras de Sala 1)Respeitar 2) Pedir 3) Cumprir.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As colônias da América Prof. Filipe Carota. Regras de Sala 1)Respeitar 2) Pedir 3) Cumprir."— Transcrição da apresentação:

1 As colônias da América Prof. Filipe Carota

2 Regras de Sala 1)Respeitar 2) Pedir 3) Cumprir

3 Objetivos para aula 1 – Exposição do conteúdo pelo professor; 2 – Realização de atividades pelos alunos; 3 – Verificar a formação das colônias inglesas e francesas na América. 4 – Encontrar as permanências da colonização da América na sociedade atual.

4 1. Disputa pelo Novo Mundo versus o Velho Mundo e o triângulo comercial. Após o questionamento do “testamento de Adão”, a Inglaterra e a França passaram a exigir a posse e uso de terras nas colônias da América. As grandes navegações, a expansão mercantilista, o metalismo, o descobrimento da América e partes da África abriram a possibilidade de um “Novo Mundo”, desconhecido para ser desbravado, em oposição ao “Velho Mundo” europeu.

5

6

7 A relação entre a metrópole (colonizadores) e colônia (colonizados) promoveu o “choque entre dois mundos”, marcando conflitos com os povos nativos, chamados de indígenas e vistos pelos europeus como “selvagens”. O triângulo comercial era formado pelas relações estabelecidas entre a América, África e a Europa. Veja na tabela seguinte como era o seu funcionamento

8 ContinenteParticipação no triângulo comercial AméricaProdução de matéria prima como algodão, cana de açúcar, tabaco e peles. ÁfricaFornecedora de mão de obra escrava (escravidão negra) EuropaProdutos manufaturados como rum, tecidos, armas, joias, ferro e metais.

9 2. Os primeiros Imigrantes da América Inglesa As reformas religiosas, levaram os anglicanos a se tornaram intolerantes aos católicos e calvinistas (puritanos). Muitos reis, visando reduzir o poder da Igreja, apoiaram as reformas. No século XVI, a Inglaterra tentou as primeiras tentativas de colonização na América, porém, fracassaram. Foi com a expansão das atividades comerciais e do triângulo comercial que a colonização ganhou força com as companhias de comércio.

10 Um dos grupos que se destacam do século XVI ao XVIII são os calvinistas (puritanos) que chegam a Plymouth (Massachusetts) em dezembro de 1620. Já os católicos, fundaram um território de Maryland (terra das Marias) em homenagem a rainha Henriqueta Maria e a Maria, mãe de Jesus. Entre eles haviam altos comerciantes perseguidos pela sua fé, pequenos camponeses expulsos de suas terras pelo cerceamento (distribuição) ocorrido na Inglaterra ou pela busca de um novo mundo.

11

12

13 3. A colonização Inglesa e as Treze Colônias O povoamento da América do Norte teve início com a formação das treze colônias inglesas. As colônias do norte, com clima parecido com o da Inglaterra, desenvolveram comércio, manufaturas, agricultura familiar e pequenas propriedades e variedades de gêneros agrícolas, (Nova Inglaterra). No sul, as colônias se desenvolveram com base na monocultura, escravidão e latifúndio (MEL) devido às diferenças climáticas, produzindo algodão, tabaco no triângulo comercial.

14

15 Por que as colônias estão no litoral?

16 4. A América Francesa As colônias francesas na América ocorrem no nordeste brasileiro, por grande influencia dos holandeses, além da ocupação no extremo norte da costa atlântica na América do Norte. Os franceses navegaram pelos rios São Lourenço, Mississipi, e fundando cidades como Quebec e Montreal (Canadá – chamadas de Nova França) e Detroit (Estados Unidos – chamada de Lousiana).

17 No Canadá, as heranças da colonização francesa levaram a província do Quebec, onde predomina a língua francesa, a participar de um plebiscito em 1997 para discutir o separatismo do Canadá, decidindo por uma pequena margem, que continuariam unidos ao país. A dominação francesa no interior dos Estados Unidos motivou a disputa entre a Inglaterra e a França no desejo das colônias inglesas de se expandirem para o oeste americano, chamado de Marcha para o Oeste.

18

19

20

21 No Brasil, navegantes franceses desbravaram suas rotas no rio Amazonas e pelo nordeste brasileiro. Os franceses queriam dominar o Pau – Brasil, e conquistas no Rio de Janeiro e Maranhão, porém sem êxito, devido à dominação portuguesa. Nas Guianas, o território permaneceu como colônia da França até 1946, quando parte das terras passou a ser parte do território francês Os franceses também se espalharam pelas Antilhas do Caribe, interessados no cultivo da cana – de – açúcar, tabaco e produção de rum e a troca de escravos na África, dentro do triângulo comercial.

22

23

24

25 5. Permanências e heranças 1. Os territórios da Guiana Francesa representam a dominação da França sobre parte das terras presentes no continente americano; 2. A ideia de nação construída pelos puritanos, influência a sociedade dos Estados Unidos até os dias de hoje

26 Para refletir: Crie o hábito de começar com um objetivo em mente antes de fazer qualquer coisa. Comece seu dia com um plano bem pensado. Faça as mudanças necessárias na garantia de refletir sempre: Estou indo na direção certa? Assim como o leme de um navio, tão pequeno, conduz uma embarcação tão grande, um pequeno objetivo em mente pode guiar toda nossa vida.


Carregar ppt "As colônias da América Prof. Filipe Carota. Regras de Sala 1)Respeitar 2) Pedir 3) Cumprir."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google