A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

T ONINHO V ENDRAMINI S LIDES A P R E S E N T A um texto de minha autoria com sequência automática Fotos de Arquivo: Puerto Varas - Volcán Osorno - Chile.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "T ONINHO V ENDRAMINI S LIDES A P R E S E N T A um texto de minha autoria com sequência automática Fotos de Arquivo: Puerto Varas - Volcán Osorno - Chile."— Transcrição da apresentação:

1

2 T ONINHO V ENDRAMINI S LIDES A P R E S E N T A um texto de minha autoria com sequência automática Fotos de Arquivo: Puerto Varas - Volcán Osorno - Chile By Toninho Vendramini OS CAMINHOS QUE NOS LEVARAM AO VULCÃO OSORNO AO VULCÃO OSORNO

3 INICIAMOS EM PUERTO VARAS FUNDADA EM 1854 POR COLONOS ALEMÃES

4 Em mais um passeio pela região dos lagos, proporcionado pela agência de viagem que contratamos na cidade de Puerto Varas, escolhemos o encontro com o Vulcão Osorno. No decorrer dos caminhos, apreciamos as belas paisagens de algumas cidades ao redor do lago llanquihue, de aguas mansas, contendo um casario em estilo europeu e estradas com panoramas indescritíveis, contendo arvores centenárias de origem patagônicas. É um local onde a natureza brindou o povo com terras de uma geografia espetacular.

5 É também uma das cidades melhor equipadas para acomodações, onde os hotéis e os típicos restaurantes patagônicos de madeira, ajudam os viajantes a renovar energias depois de passeios, predominando as construções de estilo alemão.

6 A região dos Lagos é considerada a porta para o sul do Chile, entre o Pacífico e a Cordilheira dos Andes, abrigando destinos maravilhosos que frequentamos, antes desse passeio, como Frutillar e o minúsculo povoado Peulla.

7 O imponente Osorno está a 2662 metros sobre o nível do mar, local que exploramos em passeios até a sua base em pequenas caminhadas até seu topo nevado..

8 Chegamos até a base de onde sai o teleférico e já ficamos satisfeitos na recepção ao ver a bandeira do Brasil, a do Chile e de outros países vizinhos.

9 O vulcão ainda está ativo na Cordilheira dos Andes. Encontra-se situado entre as províncias de Osorno e Llanquihue, na Região Dos Lagos. A última erupção ocorreu em 1869. Pelos cantos da cidade, ouvimos a existência de uma antiga lenda sobre o povo indígena que habitava a base do vulcão, quando ocorreu a última erupção, relatada no slide seguinte:

10 Ao pé do vulcão Osorno, vivia uma tribo chamada Mapuche (gente da terra), que dedicava seus dias à diversão e muito pouco ao trabalho. A tribo, dominada pelo feiticeiro era o espirito do vulcão, fazendo-os perder a razão por meio de poções, além de utilizar o fogo e a fumaça para assustá-los. O cacique da tribo se reuniu com o conselho sem saber o que fazer, discutiram por um tempo, e de repente, do nada, a terra começou tremer e o vulcão começou a vomitar fogo e pedras incandescentes que atingiam a aldeia. Apareceu então um ancião dizendo que precisava oferecer a mais virtuosa virgem da tribo em sacrifício, para que a terra deixasse de tremer e acalmar a fúria do vulcão e a partir de então, o comportamento de todos, regressaria aos valores morais.

11 O sacrifício consistia em extrair o coração de uma donzela, cobri-lo com um ramo de canela e levá-lo ate o boca do vulcão. Lá surgiria uma ave do céu que consumiria o sacrifício. O cacique procurou entre todas as jovens e, quão grande foi sua tristeza ao descobrir que a mais virtuosa de todas era sua filha caçula. Com grande valentia, aceitou o fardo com a condição de que tudo fosse feito pelas mãos de seu amado, pois seu coração pertencia a ele.

12 Com grande dor em seu peito, o jovem se dispôs a preparar o leito do ritual extraindo o coração de sua amada, entregando ao cacique. Então, o rapaz mais forte da tribo cobriu o coração com um ramo de canela e subiu à colina colocando-o sobre a maior pedra que entornava o vulcão conforme a orientação do ancião. Toda a tribo aguardava o milagre, quando um condor desceu do céu e engoliu o coração da jovem, então o grande pássaro pegou o ramo de canela e voou para a cratera do vulcão onde jogou o ramo, naquele momento, começou a nevar. A neve caia justamente das nuvens escuras que rodeavam o vulcão; paralisando suas ações maléficas.

13 Nevou por dias, meses e anos. A neve começou a derreter; a ponto de alcançar as terras cultiváveis, as águas formaram então os três lagos: Llanquihe, Todos os Santos e Chapo, nascendo assim, a belíssima região dos lagos que acabamos de conhecer. No final da apresentação, no slide seguinte, minha homenagem ao vulcão.

14 FORMATADO POR: TONINHO VENDRAMINI Arte Final & Pesquisas Arquivo Pessoal & Internet Músicas de Fundo Abertura: EL MAR Acompanhamento: SEMPRE NO MEU CORAÇÃO Encerramento: Encerramento: IMMORTAL LOVE ACESSE MEUS ESPAÇOS CULTURAIS E TORNE-SE MEU SEGUIDOR http://sergrasan.com/toninhovendraminislides/ http://vendraminiletras.blogspot.com MEMBRO EFETIVO: ASSOCIAÇÃO DOS POETAS E ESCRITORES DE JUNDIAÍ E REGIÃO. Email: toninhovendramini@gmail.com ACESSE MEUS ESPAÇOS CULTURAIS E TORNE-SE MEU SEGUIDOR http://sergrasan.com/toninhovendraminislides/ http://vendraminiletras.blogspot.com MEMBRO EFETIVO: ASSOCIAÇÃO DOS POETAS E ESCRITORES DE JUNDIAÍ E REGIÃO. Email: toninhovendramini@gmail.com Participo, como ativista cultural em vários sites e revistas; Brasil, Suíça e Portugal: Fui considerado o Escritor destaque do ano 2009, pelo site Canto do Escritor O vento sopra forte no cume nevado. Durante o dia fumaça no ar. Tremores de terra horripilantes. Preocupação constante. À noite cratera incandescente. Neve derretida! Rio de água pela montanha. Alimento para o lago. Paisagem noturna enluarada. Reflexos cristalinos na água. Nervosismo sobre a face da terra. Gênio do mal! Águas calientes e borbulhantes. Cheiro de enxofre no ar. Osorno! Neve eterna! Na porta do sul do Chile. O MEU POEMA DEDICADO AO OSORNO


Carregar ppt "T ONINHO V ENDRAMINI S LIDES A P R E S E N T A um texto de minha autoria com sequência automática Fotos de Arquivo: Puerto Varas - Volcán Osorno - Chile."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google