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PublicouZaira Clementino Rios Alterado mais de 8 anos atrás
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Administração de Recursos Humanos Recrutamento
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2 Conceito: conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes. Critério de eficácia: atração de candidatos suficientes para abastecer o processo de seleção. Utilização: a partir das necessidades presentes e futuras das organizações.
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3 Fases do recrutamento 1 Pesquisa Interna O que a organização precisa: pessoas necessárias para a tarefa organizacional 2 Pesquisa Externa O que o mercado de RH pode oferecer : fontes de recrutamento a localizar e alvejar 3 Técnica de recrutamento a aplicar
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4 Pesquisa Interna Conceito: verificação das necessidades da organização. Planejamento de pessoal: processo de decisão a respeito de RH, relacionado aos objetivos da organização.
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5 Pesquisa Interna Modelos A.Modelo baseado na procura estimada de produto ou serviço (sazonalidade) Voltado para o nível operacional das organizações Influências: Produtividade Tecnologia Disponibilidade de recursos financeiros Disponibilidade de recursos humanos
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6 Pesquisa Interna B.Modelo baseado em segmentos de cargos Nível operacional de grandes empresas Fases: a.Escolha de um fator estratégico (nível de vendas, volume de produção etc.) b.Estabelecimento de níveis históricos. c.Determinar níveis históricos de M.O. d.Projetar níveis de M.O. com níveis históricos do fator estratégico escolhido
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7 Pesquisa Interna C.Modelo de substituição de postos-chaves Representação visual de quem substitui quem Critérios: Desempenho atual (avaliação de desempenho, opiniões de demais gerentes etc.) Promovabilidade futura formação escolar, experiência profissional, cargos já ocupados, desempenhos, aspirações e objetivos)
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8 Pesquisa Interna D.Modelo baseado no fluxo de pessoal Modelo vegetativo e conservador, adequado para organizações estáveis e sem planos de expansão. Necessidade: verificada através do fluxo histórico de pessoal.
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9 Pesquisa Interna E.Modelo de planejamento integrado Variáveis consideradas: Volume de produção planejada; Mudanças tecnológicas (produtividade); Condições de oferta e demanda / comportamento do consumidor; Planejamento de carreiras.
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10 Pesquisa externa Objetivo: segmentar e diferenciar o mercado para facilitar a análise e abordagem. Aspectos importantes: Segmentação do mercado* Localização das fontes de recrutamento
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11 Segmentação do mercado de recursos humanos MERCADO DE RH EXECUTIVOSSUPERVISORES M.O. ESPECIALIZADA TÉCNICOS M.O. BRAÇAL M. O. QUALIFICADA
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12 Pesquisa externa Problema básico: localizar onde estão as fontes supridoras de RH Mapeamento permite: Melhor rendimento do processo; Menor tempo; Menores custos operacionais.
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13 O processo de recrutamento Meios de recrutamento 1.Recrutamento interno Tipos Movimentação vertical; Movimentação horizontal. Movimentação diagonal.
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14 O processo de recrutamento (interno) Pode envolver: Transferências Promoções Transferências + promoções Programas de desenvolvimento Planos de carreira
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15 O processo de recrutamento (interno) Informações relacionadas com outros subsistemas: Resultados obtidos pelos candidatos interno nos testes de seleção a que se submete quando de seu ingresso na organização; Resultados das avaliações do desempenho do candidato interno; Resultados dos programas de treinamento e de aperfeiçoamento de que participou o candidato interno; Análise e descrição do cargo atual do candidato interno e do cargo que se está considerando, a fim de se avaliar a diferença entre ambos e dos requisitos adicionais que se farão necessários; Planos de carreiras ou planos de encarreiramento ou ainda planejamento das movimentações de pessoal para se verificar a trajetória mais adequada do ocupante do cargo considerado; Condições de promoção do candidato interno e de substituição.
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16 O processo de recrutamento (interno) Vantagens do recrutamento interno Mais econômico; Mais rápido; Apresenta maior índice de segurança; Fonte de motivação para os empregados; Aproveita os investimentos da empresa em treinamento de pessoal; Desenvolve um sadio espírito de competição entre o pessoal. Desvantagens do recrutamento interno Exige potencial e motivação (sempre); Pode gerar conflitos de interesses; Pode levar ao “Princípio de Peter” - Promoção sucessiva do funcionário até que ele demonstre não estar “pronto” para determinado cargo, estacionando nele (Laurence Peter); Pode levar a uma limitação às políticas e diretrizes da organização; Não pode se feito em termos globais dentro da organização.
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17 Recrutamento externo Definição Técnicas: Consulta ao arquivo de candidatos; Apresentação de candidatos por funcionários da empresa; Cartazes ou anúncios na portaria da empresa; Contatos com sindicatos e associações de classe; Contatos com universidades e escolas, agremiações estaduais, DA’s, CIEE’s; Conferências e palestras em universidades e escolas; Contatos com outras empresas que atuam no mesmo mercado; Viagens de recrutamento em outras localidades; Anúncios em jornais e revistas; Agências de recrutamento.
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18 Recrutamento externo VANTAGENSDESVANTAGENS Traz “sangue novo”Mais demorado que o recrutamento interno Renova e enriquece os RHMais caro e com despesas imediatas Aproveita os investimentos em treinamento e desenvolvimento Menos seguro (em princípio) Pode causar frustração (se monopolizar as vagas) Afeta a política salarial da empresa
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19 Recrutamento misto Definição Alternativas a.Recrutamento externo + interno; b.Recrutamento interno + externo; c.Ambos ao mesmo tempo.
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