A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE REDES WIRELESS. COMUNICAÇÃO DE DUAS REDES EM PRÉDIOS DISTINTOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE REDES WIRELESS. COMUNICAÇÃO DE DUAS REDES EM PRÉDIOS DISTINTOS."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE REDES WIRELESS

2 COMUNICAÇÃO DE DUAS REDES EM PRÉDIOS DISTINTOS

3 OBJETIVO  Interligar duas redes em prédios distintos, visando fazer a comunicação entre ambas, proporcionando:  Mobilidade e Flexibilidade.

4 PADRÕES UTILIZADOS  802.11b para interligar os clientes  802.11g para interligar os dois prédios  Ambos operando na faixa de 2,4GHz.

5 O AMBIENTE

6  SÃO 02 EMPRESAS  A DISTÂNCIA ENTRE ELAS É DE 03 KM  CADA PRÉDIO POSSUEM 02 ANDARES  PRÉDIO “A” É A MATRIZ – COM 25 MÁQUINAS CLIENTES E 04 SERVIDORES  PRÉDIO “B” É A FILIAL – COM 25 MÁQUINAS CLIENTES

7 AMBIENTE OUTDOOR

8 ANTENA DIRECIONAL

9  Esse ambiente consiste em fazer a comunicação entre os dois prédios;  Utilizaremos o padrão 802.11g;  Usaremos a técnica de modulação OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing) - é uma técnica de modulação baseada na idéia de multiplexação por divisão de frequência (FDM) onde múltiplos sinais são enviados em diferentes frequências. frequência

10  Neste ambiente, utilizaremos 02 antenas direcionais  O modelo usado será Hyperlink HG5812U Pro, antena direcional. 2.4GHz,  Alcance até 5km, 12dBi com Polarização Vertical

11  Os Rádios Wirelles usados neste padrão serão 02 roteadores Linksys WRT54GL com firmware modificado DD-WRT para interligar os dois prédios;  Neste modelo desabilitaremos o DHCP dos roteadores para que se tenha um IP fornecido por um servidor DHCP externo, que ficará no prédio matriz “A”.  No prédio “B” terá um rádio enxergando um sinal do rádio que vem do rádio A, e que por sua vez, envia por cabo para os dois APs, que ficam um em cada andar de cada prédio.

12  Os rádios usarão o protocolo CSMA/CA que é uma forma eficaz de administrar e ordenar o tráfego de pacotes em redes de computadores tendo um impacto relevante no sentido de diminuir as colisões;  Os rádios terão os seus suportes de DHCP desabilitado, ou seja, esta comunicação entre os prédios servirão de pontes para o acesso do prédio “B”, então, o prédio “B” acessará os recursos no prédio “A” como se eles estivessem na mesma Rede.  E as máquinas clientes que estarão no prédio “B” ganharão IPs do servidor DHCP

13  Estes rádios Wireless vem com a tecnologia de fallback embutida automaticamente, que serve para controlar as taxas de transmissão;  Quando isso acontece, o fallback é responsável por alterar a modulação ou procura ajustar-se a modulação conforme as solicitação da rede.

14 AMBIENTE INTERNO

15

16  Cada prédio possui dois andares;  Cada andar terá um acces point que interligará as estações clientes e o servidor interagindo para tráfego de informações e compartilhamentos de dados.

17  Servidor DHCP que irá distribuir os endereços IP para máquinas de estação cliente.  Servidor de Arquivo que disponibiliza recursos para compartilhamento de dados como: texto, vídeo, áudio etc.  Servidor Proxy que oferece o recursos de navegação pela internet.  Servidor de Domínio que por sua vez tem a função de transformar nomes em IP e IP em nomes. SERVIDORES

18  No PRÉDIO “A” (matriz) teremos 04 servidores centralizados e mais 25 máquinas clientes distribuídas em 02 andares;  Utilizaremos padrão 802.11b e transmitindo a uma taxa de 11 Mbps  Usaremos 02 roteadores sem fio da marca D’link DI524 com Fallback automático;  Será utilizada a técnica de modulação DSSS (direct- sequence spread spectrum) o qual determina a configuração ponto-multiponto, onde um ponto de acesso se comunica via antena omni-direcional (recebe sinais em todas as direções).

19  Será utilizada a criptografia WPA/TKIP que é uma versão melhorada do WEP, também chamado de WEP2 que por sua vez vem ser mais inteligente que em relação que WEP é que usa um algoritmo RC4 de autorização de chaves, na qual garante a segurança da conexão através da troca periódica da chave de encriptação;

20  Já no PRÉDIO “B” este por sua vez terá uma particularidade, ele receberá o link sem fio e enviará os sinais para os dois D’links DI524 que estarão também operando no padrão 802.11b e que usará as mesmas especificações do prédio “A” em modo bridge ou seja servindo de ponte para que os clientes usem os recursos que estão diretamente no prédio “A”;  No prédio “B” teremos 2 roteadores da marca citada acima e 20 máquinas espalhadas por 2 andares e este buscando os serviços da rede que estão todos concentrados no prédio “A”.

21  Radius (Remote Access Dial-In User Service) Serviço de Autenticação Remota de Usuários;  É utilizado para disponibilizar acesso a redes através de um protocolo AAA – Authorization, Authentication, and Accounting –  Autenticação, Autorização e Contabilidade de cliente-servidor para uso quando cliente faz login ou logoff de um servidor de acesso á rede.  O servidor Radiuns pode autenticar tanto o usuário (por senhas ou certificados) como o sistema (por endereço MAC). RADIUS E SEU FUNCIONAMENTO

22  Teoricamente os usuários não têm permissão para entrar na rede até que a transação se complete.  Quando é realizada uma conexão, seja através de DSL, cabremodem, Wlan, entre outras, e enviando uma informação que é geralmente um nome de usuário e senha.  Essa informação é enviada a um autenticador que solicita uma confirmação de autenticidade ao servidor RADIUS.  O servidor RADIUS comprova que a informação (credencial) é correta utilizando esquemas de autenticação como o EAP. Caso aceito, o servidor autoriza o acesso ao sistema a designa os recursos de rede, como, o endereço IP.

23 AS FASES DE AAA SÃO:  Fase de autenticação: ele vai comparar o nome do usuário e a senha com os existentes no banco de dados local. Depois que as credenciais são confirmadas, o processo de autenticação é iniciado.  Fase de autorização: determina se a solicitação de acesso ao recurso será aceita ou não. Um endereço IP é atribuído ao cliente se a solicitação for aceita.  Fase de contabilidade: coleta informações sobre o uso do recurso para análise de tendências, auditoria, cobrança por tempo da sessão ou alocação de custos.

24  SANCHES, Carlos Alberto. Projetando Redes Wlan – Conceitos e Práticas Editora Érika.  www.under-linux.org www.under-linux.org  www.guiadohardware.net www.guiadohardware.net  www.wikpedia.com www.wikpedia.com  www.gta.ufrj.br www.gta.ufrj.br REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


Carregar ppt "PROJETO DE REDES WIRELESS. COMUNICAÇÃO DE DUAS REDES EM PRÉDIOS DISTINTOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google