A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REGÊNCIA “É o mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou nome e os seus complementos.”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REGÊNCIA “É o mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou nome e os seus complementos.”"— Transcrição da apresentação:

1 REGÊNCIA “É o mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou nome e os seus complementos.”

2 HABILIDADES Reconhecer o emprego adequado de relações sintáticas (regência, concordância, colocação pronominal), considerando os diferentes níveis de linguagem.

3 REGÊNCIA Regência verbal: quando o termo regente é um verbo: Ex: Os torcedores gostaram do jogo Regência Nominal: quando o termo regente é um nome. Ex: A escultura era semelhante a um pássaro.

4 REGÊNCIA VERBAL ANALISA AS RELAÇÕES SINTÁTICAS QUE SE ESTABELECEM ENTRE OS VERBOS E SEUS COMPLEMENTOS.

5 CLASSIFICAÇÃOCARACTERÍSTICAEXEMPLO VERBO TRANSITIVO DIRETO (VTD) Exige objeto direto (complemento sem preposição) Nós discutimos o assunto. VERBO TRANSITIVO INDIRETO (VTI) Exige objeto indireto (complemento com preposição) Concordamos com você. VERBO TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO (VTDI) Exige dois objetos: um direto e um indireto Entreguei o livro ao aluno. VERBO INTRANSITIVO (VI) Não exige objetoA velha igreja desabou.

6 A REGÊNCIA DE ALGUNS VERBOS

7 EMPREGO DE PRONOMES PESSOAIS RETOS EM FUNÇÃO DE OBJETO DIRETO LINGUAGEM INFORMAL - Encontrei ele - Tratei ela bem -Chamei eles aqui - Eu vi ela LINGUAGEM FORMAL - Encontrei-o - Tratei-a bem -Chamei-os aqui -Eu a vi

8 ANALISANDO

9 SEGREDOS (FREJAT) Eu procuro um amor que ainda não encontrei diferente de todos que amei Nos seus olhos quero descobrir uma razão para viver e as feridas dessa vida eu quero esquecer Pode ser que eu a encontre numa fila de cinema numa esquina ou numa mesa de bar Procuro um amor que seja bom pra mim vou procurar, eu vou até o fim E eu vou tratá-la bem pra que ela não tenha medo quando começar a conhecer os meus segredos. Eu procuro um amor uma razão para viver e as feridas dessa vida eu quero esquecer. Pode ser que eu gagueje sem saber o que falar mas eu disfarço e não saio sem ela de lá

10 - Com sentido de ver, presenciar, é transitivo indireto. Ex: Assisti ao filme. Assisti ao espetáculo. -Com sentido de prestar assistência, proteger, servir é transitivo direto Ex: O enfermeiro assiste o paciente VERBO ASSISTIR

11 ANALISANDO

12

13 Os verbos "esquecer" e "lembrar" VERBO TRANSITIVO DIRETO VERBO PRONOMINAL - Esqueci o nome do funcionário. - Lembrei o acidente. - Esqueci-me do apelido de minha professora. - Lembrei-me do acidente.

14 ANALISANDO

15 LINGUAGEM FORMAL Olha aqui Preste atenção Essa é a nossa canção Vou cantá-la seja aonde for Para nunca esquecer o nosso amor O nosso Amor Veja bem, foi você A razão e o porquê De nascer está canção assim Pois você é o amor que existe em mim Você partiu E me deixou Nunca mais você voltou Pra me tirar da solidão E até você voltar Meu bem eu vou cantar Essa nossa canção !!!

16 LINGUAGEM INFORMAL A Canção Tocou na Hora Errada (Ana Carolina) A canção tocou na hora errada E eu que pensei que eu sabia tudo Mas se é você eu não sei nada Quando ouvi a canção, era madrugada Eu vi você, até senti tua mão E achei até que me caia bem como uma luva Mas veio a chuva e ficou tudo tão desigual A canção tocou no rádio agora Mas você não pôde ouvir por causa do temporal Mas guardei tuas cartas com letras de fôrma Mas já não sei de que forma mesmo você foi embora Mas já não sei de que forma mesmo você foi embora A canção tocou na hora errada Mas não tem nada não, Eu até lembrei Das rosas que dão no inverno Mas guardei tuas cartas com letras de fôrma Mas já não sei de que forma mesmo você foi embora Mas já não sei de que forma mesmo você foi embora A canção tocou na hora errada Mas não tem nada não, Eu até lembrei Das rosas que dão no inverno Mas guardei tuas cartas com letras de fôrma Mas já não sei de que forma mesmo você foi embora Mas já não sei de que forma mesmo você foi embora (4X)

17 Gramática normativa: Verbo Intransitivo Preposição: a Regência popular: Chegou cedo na escola. Regência culta: Chegou cedo à escola. Irei à cidade. O verbo CHEGAR e IR

18 ANALISANDO

19

20 O verbo querer VERBO TRANSITIVO DIRETO VERBO TRANSITIVO INDIRETO SENTIDO DE DESEJAR Ex: O comerciante queria muito a esposa do vizinho. SENTIDO DE TER AFETO, AMAR. Ex: Os alunos queriam muito ao professor.

21 ANALISANDO

22

23 O verbo Preferir VERBO TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO – EXIGE A PREPOSIÇÃO A E NÃO DO QUE/ MAIS Ex: Prefiro dinheiro a cartão. Todos preferem elogio à censura. Preferimos passear a estudar.

24 ANALISANDO

25

26 Metamorfose ambulante (Raul Seixas) Prefiro ser essa metamorfose ambulante Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo Eu quero dizer agora o oposto do que eu disse antes Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo

27 O VERBO NAMORAR Este verbo será sempre transitivo direto (nunca vai permitir a presença da preposição com). Ex: Namoro João. Namoro Maria.

28 O VERBO OBEDECER É transitivo indireto. Ex: Não obedeceu ao semáforo. Deve-se obedecer às regras.

29 O VERBO ASPIRAR - Com sentido de respirar, sorver, é transitivo direto; Ex: Aspiramos um ar poluído. - Com o sentido de desejar, é transitivo indireto. Ex: O aluno aspira a uma vaga no vestibular.

30 OS VERBOS PAGAR E PERDOAR Em se perdoando ou pagando uma coisa, são transitivos diretos. Ex: Nós pagamos as contas do mês. Em se perdoando ou pagando a uma pessoa, são transitivos indireto. Ex: Nós pagamos aos lojistas.

31 O VERBO SIMPATIZAR É sempre transitivo indireto e exige a preposição com (não aceita o pronome). Ex: Não simpatizo com a idéia. Simpatizei com ela à primeira vista.


Carregar ppt "REGÊNCIA “É o mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou nome e os seus complementos.”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google