A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 1. 2 2 3 3 REFERÊNCIAS HISTÓRICAS PROCESSO MECANISMOS DA PSICOMETRIA FUNÇÃO DO PSICÔMETRA UTILIZAÇÃO PRÁTICA DA PSICOMETRIA REGISTROS AKÁSHICOS (AKASHA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 1. 2 2 3 3 REFERÊNCIAS HISTÓRICAS PROCESSO MECANISMOS DA PSICOMETRIA FUNÇÃO DO PSICÔMETRA UTILIZAÇÃO PRÁTICA DA PSICOMETRIA REGISTROS AKÁSHICOS (AKASHA."— Transcrição da apresentação:

1 1 1

2 2 2

3 3 3 REFERÊNCIAS HISTÓRICAS PROCESSO MECANISMOS DA PSICOMETRIA FUNÇÃO DO PSICÔMETRA UTILIZAÇÃO PRÁTICA DA PSICOMETRIA REGISTROS AKÁSHICOS (AKASHA = ÉTER) ANÁLISE DE CASOS AFINIDADE ELETIVA DÉJÀ VU PARAMNÉSIA – CARACTERÍSTICA A “EXPLICAÇÃO” CIENTÍFICA ANÁLISE ESPÍRITA REFERÊNCIAS HISTÓRICAS PROCESSO MECANISMOS DA PSICOMETRIA FUNÇÃO DO PSICÔMETRA UTILIZAÇÃO PRÁTICA DA PSICOMETRIA REGISTROS AKÁSHICOS (AKASHA = ÉTER) ANÁLISE DE CASOS AFINIDADE ELETIVA DÉJÀ VU PARAMNÉSIA – CARACTERÍSTICA A “EXPLICAÇÃO” CIENTÍFICA ANÁLISE ESPÍRITA ROTEIRO

4 4 4 Psicometria: o que é? André Luiz  Faculdade de ler impressões e recordações ao contato de objetos comuns Áulus  Faculdade de perceber o lado oculto do ambiente e de ler impressões e lembranças, ao contato de objetos e documentos no domínio da sensação e da distância

5 5 5 Psicometria: o que é? Zimmerman  Faculdade que permite captar a história e o estado atual, tanto dos seres vivos como dos objetos inanimados e, também, por vezes, os ambientes e outros elementos externos ligados à sua existência Zimmerman  Psicometria estaria classificada como vidência psicométrica  Na classificação Kardequiana (Livro dos Médiuns) estaria categorizada como Clarividência

6 6 6 ALMAALMAMEDIDAMEDIDA Psicometria: o que é? Origem Grega PSYKÉPSYKÉMETRONMETRON Assim, a Psicometria é a capacidade de medir e interpretar a alma (energia) de tudo. É uma técnica de leitura (por um sensitivo treinado) dos campos de energia sutis que envolvem ambientes, objetos, animais, pessoas".

7 7 7 Para a Doutrina Espírita a psicometria é uma faculdade mediúnica rara Definição de André Luis

8 8 8 Referências Históricas Leonidas Polk, The Fighting Bishop 1806 - 1864 Joseph R Buchanan 1814 - 1899 Leonidas Polk  Bispo atuante no Tennessee, North Carolina e Georgia  Alistou-se como Confederado na Guerra de Secessão  Revela imensa sensibilidade ao tocar certos objetos Joseph Buchanan  Professor do Instituto Médico Eclético de Covington, KY  Interessa-se pelas habilidades de Leonidas Polk  Cria o termo PSICOMETRIA em 1842  Publicação do livro “Manual de Psicometria” em 1889 Joseph Buchanan  As descobertas da psicometria nos capacitarão a explorar a história do homem, como as da geologia nos capacita a explorar a história da Terra Joseph Buchanan Conversando um dia com um cliente, o bispo Simpson, o doutor soube que o bispo, toda a vez que tocava num metal, mesmo à noite, quando ignorava que o fazia, sentia a influência desse corpo e descobria a natureza dele. Colocou metais diversos nas mãos de pessoas de grande sensibilidade, e constatou que muitas possuíam o poder de adivinhar pelo tato a substância. Joseph Buchanan Dr. Buchenan imaginou que os sensitivos poderiam ser afetados do mesmo modo pelo contato de seres vivos. Pessoas de temperamento muito impressionável poderiam, colocando a mão sobre a cabeça ou sobre o corpo, experimentar uma sensação correspondente à vida íntima. Muitas vezes, mesmo o contato era dispensável. Poderosos sensitivos, achando-se diante de pessoas doentes, reconheciam a moléstia e podiam indicar-lhe a sede. Joseph Buchanan Dois anos depois de haver feito as suas primeiras descobertas, o Dr. Buchenan encontrou indivíduos tão sensitivos que podiam reconhecer a influência comunicada a uma carta por aquele que a tinha escrito, quando se colocava essa carta sobre a fronte do psicômetra. Às vezes mesmo, este último podia indicar o caráter e os hábitos daquele que havia escrito a carta.

9 9 9 Referências Históricas Leonidas Polk, The Fighting Bishop 1806 - 1864 Joseph R Buchanan 1814 - 1899 William Denton Professor de Geologia 1823 - 1863 William Denton  William Denton publicou os resultados de suas experiências em três volumes intitulados:  A alma das coisa, The Soul of Things em 1863  Relato de 110 experimentos sobre o fenômeno da psicometria William Denton A irmã de Denton, Sra. Uridge, foi a primeira pessoa sobre a qual tentou experiências. Sendo muito impressionável, essa senhora dentro em pouco se achou em estado de ver e descrever as pessoas que haviam escrito as cartas que se lhe colocavam fechadas sobre a fronte, dizendo mesmo muitas vezes a cor dos cabelos e dos olhos. William Denton Denton concluiu daí que, se a imagem daquele que escreve uma carta pode gravar-se nela (psiquicamente) durante o pouco tempo em que o papel se lhe acha sob a influência, era justo supor que os rochedos guardavam a impressão de tudo quanto os havia rodeado. Foi assim levado a pensar que o geólogo poderia obter indicações sobre o passado, e fez experiências com fósseis, minerais, espécimes arqueológicos. William Denton O psicômetra é, em suma, uma espécie de vidente, ou antes um indivíduo que tem, acordado, as faculdades e as percepções que o sonâmbulo só possui quando adormecido.

10 10 Referências Históricas Ernesto Bozzano 1862 - 1943 Ernesto Bozzano  Fenômeno de sintonização  Existência de uma sintonia entre o sujeito perceptivo e a aura do objeto Hermínio Miranda Ernesto Bozzano  Para Bozzano, os objetos utilizados pelo médium para fazer a psicometria são meros “estimulantes” à produção do fenômeno, destinados a estabelecer uma relação entre o sensitivo e as pessoas envolvidas, encarnadas ou desencarnadas. Ernesto Bozzano  Esta explicação ajuda a entender boa parte dos casos de psicometria relatados, mas não ajuda a explicar casos onde o médium faz uso de um objeto para entrar em contato com plantas, animais ou mesmo rochas.  Para explicar os casos de psicometria nos quais a sintonia entre dois seres não é uma explicação razoável, os teosofistas recorreram ao Akasha.

11 11 Registros akáshicos (Akasha = éter) Akashic Records Akasha, ou fluido cósmico universal, Memória Universal onde toda a história do Cosmo fica gravada. O médium utilizaria de um objeto para entrar em sintonia com a parte do Akasha, onde a informação de um determinado fato está gravada e, a partir deste ponto, poderia ler e transmitir as informações captadas. Princípio da teosofia e algumas filosofias orientais e esotéricas que consideram a existência de uma biblioteca de registros de eventos cósmicos. Estes registros poderiam ser acessados através de orações e invocações.

12 12 Referências Históricas Hermínio Miranda 1920 - 2013 Hermínio Miranda  Herminio estudou os exemplos extraídos do livro “The Soul of Things” A alma das coisas, de William Denton  Escreveu Memoria Cosmica onde mencionou mais de uma centena de casos, envolvendo objetos inanimados, plantas e animais. Outros psicômetras são estudados, como Edith Hawthorne, e vai solidificando a existência deste tipo (anímico? mediúnico? misto?) de percepção extrassensorial.

13 13 Vê o psicômetra os objetos como nós os vemos? — Não inteiramente do mesmo modo — diz a Sra. Denton. "Em certos casos os objetos passam diante do observador com a rapidez do raio; só muito tempo depois eu soube que, por um esforço poderoso da vontade, era possível fixar esses quadros, os quais são reais como tudo o que vemos diariamente. Outras vezes os objetos parecem fixos, mas apenas certas partes deles são visíveis.” Por momentos o psicômetra se acha transportado ao espaço, e, movendo-se mais velozmente que o vento, voa e sente-se desprendido de todo laço terrestre.

14 14 Deve o olhar do psicômetra ser dirigido para o espaço ou para algum objeto donde pareceu emanarem as visões? Não — diz ainda o Sr. Denton. O psicômetra não precisa de olhar os objetos. Em 90 casos sobre 100, vê muito mais do que pode descrever; ele não precisa de evocar visões; elas lhe chegam em multidão e como que dotadas de vida e movimento.

15 15 O pensamento espalha nossas próprias emanações em toda parte a que se projeta. Deixamos vestígios espirituais, onde arremessamos os raios de nossa mente. Como alicerce vivo de todas as realizacoes nos planos fisicos e extra fisico encontramos o pensamento por agente especial

16 16 SOBRE O PROCESSO Outra parte é recolhida da subconsciência do seu possuidor mediante relação telepática que o objeto psicometrado estabelece com o médium. Outra parte é recolhida da subconsciência do seu possuidor mediante relação telepática que o objeto psicometrado estabelece com o médium. Não tem importância que o possuidor esteja encarnado ou desencarnado. Uma parte dos fatos e impressões é retirada da própria aura do objeto; O objeto, móvel ou imóvel, impregnado da influência pessoal do seu dono, conserva-a durante longo tempo e possibilita o recolhimento das impressões Uma parte dos fatos e impressões é retirada da própria aura do objeto; O objeto, móvel ou imóvel, impregnado da influência pessoal do seu dono, conserva-a durante longo tempo e possibilita o recolhimento das impressões

17 17 AFINIDADE ELETIVA O médiun entrará em relação com os fatos ligados àquele (possuidor) cujo fluido se evidenciar mais ativo em relação com o sensitivo E se o objeto psicometrado teve, no curso dos anos, diversos possuidores? Com a vida de qual deles o médium entrará em relação ?

18 18 Reflexões sobre o processo André Luiz  Como em qualquer atividade coletiva entre os homens, é forçoso convir que médium algum pode agir a sós, no plano complexo da psicometria. Igualmente, aí, o sensitivo está como peça interdependente no mecanismo de ação.

19 19 Mecanismos da psicometria André Luiz Destacaremos, assim, que, em certos indivíduos, a onda mental a expandir-se, quando em regime de «circuito fechado», na atenção profunda, carreia consigo agentes de percepção avançada, com capacidade de transportar os sentidos vulgares para além do corpo físico, no estado natural de vigília.

20 20 Mecanismos da psicometria André Luiz O fluido nervoso ou força psíquica, a desarticular-se dos centros vitais, incorpora-se aos raios de energia mental exteriorizados, neles configurando o campo de percepção que se deseje plasmar, segundo a dileção da vontade, conferindo ao Espírito novos poderes sensoriais.

21 21 Função do psicômetra André Luiz Clareando o assunto quanto possível, vamos encontrar no médium de psicometria a individualidade que consegue desarticular, de maneira automática, a força nervosa de certos núcleos, como, por exemplo, os da visão e da audição, transferindo-lhes a potencialidade para as próprias oscilações mentais.

22 22 Função do psicômetra André Luiz Efetuada a transposição, temos a idéia de que o medianeiro possui olhos e ouvidos a distância do envoltório denso, acrescendo, muitas vezes, a circunstância de que tal sensitivo, por autodecisão, não apenas desassocia os agentes psíquicos dos núcleos aludidos, mas também opera o desdobramento do corpo espiritual, em processo rápido, acompanhando o mapa que se lhe traça às ações no espaço e no tempo, com o que obtém, sem maiores embaraços, o montante de impressões e informações para os fins que se tenha em vista.

23 23 Utilização prática da psicometria Valor históricoInvestigações criminais Rastreamento de crimes Pessoas desaparecidas Edgar Cayce 1877 - 1945 Práticas comerciais

24 24 Análise de Casos Caso do Relógio no Museu NDM CAP 26 André Luiz em UM museu, tocou um curioso relógio, que estava aureolado por luminosa faixa branquicenta. Feito isso, apareceu aos seus olhos mentais linda reunião familiar, em que um casal se entretinha a palestrar com quatro jovens. André pôde examinar o recinto agradável e os detalhes do mobiliário, que imprimia sobriedade e nobreza. Aulus: O relogio está envolvido pelas correntes mentais dos irmãos que ainda se apegam a ele, assim como o fio de cobre na condução da energia está sensibilizado pela corrente elétrica. O casal desencarnado que o adquiriu e visitavam o museucom alegria para recordar de em quando devido os laços fraternos.

25 25 Análise de Casos Caso do Espelho no Museu NDM cap 26 Tres pessoas admirando um espelho no mesmo museu, uma das senhoras teve palavras elogiosas para a beleza da moldura, e a moça, na feição de sentinela irritada, aproximou-se tateando-lhe os ombros. A matrona tremeu, involuntariamente, sob inesperado calafrio. A senhora tinha sensibilidade mediunica. Andre tocou o objeto e viu que um jovem havia dado de presente aquela jovem em promessa de casamento depois de intima ligacao afetiva. A familia retorna a Franca e ele promete busca-la e nunca o fez. A jovem fixa na promessa continua a espera-lo. Se alguem adquirir a peca a jovem poderia acompanha-los? sim

26 26 Análise de Casos Chico Xavier e as cartas diárias segundo o biógrafo Arnaldo Rocha Nas centenas de cartas que Chico recebia diariamente, apenas com o toque de mão ele sabia o que estava sendo pedido na carta. Não precisava nem abri-las.

27 27 O conhecimento da psicometria faz-nos pensar, consequentemente, nos seguintes imperativos : Não nos apegarmos, em demasia, aos bens materiais; Não nos apegarmos, em demasia, aos bens materiais; Combatermos o egoísmo que assinala a nossa vida, com a conseqüente diminuição das exigências impostas a familiares, amigos e conhecidos As marcas da individualidade de cada um vibram onde se vive e por elas provocam o bem ou o mal naqueles que entram em contato

28 28 “Já Visto” Déjà-vu – Ja visto -Trata-se de uma sensação íntima, uma emoção aparentemente inexplicável que surge de uma forma completamente inesperada. Subitamente, uma circunstância qualquer desencadeia algum mecanismo psicológico ou anímico onde a pessoa tem a sensação muito expressiva de que aquilo que observa já conhece ou já vivenciou sobremaneira. Abre-se um canal anímico que permite a drenagem de núcleos energéticos adormecidos pelo esquecimento das vidas anteriores. Déjà-vu – Ja visto -Trata-se de uma sensação íntima, uma emoção aparentemente inexplicável que surge de uma forma completamente inesperada. Subitamente, uma circunstância qualquer desencadeia algum mecanismo psicológico ou anímico onde a pessoa tem a sensação muito expressiva de que aquilo que observa já conhece ou já vivenciou sobremaneira. Abre-se um canal anímico que permite a drenagem de núcleos energéticos adormecidos pelo esquecimento das vidas anteriores.

29 29 Paramnésia - características A manifestação ocorre sem a utilização dos órgãos do sentido 60% a 80% das pessoas já experimentou

30 30 A “explicação” científica Os 3 tipos de memóriaImediata Curto prazo Longo prazo EVENTOEVENTO O déjà vu acontece quando tem uma falha no cérebro, os fatos que estão acontecendo são armazenados diretamente na memória de longo ou médio prazo, sem passar pela memória imediata. Isso nos dá a sensação que o fato já ocorreu. NORMAL ANORMAL

31 31 A “explicação” científica Os 3 tipos de memória EVENTOEVENTO O déjà vu acontece quando há uma “falha” no cérebro; os fatos que estão acontecendo são armazenados diretamente na memória de longo ou médio prazo, sem passar pela memória imediata. Isso nos dá a sensação que o fato já ocorreu. NORMAL DÉJÀ VU Imediata Curto prazo Longo prazo

32 32 A “explicação” científica  Déjà vu relacionado a momentos de estresse  Epilepsia do lobo temporal

33 33 Análise espírita  Emoções gravadas no tálamo perispiritual  Esta pode ser uma vivencia anima do individuo.  Desdobramento durante o sono assistimos um acidente a noite e depois ouvimos no noticiario amanhã.  Médium em transe rápido captando forma-pensamento de entidades desencarnadas

34 34 Análise espírita Para os conceitos espíritas, tudo o que vemos e nos emociona, agradável ou desagradavelmente, nesta e nas encarnações pretéritas, fica, indelevelmente, gravado em alguma parte da região talâmica do cérebro perispiritual, e, em algumas ocasiões, a paramnesia emerge na consciência desperta. Pode também ser uma manifestação mediúnica, se o médium entra, em dado momento, em um transe ligeiro, sutil, e capta a projeção de uma forma-pensamento emitida por um espírito desencarnado; essa é outra possibilidade

35 35 Análise espírita Há alguns que ao reverem certas pessoas, embora em termos desta vida estariam tendo o primeiro contato, recebem um impacto energético tão forte que determina uma ressonância magnética em seus arquivos espirituais, aflorando-lhes reminiscências pretéritas com grande nitidez. Passam a desfilar, em sua mente, quadros, locais e situações conflitantes ou afetivas de um passado longínquo,vivido em comum por aquele que agora vê (revê) pela aparente primeira vez

36 36 Análise espírita O fenômeno de déjà-vu ocorre também relacionado com locais além de pessoas. O fenômeno de déjà-vu ocorre também relacionado com locais além de pessoas. São muito impressionantes os fenômenos de déjà-vu que se verificam por ocasiões de viagens ao exterior, quando o turista de forma repentina e emocionante passa a identificar, em detalhes, um local como fosse de seu conhecimento prévio, naturalmente, sem nunca ter estado no referido local e especialmente quando nunca ouviu falar da existência do mesmo

37 37 Bibliografia Miranda, Herminio C.- Diversidade dos Carismas Bozzanno, Ernesto – Enigmas da Psicometria Kardec, Allan – A Genese Luis, Andre – Nos Dominios da Mediunidade Xavier, Chico – Mecanismos da Mediunidade Martins Peralva:Estudando a Mediunidad Zimmerman, Zalmino – Perispirito Revista Cristã de Espiritismo, edição Série americana “The Medium” série 3, episódio 5, fala sobre psicometria. http://youtu.be/iocvUP-liPU http://www.vademecumespirita.com.br/fileupload/vademecum/psicometria.p df http://www.vademecumespirita.com.br/fileupload/vademecum/psicometria.p df http://www.ipe-instituto.org.br/index.php/lista-de-jornais-usermenu-2/970- setembro-de-2011/1034-mediunidade-mecanismos-da-psicometria http://www.ipe-instituto.org.br/index.php/lista-de-jornais-usermenu-2/970- setembro-de-2011/1034-mediunidade-mecanismos-da-psicometria Miranda, Herminio C.- Diversidade dos Carismas Bozzanno, Ernesto – Enigmas da Psicometria Kardec, Allan – A Genese Luis, Andre – Nos Dominios da Mediunidade Xavier, Chico – Mecanismos da Mediunidade Martins Peralva:Estudando a Mediunidad Zimmerman, Zalmino – Perispirito Revista Cristã de Espiritismo, edição Série americana “The Medium” série 3, episódio 5, fala sobre psicometria. http://youtu.be/iocvUP-liPU http://www.vademecumespirita.com.br/fileupload/vademecum/psicometria.p df http://www.vademecumespirita.com.br/fileupload/vademecum/psicometria.p df http://www.ipe-instituto.org.br/index.php/lista-de-jornais-usermenu-2/970- setembro-de-2011/1034-mediunidade-mecanismos-da-psicometria http://www.ipe-instituto.org.br/index.php/lista-de-jornais-usermenu-2/970- setembro-de-2011/1034-mediunidade-mecanismos-da-psicometria

38 38 BOA SEMANA


Carregar ppt "1 1. 2 2 3 3 REFERÊNCIAS HISTÓRICAS PROCESSO MECANISMOS DA PSICOMETRIA FUNÇÃO DO PSICÔMETRA UTILIZAÇÃO PRÁTICA DA PSICOMETRIA REGISTROS AKÁSHICOS (AKASHA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google