A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin."— Transcrição da apresentação:

1 Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin

2 Objetivos Conhecer a história e origem da EaD Reconhecer a educação a distância no sistema educativo brasileiro Discutir o modelo de pedagogia a distância do IFCE Discutir a metodologia colaborativa em EaD

3 Tópicos 1.Surgimento e histórico da EaD 2.Definição da educação a distância 2.1 A evolução em educação a distância 2.2 Interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem 3.Modelo de pedagogia a distância 3.1 Metodologia colaborativa em EAD

4 Surgimento e histórico da EaD Em seus primórdios, a EaD foi marcada pelo uso de duas tecnologias principais: o material impresso e a correspondência. O conteúdo instrucional era desenvolvido de forma que o aluno pudesse estudar sozinho, sendo autoinstrucional.

5 Surgimento e histórico da EaD Brasil: correio e rádio. 1941 - Instituto Universal Brasileiro começou a oferecer cursos via correio. 1971 - Serviço de Radiodifusão Educativa do Ministério da Educação e Cultura passou a veicular uma programação educativa de caráter obrigatório por todas as emissoras de rádio do país.

6 Surgimento e histórico da EaD O reconhecimento formal da EaD veio com a LDB de 1996, que lhe dedicou todo o seu Artigo 80. UAB – Universidade Aberta do Brasil – Parceria entre Ministério da Educação (MEC) / Secretaria de Educação Básica (SEED), Banco do Brasil e algumas instituições federais e estaduais de ensino superior – Curso-piloto: Administração a distância – Aproximadamente 88 instituições entre universidades federais e estaduais e Institutos Federais (IFs).

7 Definição da educação a distância Modos de formação ou de aprendizagem cuja mediação estudante-professor-conteúdo é feita por alguma tecnologia e que, por isso, diferencia-se do modelo presencial clássico. “(…)modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. (BRASIL, 2005)

8 Definição da educação a distância “Educação a distância seria o aprendizado que ocorre normalmente em um lugar diferente do local de ensino, exigindo técnicas especiais de criação do curso e de instrução, comunicação por meio de várias tecnologias e disposições organizacionais.” (MOORE e KEARSLEY, 2007)

9

10 Interação e EaD

11 Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) (...) reúnem em único espaço da WEB ferramentas diversas de comunicação (fórum de discussão, bate-papo, portfolio, e-mail), ferramentas para apresentação e compartilhamento de materiais didáticos em diferentes formatos textuais (textos, vídeos, imagens) e ferramentas para organização e coordenação para o atendimento de uma determinada disciplina ou curso (YOUNG, 2008, p. 44).

12 Interação aluno/interface Linha vital entre o professor e o aluno. Se ela falha, o processo pedagógico (formação, treinamento e outros) também falha. Entre outras medidas, é necessário tornar a tecnologia o mais amigável e transparente possível.

13 Interação aluno/conteúdo O entendimento, a percepção e as estruturas cognitivas do aluno são transformados. A visualização dos conteúdos do programa de ensino é criada para estimular não só a percepção e a cognição, mas também a atenção e a motivação do aluno.

14 Interação aluno/professor O papel do professor-tutor é de organizar e orientar o processo de aprendizagem do estudante. O professor deve também estimular e motivar o aluno, manter seu interesse, dar apoio e encorajá-lo na sua aprendizagem.

15 Interação aluno/aluno Frequentemente, as mais produtivas experiências de formação. Oportunidade de os estudantes expandirem e aplicarem os conhecimentos de forma compartilhada, aspecto impossível no estudo solitário (HOFFMAN e MACKIN, 1996).

16 Modelo de pedagogia a distância É você quem escolhe o momento, o lugar e o seu ritmo de aprendizagem, levando em conta que este precisa estar de acordo, também, com o cronograma da disciplina que você está cursa. Concebido para a aprendizagem de adultos segundo os princípios da Andragogia.

17 Modelo de pedagogia a distância Andragogia ≠ Pedagogia Os adultos, além de independência, contam com sua experiência de vida que os influencia diretamente em sua aprendizagem autônoma.

18

19 Metodologia colaborativa em EaD Tem como fundamento a relação e troca de conhecimento entre os sujeitos aprendizes. Além da mediação do professor e de estudos individuais com materiais didáticos, é imprescindível o trabalho coletivo entre os alunos. Ideia-chave: diálogo

20 Metodologia colaborativa em EaD Necessário que tanto alunos quanto professores superem a ideia de que educar é transmitir conteúdo, pois, nessa concepção, não se valorizam os conhecimentos que os alunos já trazem quando entram em seus cursos e disciplinas.

21 Referências JOYE, Cassandra et. al. Educação a Distância. Fortaleza: IFCE, 2013.


Carregar ppt "Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google